Android Geek
O maior site de Android em Português

Xiaomi adiciona à MIUI um novo recurso de aviso de terremoto

Segundo informação vinda da China, o sistema Xiaomi MIUI mais recente vem com um recurso de “alerta de terremoto”.

O mais recente sistema MIUI da Xiaomi já está em desenvolvimento e começamos a conhecer os seus segredos. A nova versão MIUI trará uma característica especial na qual a Xiaomi se encontra a trabalhar.

Segundo informação vinda da China, o sistema Xiaomi MIUI mais recente vem com um recurso de "alerta de terremoto". Esse recurso ainda não é oficial e provavelmente ainda precisa de alguns ajustes. A partir da imagem da interface, o aviso de terremoto usará uma caixa pop-up para alertar os utilizadores.

Xiaomi adiciona à MIUI um novo recurso de aviso de terremoto 1 Este recurso servirá para alertar os utilizadores quando for detectado um terremoto iminente que possa causar tremores fortes no solo. O recurso também identificará a localização da onda sísmica, a área do epicentro e a magnitude do terremoto. Xiaomi adiciona à MIUI um novo recurso de aviso de terremoto 2

Xiaomi monitoriza ondas sísmicas de terremotos iminentes

As ondas sísmicas de terremotos vêm em três formas: ondas longitudinais, ondas transversais e ondas de superfície. A velocidade de propagação longitudinal da onda é rápida, cerca de 5,5 km-7 km por segundo, mas a capacidade de destruição é pequena. Já a capacidade destrutiva da onda transversal é grande, pois faz com que o solo vibre antes e depois da passagem da onda. No entanto, a velocidade de propagação é lenta (cerca de 4 kms por segundo). A onda de superfície é a mais lenta e só se propaga ao longo da superfície do solo. Esta é a onda responsável pela maior parte dos danos à superfície.

Xiaomi MIUI “aviso de terremoto” - como funciona

O princípio do sistema de alerta “antecipado” do terremoto é usar a diferença de tempo entre as ondas de propagação mais rápida para fazer previsões. Uma vez que estas ondas emanam das profundezas abaixo da superfície e se movem muito rapidamente, o período de aviso é geralmente de apenas segundos. A onda longitudinal mais rápida e a onda transversal mais lenta têm uma relação. Como a onda longitudinal relativamente inofensiva chega primeiro, o tempo de chegada das ondas transversais e superficiais destrutivas associadas pode ser rapidamente previsto. A diferença de tempo entre a chegada dessas ondas é geralmente muito pequena. Estudos teóricos mostraram que, se o tempo de aviso for de 3 segundos, o índice de baixas pode ser reduzido em 14%. Se for de 10 segundos, o índice de baixas é reduzido em 39%, enquanto se o tempo de aviso for de 20 segundos, o índice de baixas pode ser reduzido em 63%.

A previsão do terremoto é muito mais complicada do que parece. Se a Xiaomi estiver efectivamente a desenvolver esse recurso, será preciso mais do que estudos de laboratório para garantir a sua eficácia.

No entanto, como esta tecnologia avisa apenas segundos antes do terramoto, a precisão pode ainda melhorar. Este recurso parece ambicioso. A previsão da localização das ondas sísmicas, área do epicentro e magnitude é um processo muito complexo. No entanto, se a Xiaomi começar isso, outros OEMs podem seguir-lhe os passos no futuro.

Através da

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais