Android Geek
O maior site de Android em Português

Nokia 5 as primeiras impressões

Estou desde o meio da semana passada a testar 3 dispositivos Android, são eles o Nokia 5, o Nokia 6 e o novíssimo Nokia 8, que é até ao momento o topo de gama da marca, que renasceu das cinzas.
Desta vez, estou a ter uma experiência totalmente diferente, porque no meu dia a dia faço-me acompanhar por 3 dispositivos diferentes, que ao mesmo tempo em parecem ser muito iguais em muitas das tarefas que realizo.

No entanto, o que tenho para vos falar hoje, é somente sobre o Nokia 5, deixando os outros dois equipamentos para outras oportunidades. O outro equipamento que falta neste conjunto, é o Nokia 3, mas esse já nós fizemos a nossa analise, que pode consultar aqui.

O Nokia 5 é um dispositivo de 5.2 polegadas com um ecrã polarizado com resolução HD, com proteção Corning Gorilla Glass. Confesso que não testava um equipamento com esta resolução faz algum tempo, e nos primeiros dias em que trabalhei com ele, me fez alguma confusão, mas nada que a força do habito não supere.

Em termos de acabamento, ele tem um corpo metálico com as bordas laterais curvas e uma aparência polida que nos dá uma sensação premium ao segurá-lo. Para aqueles que gostam de um sensor de impressão na parte frontal, então temos uma boa noticia, o Nokia 5 tem o seu sensor na parte frontal, na zona do botão home.

Ele vem com uma câmara traseira de 13MPx com Autofocus, e uma câmara frontal de 8MPx com lente grande angular. As fotos que tenho tirado, a qualidade não parece ser má, mas por vezes demora muito tempo a "tirar a foto" quando carregamos no botão de disparo. Vamos ver como se comporta daqui para a frente.

Em termos de desempenho, ele conta com um Qualcomm Snapdragon 430 que possui um processador octa core que opera no máximo a 1.4Ghz, e o GPU Adreno 505. Os seus 2GB de RAM parecem suficientes para quem utiliza aplicações mais básicas, mas quando temos um conjunto significativo de aplicações abertas em segundo plano, já começamos a notar que os 2GB podem ser curtos... mas depois lembro-me que estou com o dispositivo de gama média/baixa e não posso querer milagres.

Ele conta com 16GB de armazenamento interno, que podem ser expandidos vai cartão microSD de até 128GB.
O Android 7.1.1 Nougat com o patch de segurança de 1 de Setembro está instalado no equipamento que estou a testar, e o facto de ser Android totalmente puro tem ajudado muito este equipamento que aparenta ter algumas limitações, habituais na gama onde ele se enquadra.
Boa nota, é o facto de este dispositivo contar com o NFC, nada habitual nesta gama de equipamentos.

A sua bateria é de 3000mah, que me tem surpreendido pela positiva, contudo noto um aquecimento invulgarmente excessivo quando coloco-o à carga.
O equipamento tem cumprido bem com o seu papel, estranhamente, ou não, este equipamento é muito mais confortável na mão, do que o seu irmão maior, o Nokia 6.

Em breve disponibilizarei uma analise mais detalhada e pormenorizada deste equipamento. Mas fiquem com a ideia, de que esperava um pouco mais deste Nokia 5, e em mais que um ponto.

Fiquem atentos.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais