Google Photos perde a capacidade de fazer backups apenas quando carregamos o dispositivo

A Google removeu silenciosamente um importante recurso da sua aplicação Photos para Android e iOS, que era de apenas permitir o backup de fotos e vídeos para "a nuvem" enquanto o dispositivo estava a carregar.

Quando o utilizador tinha essa funcionalidade ativa, não necessitava de se preocupar com a aplicação de fotos da Google, que a mesma não iria consumir a bateria do dispositivo ao fazer o upload das fotos tiradas desde a ultima vez que o dispositivo esteve a carregar. Estávamos seguros pois sabíamos que tudo acontecia enquanto os nossos telefones estavam a carregar.

Acontece que a opção simplesmente desapareceu da secção configurações do Google Fotos. Agora, tudo o que podemos fazer é dizer-lhe para não executar backups enquanto estiver em roaming. Como sempre, também podemos escolher se deseja fazer backup de fotos e vídeos enquanto estiver ligados via dados móveis - se alternar as duas opções para desativado, os backups só ocorrerão quando ligado a uma rede Wi-Fi.

Esta é a melhor opção para substituir o recurso "apenas ao carregar", agora extinto, basta desligar o backup através de dados móveis, pois quando você estiver no Wi-Fi provavelmente está em casa ou em algum local com um carregador próximo. Muitas pessoas ficaram irritadas com este movimento da Google, então, quem sabe, talvez, seja o suficiente para que o gigante das pesquisas reconsidere e traga o recurso de volta.

Relacionado:  Já podem alugar um smartphone ou tablet em Espanha. Grover é o nome do serviço

No meu dispositivo ainda tenho essa opção, pelo que devido a isso, decidi não atualizar a aplicação, pelo menos durante uns tempos. Para quem ainda não usa o Google Fotos, fique a saber que a aplicação se encontra disponível gratuitamente aqui:
Disponível no Google Play

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!