Android Geek
O maior site de Android em Português

Analise ao Wiko Jerry 3, o smartphone Android GO verdadeiramente acessível

O Wiko Jerry 3 destaca-se porque oferece uma experiência simples, mas funcional, a um preço simpático inferior a 100 euros.
Muitos utilizadores apenas pretendem algo básico para fazer e receber chamadas, mas ao mesmo tempo não prescindem de ter acesso às suas redes sociais, e-mail e internet, ou não querem fazer um grande investimento. Apesar de não ter especificações impressionantes, consegue garantir as funções básicas e um pouco mais.

A francesa Wiko, apesar de se tratar de uma marca recente, já se encontra instalada no mercado português há já algum tempo e continua a ganhar a confiança dos consumidores, muito em parte devido à sua filosofia, oferecendo smartphones económicos que apresentam o melhor conjunto de características ao melhor preço no mercado.

O Wiko Jerry 3 destaca-se porque oferece uma experiência simples, mas funcional, a um preço simpático inferior a 100 euros.

Muitos utilizadores apenas pretendem algo básico para fazer e receber chamadas, mas ao mesmo tempo não prescindem de ter acesso às suas redes sociais, e-mail e internet, sem que para isso tenham de fazer um grande investimento. O Wiko Jerry 3 apesar de não ter especificações impressionantes, consegue garantir as funções básicas e um pouco mais.

Analise ao Wiko Jerry 3, o smartphone Android GO verdadeiramente acessível image

O Wiko Jerry 3 vem com o Android Oreo GO edition, o que torna a sua utilização razoável mesmo com as especificações mais básicas.

Wiko Jerry 3 Especificações técnicas

Geral

Modelo Wiko Jerry 3
Anunciado Março de 2018
Construção Plástico
Dimensões 148 x 72 x 9,1 mm
Peso 172g
Cores Preto, ouro, vermelho, verde

Hardware

Chipset (SoC) MediaTek MT6580M
CPU Quad-Core 1.3GHz
GPU ARM Mali-400 MP2
RAM (memória) 1GB
Armazenamento interno 16GB
Slot para cartão Sim, até 64GB

Conectividade

Rede 2G Sim
Rede 3G Sim
Rede 4G Não
Tipo de SIM Micro + Micro
Contagem de SIM Dual SIM
Bluetooth Sim
Infravermelho Não
Wi-Fi Sim
GPS Sim, com A-GPS
NFC Não

Ecrã

Tipo de exposição FWVGA + IPS touchscreen capacitivo
Tamanho 5.45-polegadas
Resolução 960 x 480 Pixels
Cores 16M de cores
Densidade de pixel 197ppi
Proporção de ecrã-a-corpo 72.17%
Características Multi-toque, resistente a risco

Câmeras

Primária 5MP
Secundária 5MP
Flash Sim

Software 

sistema operativo Oreo 8.1 Android GO edition
Interface de utilizador (UI) Ligeiramente modificado pela Wiko, mas garante uma experiência semelhante ao stock

Bateria

Tipo de bateria Bateria Li-Ion
Capacidade 2000mAh
Colocação Removível
Carregamento rápido Não

Design

Analise ao Wiko Jerry 3, o smartphone Android GO verdadeiramente acessível image
Contraste de cores vivas

A Wiko apostou num design simples, mas seguro com o Jerry 3  seguindo uma tendência já aprovada pelos utilizadores que é reflexo de outros equipamentos mais conceituados no mercado, uma construção em plástico, mas quando o seguramos apresenta uma boa aderência, em parte pela escolha dos seus materiais, apresenta uma boa relação e distribuição de peso, no entanto a sua traseira que é removível, é frágil e tende a dobrar com alguma facilidade.

 

 

A Wiko apostou em cores vivas para o Jerry 3, que lhe conferem um visual arrojado, no caso da versão que testamos,  cor vermelha, faz um óptimo contraste com a frente branca. Inclusive, o facto da sua traseira ser removível permite que os utilizadores tenham várias opções de cores, basta ir alternando a traseira. Faz nos lembrar algo que a minha geração fazia com o Nokia 3330. O que nos leva a pensar se a Wiko pretende captar a atenção de uma geração mais nova com este design e múltiplas possibilidades de cores, apesar do hardware mais básico, que é um ponto negativo para gerações mais recentes que procuram sempre o hardware mais recente.

Performance

Este será um tópico complicado de analisar, pois irá sempre depender da utilização que lhe for dada, o Jerry 3 é a aposta da Wiko no projeto Android Oreo GO edition, que tem como objetivo mostrar que mesmo com o hardware mais básico é possível ter uma utilização razoável com o Android.

Sob o capô  do Jerry 3 temos um chipset MediaTek MT6580M um processador Quad-core com uma arquitetura de 32 bits da CPU. Os 4 núcleos do processador funcionam a uma velocidade de 1,3 GHz com uma tecnologia de processamento de 28nm, já o processador gráfico, é um ARM Mali-400 MP2, que vem com 2 núcleos e velocidades de 416MHz.

Para realizar as vossas várias tarefas, podem contar apenas com 1 GB de RAM com uma velocidade de memória de 533 MHz. Já no que toca ao armazenamento, ficamos limitados de espaço, pois o Jerry 3 vem com 16 GB disponíveis, tirando parte deles para o sistema operativo, mas podemos sempre usar um cartão microSD, e expandir o armazenamento até 64 GB. Apesar de não serem especificações fora do normal, uma vez que o Jerry 3 vem com a versão Oreo Go edition que está otimizada para esta gama de hardware, conseguimos ter uma utilização decente. O problema é quando optamos por aplicações que não estão otimizadas, e aí é que começamos a puxar os cabelos.

Durante a nossa utilização com aplicações da Google Store que estão otimizadas ou aplicações “lite” tivemos uma performance decente, uns entraves aqui e ali, mas nada de mais, mas assim que mudamos para as aplicações mais complexas ou com interface gráfica exigente, sentimos que o Jerry 3 já tinha dificuldade em responder.

Em termos de pontuação de benchmarks como seria de esperar não obtivemos uma pontuação espetacular, mas como já mencionamos, estes testes não revelam a realidade diária, em testes feitos no AnTuTu o Jerry 3 obteve 20233 pontos, e no Geekbench no testes de single core conseguiu 431 pontos e 1099 no multi-core.

O Jerry 3 vem com uma interface muito semelhante à que temos numa experiência stock, com pequenas alterações implementadas pela Wiko, sistema de gestos, e um gestor de recursos são exemplos disso, fora isso temos acesso a uma experiência stock tal como o Android Oreo oferece.

Ecrã

Analise ao Wiko Jerry 3, o smartphone Android GO verdadeiramente acessível image

Tratasse do primeiro smartphone da linha Jerry sem grandes margens no ecrã, com uma relação de 18:9, temos que admitir que este layout do ecrã é bastante convidativo e atraente.

Com 5,45 polegadas FWVGA IPS + touchscreen capacitivo, é um ecrã equiparado a equipamentos mais económicos com uma resolução de 960 x 480 pixels, com 197 pixéis por polegada. O Ecrã com o vidro curvado confere alguma proteção e robustez ao smartphone, no entanto não é dos ecrãs mais brilhantes o que torna a sua utilização sobre a luz solar praticamente inútil.

Câmeras

No departamento fotográfico, a câmera de 5 megapixéis traseira oferece os recursos básicos, como deteção de rosto , zoom digital, HDR, configurações ISO, podemos contar com um flash LED localizado por baixo da mesma, e o sensor fotográfico, consegue captar fotografias com 2582 x 1936 pixéis, bem como gravar vídeos a 720p em 30 frames por segundo, já a câmera frontal tem um sensor de 5 megapixéis standard.

Ambas as câmeras são rápidas a focar e a tirar fotos, apesar de não produzirem resultados espectaculares, são mais que o suficiente para um utilizador ocasional, que queira publicar fotos nas suas redes sociais.

Amostras Camera Wiko Jerry 3

Bateria

Para alimentar o Wiko Jerry 3 temos uma bateria de Li-Ion removível 2500mAh, sem tecnologia de carregamento rápido. Mesmo assim conseguimos ter um carga total num espaço de 2 horas e qualquer coisa. Em termos de autonomia durante a nossa utilização do Jerry 3 como o nosso daily driver, os 2500 mAh chegaram para um dia inteiro, entre redes sociais, chamadas, mensagens, fotos e multimédia. Grande da sua autonomia é devido à gestão que o Android Oreo oferece, e claro o hardware mais básico não necessita de tanta energia para o seu funcionamento.

Não esquecendo que como se trata de uma bateria removível, podemos ter sempre uma extra connosco, caso a principal morra e precisemos mesmo de responder aquela mensagem.

Conclusão

O wiko Jerry 3 é um equipamento de gama baixa, que apesar do seu hardware limitado para os dias de hoje, está assente sobre um sistema otimizado para o mesmo, se procuram um smartphone barato ou se a vossa utilização for leve, este equipamento é o ideal para . Mas se por outro lado gostarem de tecnologia e pretendem ter uma experiência fluída com qualquer tipo de utilização este smartphone não é o mais aconselhado, é possível, mas não será uma experiência relaxante.

Pros:

  • Preço
  • Android GO
  • bateria

Cons:

  • Visibilidade do ecrã sob luz solar
  • Performance fora do ecossistema Android Go
  • Não tem 4G

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link