Android Geek
O maior site de Android em Português

Câmaras debaixo do ecrã? Huawei pode ter acesso exclusivo à solução da Visionox

Logo de seguida e num espaço de semanas vimos o Samsung Galaxy Fold ser anunciado, e a Huawei revelar o seu Huawei Mate X. O mesmo tipo de competição está em curso para a tecnologia de câmara debaixo do ecrã.

No ano passado, houve uma competição entre Huawei e Samsung sobre quem seria o primeiro entre eles a lançar um smartphone com um ecrã dobrável. Logo de seguida e num espaço de semanas vimos o Samsung Galaxy Fold ser anunciado, e a Huawei revelar o seu Huawei Mate X.

O mesmo tipo de competição está em curso para a tecnologia de câmara debaixo do ecrã. Várias empresas estão a trabalhar na tecnologia e intervenientes como OPPO e Xiaomi já mostraram  protótipos.

Huawei Logo MWC 2019

Mas, de acordo com a informação proveniente da China, a Huawei pode ser mesmo a primeira empresa de smartphones a lançar um dispositivo com um sensor de câmara debaixo do display. Não só isso, parece que a gigante chinesa também pode monopolizar o mercado.

Visionox diz estar pronta

A Visionox, conhecida por fornecer painéis de ecrã para fabricantes de smartphones, anunciou recentemente que está pronta para a produção em massa da sua câmara no ecrã e mostrou um vídeo da tecnologia.

Huawei quer exclusividade

Se a informação disponível se provar verdadeira, parece que a Huawei está a tentar ter este painéis de forma exclusiva para os seus dispositivos. Na verdade a série Honor Magic deve ser a primeira a adotar a nova tecnologia de câmara sub-display ainda este ano.

Aparentemente, não se espera que outros fabricantes de smartphones lancem os seus principais smartphones com sensores de câmara frontal debaixo do ecrã, pois a tecnologia ainda não está pronta para isso, pelo menos é o que os executivos da Meizu e OPPO dizem.

Desafios técnicos

Embora a Visionox forneça a peça de hardware para a tecnologia de câmara no ecrã, ainda há outra parte importante para que funcione - o software. A empresa está a trabalhar com fabricantes de telefones para um algoritmo especial que lida com brilho e elimina o efeito de nebulização resultante do painel não ser completamente transparente.

Será interessante ver a implementação da tecnologia de câmara debaixo do ecrã e ver onde essa nova tecnologia leva o mercado de smartphones.

Logo após o lançamento de um smartphone Huawei com uma câmara debaixo do ecrã, esperamos que outras marcas sigam o exemplo.

(Fontes - 1 1, 2)

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!