O Ray Tracing nos videojogos mobile e a sua influência nos principais smartphones

O fosso entre jogar videojogos num computador pessoal ou numa consola e fazê-lo num dispositivo móvel está a diminuir. Com o avanço da tecnologia, uma série de recursos que antes eram exclusivos de computadores pessoais e consolas de jogos de última geração chegaram aos smartphones. A tecnologia Ray Tracing é um exemplo de um recurso que atualmente está a gerar muito burburinho na indústria. No ano de 2023, o Ray Tracing em dispositivos móveis finalmente tornou-se uma opção viável.

Nos últimos anos, houve uma explosão no mercado de jogos que podem ser jogados em smartphones. Houve um tempo em que Bounce e Tetris eram considerados os melhores jogos de todos os tempos, mas com o passar do tempo, tanto o hardware dos smartphones quanto os próprios jogos evoluíram drasticamente. O público de hoje tem acesso a jogos gráficos como Call of Duty Mobile, Apex Legends Mobile, Asphalt 9 Legends e muitos mais.

O fosso entre jogar videojogos num computador pessoal ou numa consola e fazê-lo num dispositivo móvel está a diminuir. Com o avanço da tecnologia, uma série de recursos que antes eram exclusivos de computadores pessoais e consolas de jogos de última geração chegaram aos smartphones. A tecnologia Ray Tracing é um exemplo de um recurso que atualmente está a gerar muito burburinho na indústria. No ano de 2023, o Ray Tracing em dispositivos móveis finalmente tornou-se uma opção viável. Como referido no Blog da ExpressVPN curiosamente as pessoas na faixa dos 30 anos são mais viciadas do que os jogadores mais jovens.

O Ray Tracing nos videojogos mobile e a sua influência nos principais smartphones 1

Claramente o avanço significativo na evolução dos jogos para smartphones é a introdução do Ray Tracing, que foi recentemente disponibilizado por vários fabricantes, incluindo Qualcomm e MediaTek. Tanto o recém-lançado SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 quanto o chipset MediaTek Dimensity 9200 vêm equipados com suporte a Ray Tracing.

O Ray Tracing nos videojogos mobile e a sua influência nos principais smartphones 2

No entanto, atualmente há apenas um pequeno número de telefones disponíveis no mercado que suportam Ray Tracing. Se o leitor é alguém que gosta de jogar no seu smartphone e gostaria de saber quais os dispositivos que suportam estes jogos, então pode contar connosco para lhe explicar. Neste artigo, compilámos uma lista de todos os modelos de smartphones que suportam Ray Tracing, independentemente de ainda terem sido lançados ou não. No entanto, antes de continuarmos com a lista, faremos o nosso melhor para descrever o Ray Tracing e como ele funciona em termos que são facilmente compreensíveis.

Nos videojogos, o que é exatamente o “Ray Tracing”?

Ray Tracing é um método de renderização gráfica que, em termos leigos, faz com que reflexos, luzes e sombras em um jogo se comportem de uma maneira comparável a como esses se comportam no mundo real. Baseia-se num algoritmo que segue e imita o caminho real que a luz percorre através do mundo. Os designers de jogos serão capazes de conduzir testes com reflexos, refração e absorção de luz para que possam fornecer aos jogadores uma experiência o mais próxima possível do mundo real.

O Ray Tracing nos videojogos mobile e a sua influência nos principais smartphones 3

Dispositivos e chipsets de gama alta já estão a ser vendidos por empresas que produzem smartphones e processadores porque o Ray Tracing depende de ter uma quantidade significativa de poder de computação para funcionar normalmente. A Qualcomm afirmou que sua tecnologia de Ray Tracing funciona a menos de 5 watts. Esta declaração deixa bem claro que o fabricante não fará cortes nos departamentos térmicos ou de eficiência dos dispositivos em nenhuma circunstância.

A influência do Ray Tracing nos jogos em dispositivos móveis

Quando comparados com jogos que funcionam em um formato que não suporta Ray Tracing, todos os jogos para smartphones que suportam Ray Tracing oferecem gráficos de alta qualidade e detalhes minuciosos que são impossíveis de perder. Atualmente, não há um único jogo no mercado que suporte Ray Tracing no momento. Por outro lado, Qualcomm e MediaTek estão ativamente envolvidas em esforços colaborativos com desenvolvedores de videojogos para produzir novos títulos que sejam compatíveis com o algoritmo de Ray Tracing. O Ray Tracing será suportado em vários jogos futuros, incluindo War Thunder Edge, Jutice Mobile e alguns outros, de acordo com informações fornecidas pela Qualcomm.

