Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre

Há vários anos que a Samsung apresenta nos seus Galaxy S uns dos melhores telefones do ano. Este ano de 2018 não é excepção e os Galaxy S9 e S9 Plus são sem dúvida dos equipamentos mais completos e impressionantes de sempre.

A Samsung, se bem se recordam, tem como estratégia melhorar o equipamento lançado anteriormente de forma bi-anual. Passo a explicar, a sul coreana lançou o Galaxy S6 um inovador equipamento com ecrã curvo e no ano seguinte melhorou os aspectos necessários para nos apresentar um S7 espectacular. No ano passado vimos um inovador S8 com ecrã infinito, e este ano temos a sua versão melhorada neste impressionante Galaxy S9 e S9 Plus.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 1

Pelo que já referi, já devem ter percebido que a dupla Galaxy S9 é na verdade uma melhoria do modelo anterior e não uma novidade absoluta.

Samsung Galaxy S9 Plus – Design

A transformação radical que a Samsung aplicou no seu Galaxy do ano passado foi um marco na evolução do mercado, e como vemos, hoje é rara a marca que não tem um equipamento com ecrã infinito sem margens. A Samsung conseguiu implementar de forma funcional aquilo que muitos concorrentes tentaram sem grande sucesso, estou a lembrar-me do Xiaomi Mi Mix que tinha a câmara frontal na base do telefone. Isto é sacrificar funcionalidades para apresentar um ecrã sem margens. A Samsung fez muito melhor.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 2

Outro ponto de destaque nestes novos Galaxy S9 e S9 Plus, é o facto de manterem a sua identidade, daqui a poucos meses vai ser dificil encontrar um telefone sem notch  entre os equipamentos de topo, mas o Galaxy S9 vai cá estar para nos lembrar que é possível não fazer igual aos outros.

Relativamente a mudanças concretas relativamente à versão anterior, os bezels no topo e em baixo são agora ligeiramente mais finos o alumínio é mais resistente e o revestimento Gorilla Glass 5 no ecrã é um pouco mais espesso. Não estou a dizer que o equipamento é incrivelmente resistente, mas posso dizer-vos que caiu das minhas mãos para o chão de tijoleira do balneário do ginásio e.. não sofreu sequer um arranhão. Pode ter sido sorte, mas a verdade é que superou este não planeado teste de queda.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 3

Voltando ao Design, para além das mudanças subtis no tamanho dos bezels, a alteração mais significativa é a recolocação do sensor biométrico de impressões digitais para o centro da traseira do dispostivo, ao invés do posicionamento ao lado da câmara que tínhamos no Galaxy S8. Esta sim uma mudança muito bem vinda e que mostra que a Samsung estava atenta ao feedback dos seus utilizadores.

Apesar de estar desta vez bem posicionado, o sensor de impressão digital não é dos mais rápidos que já vimos num equipamento, talvez por ser de um tamanho reduzido, a verdade é que demora um pouco mais a reconhecer e desbloquear o equipamento que com outros terminais de outras marcas.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 4

De resto o Design do Galaxy S9 é muito parecido com a sua versão anterior e isso não é uma coisa má, a Samsung corrigiu alguns pequenos pormenores como o posicionamento do sensor biométrico, reduziu os bezels e o resultado é um equipamento lindo com as características laterais curvas que se misturam com as laterais de alumínio de forma perfeita proporcionando uma ergonomia perfeita e um conforto de utilização ao nível do que esperamos de um telefone de topo.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 5

A parte traseira tem uma aparência limpa, com o logotipo da Samsung acompanhado pelo novo sistema de câmara dupla e um sensor de frequência cardíaca. A unidade que recebemos é preta (Midnight Black) e é um íman de impressões digitais e sujidade, de qualquer forma lembramos que o equipamento é feito quase na sua totalidade de vidro, portanto é muito provável que optem por cobri-lo com uma capa e isto vai resolver dois problemas, protege o equipamento e impede que esteja permanentemente sujo.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 6

