Android Geek
O maior site de Android em Português

Guia como vender o vosso telefone

Mas primeiro, é boa política, desfazer-nos do equipamento antigo, o que inclusive pode contribuir para a compra do novo, através do valor da sua retoma. E cada vez mais são as opções disponíveis, a que podemos recorrer, quando queremos vender o nosso equipamento.

Depois do natal, vem a época dos saldos e provavelmente muitos de vocês, até querem aproveitar as promoções, para comprar um equipamento novo.

Mas primeiro, é boa política desfazer-nos do equipamento antigo, o que inclusive pode contribuir para a compra do novo, através do valor da sua retoma. Cada vez mais, são as opções disponíveis a que podemos recorrer, quando queremos vender o nosso equipamento.

E como queremos ajudar! Fiquem com algumas, das práticas recomendadas com este guia. Para quando forem preparar o vosso telefone para venda. Bem como alguns locais, que poderão melhor atender, às vossas necessidades.

Remover cartões SIM e cartões de memória

Guia como vender o vosso telefone 1

Bem vamos começar com o básico, não é ? Primeiro, é preciso remover o nosso cartão SIM e o cartão de memória do telefone

Muitas vezes descartados, mas são peças importantes de hardware que não devemos deixar no telefone quando vamos fazer a venda. O nosso cartão SIM é o que permite ao equipamento fazer e receber chamadas, e está associado ao nosso plano de dados.

É cada vez mais comum nos equipamentos atuais, necessitarmos de uma ferramenta SIM ou um clip, para abrir a gaveta do cartão SIM. Outros modelos mais antigos, basta remover a tampa traseira, para acedermos à respetiva entrada.

O método exato pode variar de acordo com o dispositivo. Nem todos os telefones vêm uma entrada para um cartão de memória SD, mas geralmente podemos encontrar, ao lado da slot para cartão SIM. 

Guia como vender o vosso telefone 2

Os cartões de memória geralmente armazenam as nossas fotos e músicas, embora o próprio dispositivo também tenha seu próprio armazenamento. Podemos usar o gestor de arquivos nativo do telefone, ou um de terceiros (eu pessoalmente gosto deste, que o gestor de arquivos da Google) procurem na pasta onde os downloads, músicas e fotos possam estar salvos.

E a partir daí, podem copiá-los para o cartão SD antes de o remover. Devem sempre confirmar se todos os vossos arquivos importantes estão salvos; portanto, façam backup dos dados também.

Back-up da vossa informação

Guia como vender o vosso telefone 3

Vamos supor que são leitores assíduos, e já leram uns quantos artigos nossos sobre fazer backups, mas nunca é demais relembrar. Supondo que os dados estão associados à vossa conta da Google: contatos, calendário e e-mail. Logo, por aí, já podem ficar descansados. Uma vez, que o Android é um fixe e já deve ter um backup completo na nuvem. 

O que significa, que assim que ligam um novo equipamento, essas informações importantes, vão estar disponíveis, assim que iniciarem a vossa sessão na Conta da Google.

Muitos fabricantes oferecem a sua própria aplicação para fazer backup, num serviço semelhante. O que deve incluir contatos, calendários e alguns extras, como configurações e outros dados. 

É possível guardar conteúdo mais intensivo em armazenamento externo, como músicas, fotos e ficheiros, com o Google Drive ou com aplicações de terceiros como a DropboxNo entanto, quem usa o serviço do Google Fotos, este é uma ótima solução, especificamente para fotos. Uma vez que faz o backup automático de todas as fotos.

Atualmente com o Android na nossa conta Google, já temos os contatos, calendário e email guardados na nuvem

Mas se forem da velha guarda, e preferirem não passar pela nuvem, o fabricante do vosso equipamento pode ter um software para computador, que vos possa permitir fazer backup de todos os dados, através de um cabo USB. 

Novamente, esse processo varia de acordo com o fabricante. O backup das senhas pode (e deve) ser feito através de um gestor de senhas centralizado. No entanto a Google também possui um gestor de senhas integrado, vinculado à vossa conta, que preencherá automaticamente nomes de utilizadores e senhas nas aplicações Web no Chrome. 

