MIUI 14 foi anunciado com uma arquitectura de sistema melhorada e um design refinado

Combinando a poderosa arquitectura do sistema Android 13 com uma interface intuitivamente concebida, o MIUI 14 oferece aos utilizadores uma experiência móvel verdadeiramente imersiva. A última iteração da popular IU da Xiaomi apresenta um desempenho melhorado e uma duração optimizada da bateria graças à sua utilização mais leve dos recursos.

Durante anos, a Xiaomi tem fornecido tecnologia de ponta com uma experiência de interface única e de fácil utilização. E com o lançamento do seu novo MIUI 14, esta experiência de dispositivo está preparada para se tornar ainda mais avançada e refinada.

Combinando a poderosa arquitectura do sistema Android 13 com uma interface intuitivamente concebida, o MIUI 14 oferece aos utilizadores uma experiência móvel verdadeiramente imersiva. A última iteração da popular IU da Xiaomi apresenta um desempenho melhorado e uma duração optimizada da bateria graças à sua utilização mais leve dos recursos. Além disso, traz também uma série de novas características que tornam o UX global mais fluído.

A versão mais recente do MIUI também tem um aspecto mais elegante do que nunca; o seu design aerodinâmico aliado a visuais vívidos faz uma estética que vai muito além de qualquer coisa vista nas versões anteriores.

O MIUI 14 já ganhou milhões de fãs em todo o mundo desde o seu lançamento. Como prova deste facto, a base global de utilizadores situa-se agora nos incríveis 564 milhões de utilizadores activos mensais – e a somar! Assim, quer esteja à procura de algo específico ou apenas a querer navegar nos seus feeds, o MIUI 14 tem tudo o que precisa – tudo maravilhosamente exposto num único local.

O primeiro MIUI foi lançado em 2010, e mais de doze anos depois, o MIUI tem uma base de utilizadores global de mais de 564 milhões de utilizadores activos mensais. Assim que a série Xiaomi 13 se tornou oficial, recebemos o anúncio do MIUI 14 – a mais recente interface baseada no Android 13 para dispositivos Xiaomi.

MIUI 14 foi anunciado com uma arquitectura de sistema melhorada e um design refinado 1 MIUI 14 foi anunciado com uma arquitectura de sistema melhorada e um design refinado 2

MIUI 14

Xiaomi diz que este é o MIUI mais racionalizado e optimizado até à data, começando pelo Project Razor. A equipa por detrás do MIUI 14 actualizou a arquitectura do sistema ao nível do Kernel do Android com a programação de CPU, GPU e recursos de memória, tamanho mais leve do firmware do sistema, e diminuição do uso de memória.

Xiaomi afirma que o MIUI 14 corre 60% mais suavemente em comparação com o seu predecessor no Xiaomi 12S Ultra.

Outras optimizações limpas incluem compressão automática para aplicações que não são utilizadas activamente e uma comutação para desligar as notificações permanentes. Apenas oito aplicações de sistema não podem ser desinstaladas, o que é um grande salto em relação aos lançamentos anteriores do MIUI.

MIUI 14 foi anunciado com uma arquitectura de sistema melhorada e um design refinado 3 MIUI 14 foi anunciado com uma arquitectura de sistema melhorada e um design refinado 4 MIUI 14 foi anunciado com uma arquitectura de sistema melhorada e um design refinado 5

MIUI 14 design

O MIUI 14 apresenta pastas personalizáveis com ícones normais e grandes, assim como novas opções de widgets com várias formas e tamanhos. Uma das novidades mais inesperadas no MIUI 14 são os widgets de flores e animais de estimação, que são personagens animadas semelhantes ao Tamagotchi- que vivem no teu ecrã inicial.

O MIUI 14 também traz a fusão de ficheiros duplicados, reconhecimento de texto melhorado e extracção de imagens na galeria, e características de privacidade renovadas com encriptação end-to-end e processamento local dos dados do utilizador no dispositivo.

O MIUI 14 também tem um novo comando no centro de controlo que te permite atribuir acessórios Xiaomi, como botões auriculares sem fios entre os dispositivos Xiaomi. Esta funcionalidade irá remover o incómodo de emparelhar os auriculares a outros dispositivos.

MIUI 14 foi anunciado com uma arquitectura de sistema melhorada e um design refinado 6

A nova função de conta familiar permite-te partilhar as tuas fotos, serviços de subscrição na nuvem, e dados de rastreio de saúde do teu smartwatch com até 9 pessoas. Os utilizadores também podem partilhar os dados de rastreio de saúde do seu smartwatch para ajudar com o rastreio de saúde dos membros da família.

MIUI 14 foi anunciado com uma arquitectura de sistema melhorada e um design refinado 7 MIUI 14 foi anunciado com uma arquitectura de sistema melhorada e um design refinado 8

Os tablets Xiaomi obtêm o benefício adicional da fácil troca de teclado e rato com computadores portáteis, assim como o espelhamento do ecrã e a funcionalidade de visualização alargada.

Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro serão os primeiros dispositivos a serem lançados com o MIUI 14 no dia 14 de Dezembro. O Xiaomi também partilhou o seu calendário oficial de actualizações para a China que inclui os seguintes dispositivos:

Janeiro 2023

  • Xiaomi 12S Ultra
  • Xiaomi 12S Pro
  • Xiaomi 12S
  • Xiaomi 12 Pro
  • Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition
  • Xiaomi 12
  • Xiaomi Mix Fold 2
  • Redmi K50 Pro
  • Redmi K50
  • Redmi K50 Ultra
  • Redmi K50 Gaming Edition
  • April 2023
  • Xiaomi Pad 5 Pro 12.4
  • Xiaomi Pad 5 Pro
  • Xiaomi Pad 5
  • Redmi Pad

Em conclusão, o MIUI 14 foi oficialmente revelado com um design refinado e uma arquitectura de sistema melhorada. Espera-se que proporcione aos utilizadores Xiaomi uma experiência de utilizador superior que seja mais rápida, mais suave e mais segura do que as versões anteriores do MIUI. E se estiver à procura das últimas notícias e fugas de informação sobre tecnologia, então o AndroidGeek é o melhor lugar para ir. Encontrará notícias de ponta em todos os dispositivos mais recentes, juntamente com uma análise aprofundada das especificações, análises de desempenho, e comentários provocantes de especialistas tecnológicos veteranos. Além disso, a nossa equipa de jornalistas dedicados está sempre atenta aos próximos lançamentos de dispositivos e rumores, a fim de lhe fornecer as informações mais actualizadas disponíveis. Por isso, venha consultar-nos no AndroidGeek para a sua dose diária de notícias tecnológicas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!