Android Geek
O maior site de Android em Português

Android Go: presente envenenado ou solução?

O Android Go é uma versão mais leve do sistema operativo Android, que foi feito para dispositivos com baixos recursos, como por exemplo com 1GB de RAM ou menos. No entanto qual é o real sentido do seu lançamento? Dar à Google e às fabricantes a possibilidade de fazer piores telefones que usam um sistema operativo recente? Ou era o ressuscitar daqueles telefones que deixaram de receber atualizações de fimware por limitações de hardware?

Gostava que o propósito tivesse sido a da segunda hipótese que coloquei, mas parece que é a primeira que está correta. Não vejo a Google, e muito menos as fabricantes com vontade de ressuscitar equipamentos que o hardware supostamente os deixou para trás. E neste momento, se discorda da minha opinião, quais as razões válidas da Google não lançar o Android Go para o Nexus 5X? Ou até mesmo para os "velhinhos" Nexus 4 e Nexus 5?

android go

Consigo compreender o facto do gigante das pesquisas não querer continuar a dar suporte aos seus equipamentos mais antigos, mas porque razão não permite que o Android Go seja usado tal como é, em telefones não certificados?

Todos nós sabemos que a salvação para muitos dos equipamentos mais antigos, passa pelo uso de ROM's personalizadas. No entanto essas ROM's personalizadas por vezes são acompanhadas dos mesmo problemas das ROM's dos fabricantes, ou seja, são pesadas demais para os equipamentos.

A solução poderia passar por ROMs personalizadas do Android Go, mas pelo que tenho lido nos maiores fóruns da especialidade, por exemplo no XDA, irá ser possível a existência das ditas ROM's, mas não terão acesso oficialmente às aplicações dedicadas Go (Maps Go, Flies Go, Assistant Go, e por aí em diante). Ou seja, poderão ser instaladas via recovery, mas dificilmente as poderemos instalar via Play Store.

Então porque é que a Google criou o Android Go?

A meu ver é um presente envenenado, com intuito de "enganar" a grande parte dos utilizadores que vão adquirir telefones por ele equipados. Um smartphone com 1GB de RAM,  o que tem ele de "smart"? O que podemos fazer hoje com um telefone com 1GB de RAM alem de usar as apps GO? Nada, vamos ficar limitados a uma dúzia de aplicações (e já estou a ser generoso), e assim que se instalar algo ao estilo Facebook, e telefone literalmente vai-se arrastar.

Por isso a minha opinião é muito simples. A Google criou o Android Go para aumentar as receitas dos fabricantes de smartphones, que conseguem vender telefones de 20 ou 30 dólares por muito mais do dobro do valor, e que nunca mais dão suporte, e em contrapartida ajuda o gigante das pesquisas a desfragmentar o seu sistema operativo, pois espera-se que até final deste ano, este sistema comece a surgir ao estilo avalanche nos mercados emergentes.

Seria tão bom que se pensasse nos telefones um pouco mais antigos, que são bem capazes de correr esse sistema, e de forma muito satisfatória, mas isso é sonhar alto demais.

Qual a sua opinião? Conte-nos tudo.

 

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link