E ainda temos, o Smart Lock, este vai um passo além e salva todas essas informações por aplicação. É um processo automático, isto claro, se a aplicação suportar o mesmo. 

Desbloquear o vosso telefone na operadora

Honestamente, este passo é opcional, no entanto é algo que acrescenta valor do vosso equipamento. Um telefone desbloqueado, significa que outros cartões SIM de outras redes possam ser usados, logo podem receveber mais por ele.

Já começamos a ver cada vez mais, telefones desbloqueados por padrão, no entanto, ainda há muitas operadoras que em troca de financiamento, bloqueiam o equipamento à sua rede.

Desbloquear o equipamento, geralmente agrega valor ao mesmo, ficando ele livre para funcionar em outras operadoras.

Por isso é sempre boa ideia testar o vosso cartão, quando compram um equipamento em segunda mão. O processo de desbloqueio através da operadora, pode variar entre elas.

Por isso tenham cuidado, e informem-se à priori quais são os termos e condições para desbloquear o telefone, antes de vender/comprar um equipamento.

Reset de fábrica

0B5CUt-KUpXFULUxLSW40Ujl2Ukk.jpg
Hoje, vamos falar sobre a proteção de reposição de fábrica. Vamos explicar a importância do bloqueio de FRP e também esclarecer todas as dúvidas sobre isso.

Aonde íamos... Há! depois de termos a certeza de que os nossos dados estão seguros. Está na altura de limpá-los do nosso equipamento.  A primeira coisa que devemos fazer é desativar a proteção de redefinição de fábrica (FRP), que é uma medida extra de segurança caso o telefone seja roubado e o ladrão queira fazer uma redefinição de fábrica. 

O FRP pode ser desativado, removendo as contas da Google do equipamento. 

Primeiro: vamos às: Configurações, e vamos procurar a seção: Contas. Aqui podemos ver uma lista de várias contas que temos configuradas no dispositivo, mas o interesse é a da Google. 

Basta seleccionar a mesma, para entrar em mais detalhe nas configurações para removê-las permanentemente. 

Segundo: Na seção Configurações da maioria dos telefones, podemos encontrar a seção: Sistema, aí podemos ter uma opção para Backup e redefinição, ou só reposição. Uma vez encontrada, é seleccionar e esperar.

Se tiverem dificuldade em encontrar esta parte, o menu de configurações deve ter uma barra de pesquisa para ajudá-lo. 

Atenção: Devem verificar duas vezes e até três vezes, para garantir que todas as vossas informações importantes foram recuperadas do telefone, pois, depois disso, não há como voltar atrás.

Acessórios

Guia como vender o vosso telefone 4

Agora que temos o telefone limpo, é altura de procurar todos os “extras” que vinham na caixa, e que muitos de nós, vamos perdendo ou esquecendo pela casa fora.

Se ainda tiverem a caixa, o recibo e a garantia originais, tudo isso deve ser incluído. O cabo USB original, o carregador de parede, e até os auriculares de ouvido (principalmente os não utilizados ou limpos).

Primeiro, reforça a impressão que tivemos cuidado com equipamento, durante a nossa utilização, o que pode ser usado como ponto de venda. 

Mas se realmente, quiserem colocar a cereja no topo do bolo e aumentar as chances da venda ou valor, façam incluir acessórios de terceiros relevantes.

Como o caso de capas ou outro tipo de acessórios, que tenham comprado para aquele equipamento. Já para não falar, que muito provavelmente, não deverão ter muita utilidade para eles depois.

Deixem o vosso menino, num brilho!

Guia como vender o vosso telefone 5

Os olhos também comem, foi o que sempre ouvi dizer. Limpem o equipamento com um pano de microfibra, ou um pano humedecido com um pouco de álcool, para aquele brilho extra e preparem-se para tirar algumas fotos. 

Pequenas dicas que podem fazer diferença, usem, se possível uma câmera adequada com um tripé, se tiverem uma. 

A vossa principal prioridade, é tirar fotos sobre uma boa iluminação. Tentem evitar lâmpadas amarelas, pois essas escurecem muito e criam muitas sombras.

