HUAWEI apresenta o seu primeiro sistema operativo: aqui está o HarmonyOS

Os pontos fortes de um sistema operativo desenvolvido 'internamente' são muitos, a começar pelo facto de que pode moldar as suas características no hardware e vice-versa.

Os pontos fortes de um sistema operativo desenvolvido ‘internamente’ são muitos, a começar pelo facto de que pode moldar as suas características no hardware e vice-versa.

O HarmonyOS foi certamente um grande desafio para a Huawei, mas também uma oportunidade de estabelecer um ponto forte de diferenciação da concorrência. Os pontos fortes de um sistema operativo desenvolvido 'internamente' são muitos, a começar pelo facto de que pode moldar as suas características no hardware e vice-versa. Mais de 100 produtos da Huawei, onde se inclui smartphones e tablets, receberão uma atualização para HarmonyOS, isto permite aos consumidores aceder a uma experiência perfeita e verdadeiramente inteligente em vários dispositivos em todos os diferentes tipos de cenários.

Todos por um, um por todos, para usar uma citação famosa. Vivemos num mundo onde tudo é inteligente e interconectado, ninguém é uma ilha "  declarou Richard Yu, Diretor Executivo e CEO do Huawei Consumer Business Group A chegada do nosso HarmonyOS e o lançamento de alguns novos produtos baseados neste sistema operativo revolucionário são mais um passo em frente para oferecer a melhor experiência de utilizador possível e voltada para o futuro.Conclui RIchiard Yu.

HarmonyOS: o verdadeiro novo desafio da Huawei

HarmonyOS um sistema operativo microkernel que nasceu com uma ampla gama de dispositivos em mente e, além disso, com a ideia de ser nativamente 'distribuído'. Nasceu com o mundo da IoT em mente, mas com a ideia de chegar também a dispositivos como smartphones, e fazer o caminho inverso em relação ao Android.

Barramento Virtual Distribuído, gestão de Dados Distribuídos e Segurança Distribuída são os três pilares do sistema operativo que permite a conexão perfeita entre diferentes dispositivos: por exemplo, será possível no ecrã do laptop visualizar as aplicações e o conteúdo do smartphone e realizar operações de transferência arrastar e soltar entre os dois, como se estivesse a usar um único sistema . Esse recurso também se estende a todos os aparelhos do ecossistema, que podem ser controlados de forma unificada.

Auscultadores Bluetooth, smartwatches, sistemas de domótica: todos poderão contar com uma gestão 'generalizada', com a vantagem de não necessitarem de grande capacidade computacional nos aparelhos mais simples.

HUAWEI apresenta o seu primeiro sistema operativo: aqui está o HarmonyOS 1

Como mencionado, uma das metas que a Huawei quer cumprir é trazer o HarmonyOS para os seus smartphones, mas hoje dá-nos uma amostra de outros dispositivos com este sistema operativo, entre eles em particular os tablets apresentam uma versão muito completa. Encontrem todas as informações sobre os novos produtos baseados no HarmonyOS 2.0 nos links abaixo:

- Huawei Watch 3, Watch 3 Pro e Freebuds 4

- Huawei MatePad 11 e MatePad Pro

HarmonyOS: como vai funcionar?

A interacção entre vários dispositivos é possível graças ao HarmonyOS que torna o processo tão simples como gerir um único dispositivo. O novo painel de controlo de vários dispositivos oferece suporte a ligações simples e intuitivas através de uma funcionalidade de arrastar e soltar que permite aos utilizadores conectar livremente os dispositivos desejados com base em cenários específicos.

Por exemplo, se quiserem ver um filme em casa, basta abrir o Painel de controlo e arrastar o ícone de ecrã inteligente até o ícone do telefone, e o filme irá diretamente do telefone para a TV. Se estiverem a usar os HUAWEI FreeBuds 4, basta arrastar o ícone do fone de ouvido para o ícone do telefone: nesse ponto, o filme será reproduzido no ecrã o som será geridos pelo FreeBuds. Este é apenas um dos muitos cenários inteligentes possíveis que podem ser geridos com a Super Device Experience.

O novo Multi-device Task Center di HarmonyOS permite que as aplicações funcionem em diferentes dispositivos sem terem que ser instaladas individualmente em cada um deles: todas as funções e serviços estarão disponíveis quando e onde necessário, sem duplicaçãode recursos einstalações. Em qualquer dispositivo que faça parte de um sistema Super Device, é possível visualizar e gerir as atividades em execução em todos os outros dispositivos. Para jogar num ecrã maior, por exemplo, basta deslizar para ver o ecrã Visão geral e transferir o jogo para o HUAWEI MatePad Pro diretamente do smartphone.

