Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande

A Nokia Smart TV 5500A é um excelente exemplo de como marcas fora do Top 5  conseguem fazer produtos equilibrados e de qualidade a preços apetecíveis. A Smart TV 5500A oferece uma lista abrangente de recursos: sistema operativo Android TV, Chromecast integrado um painel com UHD e HDR.

O mercado de TV, antes dominado por marcas estabelecidas como Samsung e LG, agora é um campo de jogo nivelado. As empresas que tradicionalmente eram conhecidas por smartphones também aderiram ao fabrico de Tvs e a histórica Nokia é uma delas.

"A Nokia está de volta!" É uma frase que foi proferida algumas vezes recentemente, mas desta vez pertence ao mercado de TV. A empresa finlandesa que em tempos foi conhecida pelos seus telefones e aparelhos móveis, regressou agora ao segmento de televisão com a Nokia Smart TV 5500A. Ainda se pode confiar numa marca tão antiga? Responderemos a essa pergunta dentro de momentos, mas primeiro vejamos o que esta televisão inteligente oferece!

A Nokia Smart TV 5500A é um excelente exemplo de como marcas fora do Top 5  conseguem fazer produtos equilibrados e de qualidade a preços apetecíveis. A Smart TV 5500A oferece uma lista abrangente de recursos: sistema operativo Android TV, Chromecast integrado um painel com UHD e HDR.

A Nokia passou por uma transformação muito significativa. Muitos provavelmente não sabem , mas estes finlandeses já se dedicaram a fazer papel, balas, produtos de borracha, pneus, equipamentos de rede, smartphones e, certa vez, também fabricaram TVs na sua longa história. A Nokia ainda mantém o seu estatuto de marca de TV na Europa, e agora está de volta com ofertas muito interessantes. A empresa austríaca StreamView trouxe a Nokia de volta às smart TVs com Android, que estão disponíveis em vários tamanhos.

Unboxing


A Nokia 5500A é uma TV LED de 55 polegadas, o que significa que embora não seja espessa, É um produto significativamente grande um com ecrã de 139 cm na diagonal, então, naturalmente, a caixa também é grande. Mas não é necessário preocuparem-se com isso, já que a StreamView está a usar os melhores serviços de entrega, como DHL ou DPD, para entregas em toda a UE. A TV foi entregue pela DPD no meu endereço residencial e o processo de unboxing foi bastante tranquilo. Com a ajuda de uma faca, podem abrir a caixa facilmente, mas sugiro que a abram na parte de cima, pois as instruções e documentação estão no topo.

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 3

Depois de retirar a TV, é necessário aparafusar o suporte e colocar umas bases de borracha para mantê-la firme no lugar. O processo de instalação não é complicado e pode ser feito em cerca de 10m. Basta ter cuidado com a forma como manipulam a TV porque o ecrã , como em todas as TVs, é sensível a impactos e pode ser danificado se pressionado com mais força. Na caixa também vão encontrar um controlo remoto retro iluminado e duas pilhas AAA para alimentar o controlo remoto.

Especificações técnicas Nokia Smart TV 5500A

  • Nome: Nokia Smart TV 5500A
  • Tamanho: 1233 x 235 x 763 (com suporte)
  • Peso: 13 kg
  • Display: 3840 x 2160 (4K UHD); HDR10; Dolby Vision; Suporte de som DTS
  • Áudio: 2x 10 W; Dolby Digital Plus, dts
  • Processador: ARM CA55 Quad-Core
  • GPU: Mali470 MP3
  • SDRAM: DDR3: 1,5 GB
  • Memória: eMMC: 6 GB
  • Conectividade: 4x HDMI; 2x USB 2.0; Áudio digital (óptico); Entrada de aúdio / vídeo (3,5 mm); VGA; Fones de ouvido; Ethernet LAN; CI +
  • Extra: sintonizador triplo para TV ao vivo (DVB-T2; DVB-S2; DVB-C), BT 4.2, Wi-Fi, Chromecast, controlo remoto com Backlight
  • SO: Android TV (Android 9)
  • Cor preta
  • Preço: € 649

Design

Todas as TVs LED modernas vêm com molduras finas, e é o caso desta Nokia 5500A. Todas as TVs Nokia vêm em preto e com molduras bastante finas, portanto, tenham atenção em como pegam na TV. Devem usar a parte inferior que tem uma margem de plástico, mas evitem pressionar o ecrã LED.
A TV tem um design elegante com pequenas molduras na parte superior da TV e uma pequena moldura de plástico na parte inferior que contém o distinto logotipo da Nokia. O painel não é demasiado grosso e a TV não ocupará muito espaço, mesmo quando montada numa parede.

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 5

Honestamente o design é uma maravilha em termos de aparência e utilidade. Tem um perfil minimalista, especialmente na frente, que vai ficar bem na maioria dos espaços. As molduras finas (margens) ao redor do o ecrã acentuam o design geral, mesmo quando o ecrã está desligado. A televisão suporta instalações de montagem em parede e mesa. Ao contrário da maioria das TVs, a Nokia Smart TV 55 tem um suporte central elegante, permitindo colocar a TV em móveis estreitos.

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 6

Na parte inferior do ecrã, logo abaixo do logotipo da Nokia, vão encontrar a luz de notificação e o único botão físico que coloca a TV em hibernação ou desliga o ecrã. Como esta é uma Smart TV, desligá-la completamente significa que vão precisar esperar até que a TV reinicie, aparecendo o logotipo da Nokia e de seguida o logotipo da Android TV.

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 8

Na parte inferior estão situadas as excelentes colunas, que não são feitas por nenhum fabricante de áudio conhecido, mas apresentam um som alto e claro. Na parte traseira da TV, vão encontrar um local para aplicar um suporte de parede 100 × 100 padrão e, no lado esquerdo, um local com várias portas. Existem quatro portas HDMI, duas portas USB 2.0, uma porta de áudio digital ótico, uma entrada de áudio / vídeo de 3,5 mm, um conector RGB, LAN Ethernet e uma porta de interface comum. Isso será suficiente para ligarem várias fontes à vossa nova TV.

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 10

O cabo de alimentação também se encontra na parte traseira da TV, mas, infelizmente, não é possível desconectá-lo. Há uma margem de plástico que pode ser utilizada para dobrar o cabo enquanto movimentamos a TV.
O suporte para TV fornecido é o clássico, fixo no lugar e suporta bem a TV. Para ser perfeito, falta apenas a possibilidade de ser ajustável para que a TV pudesse virar numa direção diferente, mas talvez estejam a guardar isso para as TVs de gama alta.

Usabilidade

Ao ligar a TV LED UHD Nokia 4K, somos recebidos com uma característica melodia e logotipo da Nokia de seguida temos uma música que nos acompanha durante a configuração inicial. Depois disso, podem desfrutar do Android TV clássico, instalar aplicações de streaming e alguns jogos ou podem alterar a fonte de sinal e ligarem-se à box do vosso operador de TV. A navegação é rápida e com o pressionar de um botão a TV muda automaticamente as fontes disponíveis. Isso funciona se tiverem apenas duas fontes conectadas, se ligarem uma terceira fonte, é apresentada a lista de fontes.

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 11

Além de várias portas, há uma quantidade significativa de soluções de conectividade sem fio que a Nokia TV traz incluidas. Há BlueTooth 4.2 que é usado para controlo remoto e pode ser usado para conectividade perfeita com acessórios de áudio. Não tive problemas em ligar meus fones de ouvido Freebuds Pro.
A TV também oferece suporte a Wi-Fi de banda dupla, o que significa que podem conectá-la pelo Nokia Beacon e transmitir conteúdo do vosso telefone pelo Chromecast integrado. 

Ao fazermos análises de equipamentos no AnddroidGeek temos por hábito tentar abordar os temas de uma forma generalista para chegar ao maior número de leitores possível. Neste caso vou enumerar porque , nome caso, esta Nokia TV superou a experiência que tinha com a minha Smart TV anterior (que não vou identificar por razões de elegância respeito para com a marca).

Suporte Central

Nokia Smart TV 5500A tem o suporte central, que permite que a coloquem num móvel de menores dimensões. Isto pode revolucionar como arrumam o vosso espaço e decoram a vossa sala/escritório 5*****

Bluetooth 4.2

Todas as smart Tvs modernas têm Bluetooth integrado, mas nem todas permitem adicionar dispositivos audio com tanta facilidade como a Nokia Smart TV 5500A. Anteriormente, com a minha Smart TV antiga, usava um adaptador ligado á entrada ótica para conseguir usar fones de ouvido. Com a Nokia Smart TV 5500A é tudo fácil, prático e é menos um dispositivo que preciso de ter ligado em casa. 5*****

Aplicações de IPTV

Mais uma vez, a Smart TV que tinha anteriormente tem sistema operativo proprietário da marca e portanto não permite instalar aplicações com a facilidade do Android TV. Ainda que por defeito não seja possível instalar todo o tipo de aplicações a partir da Google Play Store em Android TV, isto é facilmente resolvido instalando os APK diretamente. Resultado, consigo ter as minhas aplicações preferidas de IPTV e Streaming instaladas na TV. Antes tinha que fazer Cast do telefone para a TV. Mais uma vez a Nokia Smart TV 5500A resolveu-me um problema. 5*****

Relacionado:  Protótipo de telefone com ecrã dobrável TCL com Design Samsung Z Flip pode chegar com preço imbatível

Áudio Externo

Eu uso um sistema de áudio da Logitech ligado à minha Smart TV. A Nokia Smart TV 5500A permite que o som seja reproduzido em simultâneo pela TV e pelas colunas externas. Isto significa que se não ligar as colunas Logitech, continuo a ter áudio da TV. 5*****

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 13

Ecrã

Fiquei surpreso com o brilho de ecrã. É muito brilhante. No entanto a representação da cor preta é um pouco pálida, mas geralmente as cores ficam bem saturadas. Há uma perda de saturação de cor quando estamos num ângulo de visão mais alongado. Mas todos os eventuais problemas são características comuns a todos os painéis LED que os utilizadores podem minimizar ajustando as configurações de acordo com as suas preferências.

Os filmes não HDR também ficam fantásticos nesta televisão com pretos aceitáveis que fazem um bom contraste com os outros elementos do ecrã. Mas embora a sua reprodução de cores seja soberba na maioria dos casos, quando visualizamos o ecrã de ângulos arrojados os resultados são menos fantásticos, mas ainda assim aceitáveis.

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 15

Há um grande número de ajustes que podem fazer para tornar a qualidade da imagem mais próxima da vossa preferência. Estas são as configurações que uso atualmente: luz de fundo em 55, cor em 65 e todo o resto em 50. De qualquer forma, pelo preço de € 649, acho que esta TV é excelente para o que oferece.
Os vídeos podem ser visualizados em 4K e são super nítidos, mas em 1080p também não ficam nada mal. A imagem não é surpreendentemente nítida, como em algumas outras marcas mais conhecidas, que é algo que é reflexo do preço.
Tentei usar a Nokia TV com resolução máxima ligada ao meu portátil e tudo é super nítido e bem transmitido pelo cabo HDMI. Se tiverem um PC ou portátil mais antigo, podem usar a porta VGA para a imagem e o conector de 3,5 mm para o som.

 

A Nokia Smart TV 5500A é um excelente exemplo de como marcas fora do Top 5 conseguem fazer produtos equilibrados e de...

Publicado por Android Geek em Quarta-feira, 21 de julho de 2021

A TV possui um painel 4K, Ultra High-Definition (UHD) de 55 polegadas. o ecrã suporta Dolby Vision, High Dynamic Range (HDR) e uma ampla gama de cores. Possui um brilho máximo de 400 nits. Também suporta escurecimento adaptável para ajustar automaticamente o contraste com base no que está a ser reproduzido no ecrã. O sistema de som incluído tem dois drivers de aúdio de 10W cada e as colunas suportam a tecnologia DTS.

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 16

A Nokia Smart TV oferece boa qualidade de imagem e saída de áudio. Embora o contraste de ecrã seja mais modesto em comparação com televisores com ecrãs QLED e OLED premium. Neste segmento esta TV Nokia 5500A é das melhores. Possui bons ângulos de visão e boas taxas de quadros durante a transmissão de vídeos. Também suporta Dolby Vision, um formato de codificação de vídeo avançado, o que o torna ideal para streaming.

Som

A qualidade do som é surpreendentemente boa para a faixa de preço. Isto acontece principalmente porque a TV é compatível com Dolby Digital Plus e Dts.
No meu teste reproduzi vários tipos diferente de vídeos, filmes, e fiquei sempre satisfeito com o som reproduzido. 

Software

A Smart TV da Nokia é alimentada pelo Android TV, por isso não deve ser surpresa que a interface seja óptima. O software é rápido e fluido, sem qualquer atraso ou lentidão na navegação pelos menus de conteúdo.

Uma das suas melhores características é como é fácil encontrar aplicações graças a uma disposição muito bem elaborada das categorias em oferta.

A Nokia TV 5500A é uma smart TV baseada no software Android TV. O hardware é recente e competente ,temos um processador Quad-Core ARM CA55 emparelhado com o Mali470 MP3 e 1,5 GB de RAM DDR3. Também há 8 GB de armazenamento interno eMMC, o que é suficiente para aplicações e downloads ocasionais de arquivos. O hardware é poderoso o suficiente para executar o Android TV sem soluços.
Deve haver uma atualização do Android 10 para o futuro, mas a data exata ainda não é conhecida. Resta ver como a TV funcionará com uma versão mais recente da Android TV.

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 18

Existe um número significativo de aplicações que podem instalar do Google Play TV e usar na TV, eu testei Netflix, Stremio, Popcorn e YouTube.  

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 20

 

Controlo remoto

O controlo remoto da Nokia TV tem alguns botões pré-programados para diferentes aplicações e funções. Existe um botão para Netflix e Youtube, bem como para o Google Assistant. vão encontrar um teclado numérico na parte superior, masprincipalmente vão usar a parte inferior do controlo remoto para controlar a parte mais inteligente da TV. O controlo remoto é retroiluminado, o que é útil à noite. 

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 21

Performance

A Nokia Smart TV 55 vem com Android TV na versão Android 9.0. Além de aplicações que podem instalar, a TV tem suporte nativo para Netflix e Amazon Prime Video. A Nokia TV 5500A é alimentada por um processador quad-core, emparelhado com 2,25 GB de RAM. A configuração é boa o suficiente para um desempenho rápido. A televisão também possui Chromecast integrado, que permite transmitir conteúdo de telefones, laptops e tablets no ecrã da TV.

Análise Nokia Smart TV 5500A. A Nokia está de volta em grande 22

 

Conclusão

A marca Nokia de volta às TVs, temos a agradecer á empresa austríaca Streaming View, que nos traz as Tvs Nokia de volta à UE. Há uma grande variedade de tamanhos de ecrã para escolher e, não importa qual escolham, o LED 4K UHD fará um bom trabalho. A Nokia Smart TV pode ser facilmente conectada a várias fontes, e também podem conectá-la à Internet por Wi-Fi ou até mesmo por um cabo Ethernet. A TV é compatível com BT, o que significa que podem ligar facilmente fones de ouvido de BT para ouvir música ou assistir à vossa série de TV favorita numa aplicação de streaming.
Como esta TV está a correr o Android 9, será mais ou menos como se estivessem a usar um smartphone, mas com uma interface de utilizador diferente.

  • Características especiais
    3840 x 2160 (4K UHD) resolução de ecrã │ HDR10 │ Dolby Vision │ Suporte de som DTS │ Sintonizador triplo para TV ao vivo via antena terrestre (DVB-T2), satélite (DVB-S2) ou cabo (DVB-C) │ Suporta SatCR para ligar até 8 receptores a um SatCR LNB │ Ranhura CI para acesso a TV paga
  • Conexões
    Conexão a satélite, cabo ou antena terrestre │ 4 portas HDMI (1 porta HDMI suporta ARC, 4 portas HDMI suportam CEC)│ LAN Ethernet para ligação à Internet via cabo │ Interface CI+ para módulos de acesso condicional │ 2 USB 2. 0 portas para o seu disco rígido externo │ Saída de áudio digital para o seu sistema de cinema em casa ou barra de som │ Entrada de áudio/vídeo para um dispositivo analógico │ Auscultadores │ Dual Band Wi-Fi │ Bluetooth

O preço de 649€ por esta TV é uma boa oferta, mas nem tudo é perfeito e a cor preta não é tão preta quanto nas TVs OLED, e os ângulos de visão poderiam ser um pouco melhores, mas a relação entre o preço e a qualidade é sem dúvida muito positiva.
Se quiserem conhecer os restantes modelos ou comprar algum deles passem no site do distribuidor oficial, a StreamView e podem encomendar na sua loja online.

78%
A Nokia está de volta em grande

Análise Nokia Smart TV 5500A

O preço de 649€ por esta TV é uma boa oferta, mas nem tudo é perfeito e a cor preta não é tão preta quanto nas TVs OLED, e os ângulos de visão poderiam ser um pouco melhores, mas a relação entre o preço e a qualidade é sem dúvida muito positiva.

  • Design
  • Preço
  • Aúdio
  • Software
  • Conectividade
  • Painel

A Nokia Smart TV 5500A é um excelente exemplo de como marcas fora do Top 5  conseguem fazer produtos equilibrados e de qualidade a preços apetecíveis. A Smart TV 5500A oferece uma lista abrangente de recursos: sistema operativo Android TV, Chromecast integrado um painel com UHD e HDR.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!