O ideal será luz natural, um bom dia de sol com uma janela faz milagres, mas se isso não for opção. Tentem com uma luz de halogênio ou branca. Lembrem-se o sujeito do foco é o telefone, este tem que estar centrado, e de preferência sem muitas distrações à sua volta. Para não criar confusão, mantenham o fundo limpo.

Dica: Coloquem o telefone sobre um papel branco, e tirem várias fotos, de vários ângulos, e se houver desgaste no equipamento, fotografem-os; tentar iludir sobre o estado do telefone, pode levar a comentários infelizesm e a reembolsos, ou falha da venda.

Vamos vender !?

Agora que já seguimos todos os passos,é altura de vender! Temos o nosso telefone limpo por dentro e por fora, os acessórios e papelada toda embalada, está na altura de oficializar a venda, e colocar o anúncio.

E aqui, pelo menos em Portugal, temos algumas alternativas por onde escolher. Temos as opções online e lojas físicas. Muitos de vocês já devem ter ouvido algumas delas: OLX e CustoJusto e até certos alguns grupos dedicados a compra e venda no Facebook. Nestes casos, basta registarem-se nas páginas e colocar o anúncio. 

O segredo para vender qualquer produto online, são as palavras chaves. Aqui sejam diretos, refiram o estado do equipamento e se estão abertos ou não para negociar.

Dica: Aqui sempre que possível, tentem vender o telefone dentro da vossa área de conforto, para poderem fazer a venda em mãos. Escolham sempre locais públicos, com muita gente e com um ATM perto. Para não haver aquela típica desculpa: Já venho, vou só ali levantar dinheiro. O serviço MBway, também é uma boa alternativa, rápida e segura.

Mas caso não seja possível, fazerem a entrega em mãos, temos que ter em conta outros fatores.

Como portes de envío, se vai em carta regista, e se o pagamento é feito diretamente nos CTTs. Nunca enviem nada, na expectativa de uma transferência bancária. Em alternativa também têm, a possibilidade do eBay e do Amazon.

Amazon

O serviço de troca da Amazon, aplica se praticamente a todo tipo de produtos. A Amazon paga pelo envio do dispositivo para o comprador, mas serão pagos com um cartão-presente da Amazon, em vez de dinheiro!

Podem sempre descontar esse valor na compra de outro equipamento, na loja. A lista de ofertas é grande, mas se pretenderem dinheiro “vivo”, esta alternativa,  pode não ser para vocês.

eBay

A loja do eBay, é uma forma extremamente popular de vender e comprar coisas. Um sistema de classificação avalia os vendedores e podem pagar de várias maneiras seguras. 

A parte mais chata, é que aqui, somos nós que lidamos com taxas adicionais e o aborrecimento do envio. Mas o público alvo, é muito maior. Logo as hipóteses de venda, são maiores.

Mas à certos pormenores a ter em conta:

  • Enviem apenas para o endereço confirmado do PayPal, se for esse o metódo de pagamento(recomendado). Isso garante que mantenham a Proteção como vendedor do PayPal.
  •  Preço competitivo. É fácil verificar outras vendas do mesmo item e ver a média a que estão a ser vendidas. Com um conjunto maior de vendedores, é fácil para os compradores encontrar opções mais baratas. 
  • Sejam honestos sobre as condições do vosso equipamento. O envio de um item na condição em que não foi descrito, pode gerar uma crítica negativa, e levar o comprador a pedir o dinheiro de volta. 
  • Usem palavras-chave precisas no título e na descrição. Isso significa nome completo do mercado, número do modelo, marca da fabricante, denominação de memória e uma menção dos acessórios incluídos.
  • Refiram os detalhes da remessa em descrição. Geralmente, quanto mais rápido o envio, melhor, mesmo que aumente o custo do dispositivo, e o seguro não é uma má idéia. 

Por último, temos as lojas físicas, estas compram os vossos produtos, e tratam de toda a papelada por vocês, bem como recebem o dinheiro na hora. Mas, aqui o valor de venda será menor do que podem receber, se forem vocês a vender diretamente. Temos o exemplo: da CashConverts e da ceX.

Espero que este guia, vos tenha ajudado, boa sorte nas vossas vendas e compras. Deixem nos comentários, se alguma vez, venderam ou compraram equipamentos em segunda mão. E qual foi o vosso feedback.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais