Apple sofre nova derrota, obrigada a ter carregador na caixa do iPhone 12 no Brasil

No entanto a marca tem tido alguns problemas com isso, desta feita foi no Brasil. Algumas leis locais, impedem a Apple de comercializar os seus iPhones, sem o carregador na caixa.

A Apple com a sua nova linha iPhone 12, essencialmente retirou todos os acessórios que se esperavam vir na caixa do smartphone. No entanto a marca tem tido alguns problemas com isso, desta feita foi no Brasil. Algumas leis locais, impedem a Apple de comercializar os seus iPhones, sem o carregador na caixa.

iPhone 12 Pro Azul

 

Já tinha acontecido na França, onde a Apple se viu forçada a incluir os fones de ouvido na caixa, devido a leis neste país. Agora um caso similar acontece no Brasil, onde o estado de São Paulo, basicamente força a empresa a vender os seus novos iPhones com o carregador incluído na caixa. De acordo com uma notícia vinda do 9To5Mac, agências noticiosas locais, afirmaram hoje ainda que a Agência de Proteção de Consumidor, enviou uma notificação à Apple, pedindo esclarecimentos acerca da remoção do carregador da caixa do iPhone 12. 

Para além disto a Agência Pública também questiona a empresa a provar, que não incluir o carregador na caixa, é beneficial ao ambiente e aos consumidores. A Apple responde com os seus argumentos, que foram os mesmos iniciais, que a maioria dos utilizadores já têm carregadores compatíveis em casa. E que ao remover o carregador da caixa, vai reduzir as emissões de carbono.

No entanto a Agência do Brasil não está contente com a resposta, e acabou por definir que o carregador é um componente essencial do produto. Por isso os iPhones sem o carregador na caixa, vão contra uma lei da agência de defesa do consumidor.

Relacionado:  EISA diz que Huawei Watch 3 Pro é o melhor Smartwatch 2021/2022

iphone 12

Segundo a agência, a empresa ainda não providenciou nenhuma evidência clara de que remover os carregadores da caixa, vai ajudar o ambiente em qualquer maneira. Adicionalmente a Apple não garante que vai oferecer suporte técnico, a consumidores que comprem carregadores de terceiros. De momento a agência ainda continua a espera da nova resposta da Apple, que poderá chegar já amanhã, ou a empresa poderá sofrer multas pesadas no Brasil.

Enquanto que a decisão é exclusiva ao estado de São Paulo, o secretário nacional do consumidor considera passar para todo o país, esta decisão. E desta forma forçar a Apple a vender os novos iPhones com o carregador na caixa.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!