Assim como vimos no Galaxy S8 temos um botão dedicado ao Bixby logo abaixo do controlo de volume. Este botão só pode ser usado para ativar o Bixby ou em alternativa ser desligado completamente. Vou ser sincero, não aprecio este fundamentalismo da Samsung, faria muito mais sentido que os utilizadores pudessem usar este botão para o que quisessem, até porque o Bixby além de estar longe de estar ao nível do que foi prometido pela Sul Coreana quando o apresentou, não se encontra ainda disponível em todas as línguas o que leva a que muitos utilizadores prefiram não o usar.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 7

A Samsung tem por hábito equipar os seus FlagShips com tudo do bom e do melhor e o Galaxy S9 Plus confirma a regra, O Galaxy S9 Plus tem um corpo resistente à água (IP68), um botão com feedback háptico, slot microSD, carregamento sem fio QI e PMA – e um conector de fone de ouvido. Sim, a porta 3,5 mm mantém-se, há também uma versão Galaxy S9 Plus Duos que permitirá usar dois cartões.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 8

Samsung Galaxy S9 Plus – Ecrã

Samsung detém quase o monopólio dos painéis OLED móveis no mercado, e isto fica evidente pelo facto de a Samsung ser a única fornecedora de ecrãs OLED, mesmo para o iPhone X, seu arqui-rival. E a razão pela qual toda a gente quer paineis da Samsung é muito simples. São bons!

O painel AMOLED 18,5: 9 de 6,2 polegadas contém a mesma resolução quad-HD + 2560 x 1440 de antes, mas agora é ainda mais brilhante e ainda mais impressionante.

Os OLEDs da Samsung são os melhores, e este painel em particular é de uma qualidade impressionante. O modo adaptativo padrão é ótimo, mas a minha preferência recai sobre a opção AMOLED Cinema DCI-P3.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 9
Modos de ecrã Galaxy S9 Plus

Eu diria que esse modo dá ao dispositivo Samsung uma tonalidade mais quente, com as cores vividas como eu gosto, mas se não for o vosso caso têm outras opções à escolha. Há também um modo de foto que abrange a gama Adobe RGB e um modo básico que cobre a escala sRGB.

Este ecrã é extraordinário, a visualização de cores num painel com esta qualidade é um prazer, por vezes pode parecer um pouco saturado, mas isto é alterável nas definições. Os ângulos de visão são bons e a visibilidade é excelente.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 10

Há suporte total para conteúdo HDR da Prime Video e Netflix, além de um modo de aumento de brilho para dar um brilho extra ao conteúdo SDR. Pessoalmente o único resultado que obtive deste modo foi um gasto de bateria muito superior.

Samsung Galaxy S9 Plus – Performance

Nesta faixa de preço não há telefones lentos, o Samsung Galaxy S9 Plus vem equipado com tudo o necessário para ser um monstro de desempenho, e sabem que mais? É um monstro de desempenho.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 11

Como esperado, os componentes internos do S9 Plus foram atualizados. Ele possui um Snapdragon 845 ou Exynos 9810 dependendo do mercado, aqui na Europa o Exynos é rei e a unidade que testámos traz este chipset, 6 GB de RAM (4 GB no modelo menor) e 64 GB de armazenamento. O novo chip de alimentação do telefone – que no meu caso conforme já referi é o Exynos – apresenta um CPU e GPU melhorados, capacidade de gravar vídeos super slow-motion e alguns outros truques interessantes.
Em termos de benchmarks, há uma melhoria em relação ao Snapdragon 835 / Exynos 8890 do ano passado. Mas em utilização quotidiana é quase imperceptível uma diferença de desempenho com o Galaxy S8 , ambos são muito poderosos e fluídos em qualquer uma das tarefas que lhe propusemos.

Benchmarks Samsung Galaxy S9+

 

AnTuTu Benchmark AnTuTu Benchmark 247630
GFXBench Manhattan 3.1 on-screen GFXBench Manhattan 3.1 on-screen 43
Basemark OS II Basemark OS II 3261
JetStream JetStream 60,189
Geekbench 4 single-core Geekbench 4 single-core 3781,66
Geekbench 4 multi-core Geekbench 4 multi-core 8940

Áudio  Samsung Galaxy S9+

Uma área em que vemos diferenças para o modelo anterior é o áudio. Neste campo a Samsung melhorou significativamente. O Galaxy S9 Plus não apenas mantém o fone de ouvido – tornando-o um dos únicos flagships de 2018 a ter uma porta de 3,5 mm – mas também melhorou as colunas de som.

As colunas do S9 Plus agora são compostas por uma unidade frontal posicionada acima do ecrã e uma saída na base do equipamento, isto poermite que independentemente da forma como seguremos o equipamento teremos sempre uma saída de som desobstruída.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 12

Ao lado de um Galaxy S8, a diferença é notável – não apenas em termos de qualidade de som, mas também em termos de volume geral. O som ainda pode distorcer em volume muito alto, mas de forma geral é excelente.

O S9 Plus também suporta Dolby Atmos. Dolby Atmos é uma tecnologia que oferece uma experiência imersiva que realmente acrescenta algo a um filme. No Galaxy S9, é mais um truque de software para simular um som de 360 graus.

Em relação a conectividade há suporte para velocidades de download de 1 Gbps LTE (quando disponíveis), Bluetooth 5 e armazenamento de 64 GB. A Samsung também tem um modelo de 256GB do S9 Plus, mas fica mais em conta colocar um cartão microSD de alta velocidade (suporta até 400GB) que pagar o extra.

Samsung Galaxy S9 Plus – Software

Sabemos que o Galaxy S9 Plus corre Android 8.0 Oreo porque diz nas definições, porque  a skin da Samsung retira todo e qualquer o pormenor que o associe ao original.

O software da Samsung é bem desenhado, oferecendo transições fluídas e acesso rápido a definições e configurações. O painel do Google Now não existe pois foi substituido pelo Bixby Home, mas é possível desactivar este ecrã se acharem que não é para vocês.

 

O Bixby foi uma das coisas que não mudou, as suas únicas novas capacidades são a capacidade de traduzir palavras através da câmara. Teremos que esperar o Bixby 2.0 chegue no final do ano para ver se fica melhor.

Eu sou apreciador do grande número de opções de personalização que a Samsung oferece. Estas variam desde alterar a resolução do ecrã até poupar bateria passando por melhorar o desempenho dos jogos.

O modo de economia de energia da Samsung continua a ser um dos melhores. Há também muitas opções de segurança; a possibilidade de ter aplicativos duplicados, e a habitual e útil Pasta Segura para arquivos privados.

Pouco mudou no que diz respeito aos métodos para desbloquear o dispositivo. O reconhecimento de íris e facial está disponível em conjunto com o scanner de impressão digital, mas o processo de desbloqueio usando o reconhecimento facial ou sensor de íris ainda está longe de poder ser considerado perfeito. O ângulo em que temos que posicionar o telefone não é por vezes o mais confortável e o tempo de resposta também fica um pouco longe do que consideramos ideal e pela nossa experiência muito mais lento que o iPhone X ou Huawei P20 Pro. Paralelamente o desbloqueio com o rosto ou íris só é possível depois de acordarmos o ecrã. Ou seja temos que carregar num botão para usar um método de desbloqueio sem botões.. Estão a ver a ironia?

Bixby um Assistente cheio de truques mas que não fala Português

O assistente virtual da Samsung, Bixby, apresentado como uma das principais atracções do Galaxy S8 no ano passado, apresenta grandes melhorias no Galaxy S9. O Bixby Vision, um recurso que permite usar a câmara do telefone para identificar objetos do mundo real para sabermos mais sobre eles. Por exemplo, a câmara pode ser usada para traduzir texto em idioma estrangeiro em tempo real, semelhante ao Google Tradutor.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 13 Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 14

 

Samsung Galaxy S9 Plus – Bateria

Além do tamanho, preço e câmara, a maior diferença entre a dupla Galaxy S9 é o tamanho das suas baterias. A bateria de 3500mAh dentro do Galaxy S9 Plus é um upgrade em relação à bateria de 3000mAh no S9 normal, mas considerando que o modelo Plus tem um ecrã maior de 6,2 polegadas, não esperem milagres de autonomia.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 15

8h 5 min 

(Excelente)

Medida a duração da bateria executando um script personalizado, projectado para replicar o consumo de energia do uso típico da vida real. Todos os dispositivos que passam pelo teste têm os ecrãs configurados com brilho de 200-nit. Mais info
A Samsung ainda está traumatizada com o que aconteceu com o Note7 e até este “trauma” estar superado não deveremos ver grandes inovações no que ás baterias diz respeito. Talvez por isto o S9 Plus apresente a mesma bateria do seu antecessor.

Uma bateria de 3500mAh não pode ser considerada pequena, mas na prática a autonomia do S9 Plus deixa algo a desejar, mas há pequenas configurações que podem aplicar para garantir que não ficam sem energia a meio do dia.

Podem reduzir a resolução do ecrã para 1080p e desta forma poupar muita energia.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 16

Existem , como referimos mais acima, diversos modos de economia de energia que resultam, mas que implicam desligar recursos ou funcionalidades. Vale a pena explorar.

Um modo que devem evitar a todo o custo se não querem ver a vossa bateria desaparecer é o modo Video Enhancer que aumenta o brilho do ecrã para criar um efeito falso HDR ao usar aplicativos como YouTube, Netflix ou Google Play Filmes. Este modo é extremamente exigente em termos energéticos e na minha opinião não acrescenta muito à experiência.

O carregamento é feito através da porta USB-C na parte inferior do dispositivo ou através de uma base de carregamento sem fio Qi – um acessório que terão que comprar separadamente. O carregamento é cerca de 50% mais rápido através de cabo. Desde o S7 que uso o carregamento sem fios, mas é lento e impossibilita a utilização do telefone enquanto está a carregar, não é a minha funcionalidade preferida e passaria bem sem ela.

Samsung Galaxy S9 Plus – Camera

Grande parte do sucesso do Samsung Galaxy S9 Plus é devido à sua câmara. É o único aspecto do telefone que realmente se pode chamar uma atualização significativa, e o único que o diferencia verdadeiramente do antecessor Galaxy S8.

A nova câmara de 12 megapixels do S9 Plus agora RAM dedicada dentro do sensor o que torna as coisas mais rápidas. Os pixels têm o mesmo tamanho de 1,4 µm de antes, mais autofoco de pixel duplo e estabilização óptica de imagem.

Câmara de abertura variável

A grande mudança está na abertura da lente. Em vez de ser fixa, como acontece com a maioria das câmaras em outros telefones, ela alterna entre f / 1.5 e f / 2.4. Isso significa que, em teoria, o telefone deve usar a abertura f / 1.5 mais ampla quando não houver muita luz e mudar para f / 2.4 para tudo o resto. 

Samsung Galaxy S9 & S9 +: Todas as informações, imagens e especificações image

Desta forma, as imagens ideais são possíveis tanto em cenários extremamente bem iluminados como em condições de pouca luz. Acrescentando a isto uma função em slow motion, graças aos novos modelos de vídeos com até 960fps.

Samsung Galaxy S9 & S9 +: Todas as informações, imagens e especificações image

O F / 2.4 pode parecer uma abertura muito ampla, mas ter esta como uma opção faz todo o sentido para complementar a alternativa f / 1.5. Equipamentos com grandes câmaras com aberturas largas que já usei anteriormente acabam por perder detalhe nas margens. Ter ambas as aberturas disponíveis garante que a foto sai sempre perfeita, independentemente das condições de luminosidade externa.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 17

Se usarem o modo de câmara “Automático”, provavelmente não notarão a troca de abertura. Quando há muita luz a câmara fotografa em f / 2.4, ampliando para f / 1.5 quando a luz cai abaixo de 10 lux. No modo Pro podem alternar entre os dois modos e assim obter resultados mais criativos nas vossas fotos.