HarmonyOS Home mais polido e mais organizado do que nunca. Basta deslizar as aplicações para cima para gerar widgets com informações ou serviços de fácil acesso em tempo real, sem ter que abrir a aplicação em si. Podem personalizar o tamanho dos widgets, tocar nas aplicações e deslizar para cima para ver os widgets ou tocar em qualquer parte livre no ecrã inicial para os ocultar. Em termos de aparência, inovação e interacção também são notórias em detalhes estéticos: a fonte HarmonyOS Sans especialmente projetada e as animações de de aparência natural fornecem uma experiência de utilizador consistente em todos os dispositivos HarmonyOS.

Relacionado:  Apple enfrenta mais um processo devido a conversas gravadas pela Siri

HUAWEI apresenta o seu primeiro sistema operativo: aqui está o HarmonyOS 2

HUAWEI HiLink foi atualizado para HarmonyOS Connect para trazer funcionalidades inteligentes para mais dispositivos não Huawei. Os dispositivos domésticos inteligentes podem ser ligados ao smartphone com um único toque: por exemplo, basta colocar o smartphone num forno Midea e selecionar uma receita para começar a preparar o prato escolhido instantaneamente. Graças à interacção com frigorificos Haier, que ajustam automaticamente a temperatura de acordo com o tipo de alimento, é possível manter os alimentos por mais tempo no frigorifico. O Harmony Os também pode interagir com as máquinas de leite de soja Joyoung que, por meio da aplicação Huawei Health, definem receitas com base nas condições de saúde do utilizador. Todos esses dispositivos ligados funcionam juntos.

HarmonyOS melhorou a suavidade das operações do sistema em 42% em comparação com EMUI: um smartphone com HarmonyOS é capaz de manter velocidades de leitura / gravação semelhantes às de um telefone recém-adquirido, mesmo após 36 meses de uso, mesmo quando a quantidade de espaço de armazenamento disponível no dispositivo é reduzida.

HarmonyOS: desempenho e segurança

HarmonyOS mantém as aplicações abertas em segundo plano para que as atividades estejam sempre disponíveis exatamente como estavam quando foram interrompidas. super fácil voltar à última ação ou página numa determinado aplicação, mesmo com dezenas de outras aplicações abertas. Por exemplo, se estavam a usar uma aplicação de compras e mudarem para outra aplicação para enviar uma mensagem, talvez até a abrir o navegador para pesquisar outra coisa nesse meio tempo, Podem regressar à página exibida na aplicação de compras de forma muito fluida. Além disso, os dispositivos baseados em HarmonyOS permitem uma melhor otimização da vida útil da bateria.

O Harmony OS herda as principais tecnologias de privacidade e segurança presentes na EMUI e desenvolve-as ainda mais. O princípio de design seguido garante que somente a pessoa correta possa aceder aos dados com o dispositivo, garantindo a segurança de cada acesso a cada dispositivo, bem como a segurança de cada ato de armazenamento, transmissão e utilização dos dados em todos os cenários . Quando a autenticação colaborativa em vários dispositivos é ativada, os utilizadores só podem desbloquear os seus telefones com uma combinação de reconhecimento facial no smartphone e um controlo especial que garante que o relógio que estão a usar esteja ligado ao telefone.

HUAWEI apresenta o seu primeiro sistema operativo: aqui está o HarmonyOS 3

Além disso, HarmonyOS gere os dados do utilizador por categoria e protege os dispositivos por nível, definindo limites de segurança específicos para Super Dispositivos. Somente dispositivos que atendem a requisitos de segurança rigorosos podem aceder aos dados correspondentes ao nível de segurança, garantindo que os utilizadores possam desfrutar de recursos de colaboração de vários dispositivos com total tranquilidade. as aplicações HarmonyOS passam por testes rigorosos durante o desenvolvimento, lançamento, instalação e uso para garantir que fornecem uma experiência segura num ecossistema limpo.

HarmonyOS: quando estará disponível?

Em 2 de junho de 2021, o HarmonyOS estará disponível pela primeira vez na China em 16 dispositivos, onde se inclui a série HUAWEI Mate 40 (seguida por Mate 40E numa data posterior), a série Mate 30, a série P40, Mate X2 e a série MatePad Pro. 100 smartphones, tablets e ecrãs inteligentes Huawei (onde se inclui a série P30, nova 8 série, série M6 e Huawei Vision V65) receberão uma atualização para HarmonyOS a partir de junho de 2021.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!