Vai gostar de saber:  Conheça o iQOO Z9 Lite com ecrã de 90Hz: uma explosão de tecnologia!

Melhores smartphones que suportam Ray Tracing

Samsung Galaxy S23

A série flagship recentemente introduzida pela Samsung, a família Galaxy S23, é composta por três dispositivos: o Samsung Galaxy S23, o Galaxy S23 Plus e o Galaxy S23 Ultra. Todos estes três dispositivos suportam Ray Tracing.

O Ray Tracing nos videojogos mobile e a sua influência nos principais smartphones 4

A linha é equipada pelo chipset high-end Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, que pode facilmente gerir jogos exigentes, incluindo aqueles que serão baseados nos princípios do Ray Tracing quando estiverem disponíveis.

iQOO 11 5G

Nos últimos anos, a iQOO tornou-se uma das marcas produtoras de smartphones mais conhecidas do mercado. O iQOO 11 5G, o mais recente produto flagship da marca, também inclui suporte a Ray Tracing como parte do seu conjunto de funcionalidades. Além de fornecer suporte para Ray Tracing, o dispositivo é equipado pelo processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, que cumpre a sua promessa de entregar aos utilizadores uma experiência de jogo incomparável.

O Ray Tracing nos videojogos mobile e a sua influência nos principais smartphones 5

Além disso, o produto vem equipado com recursos como um ecrã LTPO4 AMOLED, uma taxa de atualização de 144Hz, o sistema operativo Android 13, uma unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 740 e outros componentes semelhantes.

OnePlus 11 5G

Quando comparada com outras empresas que produzem smartphones Android, a OnePlus sempre foi uma marca que está um passo à frente da concorrência. O mais recente dispositivo flagaship da marca, o OnePlus 11 5G, incorpora suporte para Ray Tracing para acompanhar a concorrência no mercado e permanecer competitivo no setor de jogos para smartphones. O modelo mais caro vem equipado com um SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, RAM LPDDR5 e armazenamento USF 4.0.

O Ray Tracing nos videojogos mobile e a sua influência nos principais smartphones 6

Este modelo é considerado o melhor disponível. Outras características do smartphone incluem suporte para carregamento rápido de 80W, uma versão altamente otimizada do Oxygen OS 13, um ecrã com tecnologia LTPO3 Fluid AMOLED com uma taxa de atualização de 120Hz e muito mais.

Xiaomi 13

Quando se trata de garantir que seus dispositivos móveis sejam compatíveis com tecnologias emergentes, a Xiaomi não é uma empresa que fique atrás de outras marcas. O mesmo vale para o suporte a Ray Tracing, já que a empresa já lançou um telefone, o Xiaomi 13, que está completamente preparado para elevar sua experiência de jogo para o próximo nível. Além de ter RAM do tipo LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1 (para a variante de 128GB) ou UFS 4.0, o smartphone é equipado por processadores de última geração, Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2.

O Ray Tracing nos videojogos mobile e a sua influência nos principais smartphones 7

Estes processadores são responsáveis pelo processamento em segundo plano do smartphone. Além disso, o dispositivo vem com uma série de outros recursos, incluindo um ecrã OLED com um pico de brilho de 1900 nits, o sistema operativo MIUI 14, altifalantes estéreo, uma taxa de atualização de 120Hz, uma bateria de 4500mAh e suporte para carregamento rápido de 67W.

Usar VPN para jogar jogos de outras regiões

Uma VPN permite que vocês joguem jogos móveis Android sem restrições de região e serão a melhor opção para quem queira jogar aquele jogo que não está disponível na vossa região.

O Ray Tracing nos videojogos mobile e a sua influência nos principais smartphones 8

Uma VPN é um serviço de Rede Privada Virtual que fornece aos utilizadores alta velocidade, anonimato completo e segurança. Hackers e rastreadores não serão capazes de espionar a sua atividade on-line ou roubar informações confidenciais graças à sua tecnologia de criptografia de ponta, que os impede de fazer as duas coisas. O grande sistema de tunelamento dividido que o Express VPN oferece é um recurso avançado que protege o tráfego que você escolhe e permite que você baixe sem retardar outras atividades da web.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!