Fotos com pouca luz, que beneficiam da abertura variável, são muito boas.

Um novo modo super slow-motion regista uma curta sequência de vídeos a 960fps (em 720p); onde este Galaxy S9 Plus vence a concorrência neste aspecto é pelo facto de ele apenas registar o video em câmara lenta quando “percebe” movimento numa área pré-definida, em equipamentos concorrentes temos que iniciar a gravação manualmente o que faz com que percamos o momento exacto que queremos apanhar.

Como ponto negativo, não temos opção de iniciar a gravação manualmente, estamos refèns da câmara reconhecer o movimento no momento exacto.

Este tipo de videos está limitado a 720p e é necessário estar com boas condições de iluminação para que os resultados sejam efectivamente satisfatórios.

Um dos poucos recursos exclusivos do modelo Plus é o sensor secundário de 12 megapixels com zoom de 2x. Este parece ser o mesmo módulo f / 2.4 opticamente estabilizado da Samsung usado no Galaxy Note 8, e produz resultados muito semelhantes. Ter esse zoom extra adiciona alguma variedade às fotos e o modo de bokeh Live Focus consegue granbdes resultados. A câmara selfie de 8 megapixels é praticamente a mesma de antes. Tira boas fotos, tem uma grande angular e tem foco automático.

Finalmente, há os AR Emoji. Podemos criar um AR Emoji ao tirar uma selfie no modo dedicado e, em seguida, o aplicativo vai transformar esta imagem em 17 GIFs diferentes.

Análise Samsung Galaxy S9+ simplesmente o melhor Galaxy de sempre 34

 

Eles serão guardados na Galeria e estarão disponíveis no teclado da Samsung no aplicativo de mensagens padrão. Podem ainda usa-los no WhatsApp e Facebook.

 

 

 

Por que comprar o Samsung Galaxy S9 Plus?

Não há dúvidas de que o Samsung Galaxy S9 Plus é uma atualização do Galaxy S8. Há ajustes importantes e mudanças relevantes em determinados detalhes, mas para quem vem de um Galaxy S8 provavelmente não vale a pena trocar.

As câmaras deste Galaxy S9 Plus são um dos seus pontos mais fortes e não vão desiludir independentemente das condições externas. A autonomia é um ponto que eu privilegio muito e este Galaxy S9 Plus desiludiu-me um pouco nesse aspecto. É um telefone enorme como eu gosto e com um ecrã incrível, só lhe falta uma bateria maior para que não tivesse que poupar recursos para chegar ao final do dia com energia.

O Galaxy S9 Plus é um excelente smartphone, muito forte em aspectos como Design, Câmara e Desempenho e deverá manter-se como uma excelente opção até ao final do ano de 2018.

Veredito Galaxy S9 Plus

Temos um ecrã impressionante e uma câmara fantástica; um Design excelente e uma performance de sonho. A bateria poderia ser mais duradoura no entanto este Galaxy S9+ é sem sombra de dúvida um dos melhores smartphones Android que já testámos e manter-se-á a este nível até ao final do ano seguramente.

 

Pros

  •  Grande ergonomia para um equipamento destas dimensões
  •  O ecrã OLED é simplesmente fantástico
  •  Câmara bastante polivalente e permite resultados de grande qualidade

Contras

  •  Muito semelhante à versão anterior o que pode levar os consumidores a escolherem um S8 mais barato
  •  Os AR Emoji são um pouco inúteis
  •  Vida de bateria mediana

Preço e Disponibilidade Samsung Galaxy S9+

O Galaxy S9+ já se encontra disponível no mercado nacional nas grandes superfícies e pode ser adquirido por cerca de 999,99 € desbloqueado. No entanto vejam os contratos com operadoras, pois podem conseguir este extraordinário smartphone Android por um preço muito mais em conta.

 

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link