Android Geek
O maior site de Android em Português

Xiaomi 11 ultrapassa barreiras com fotografia computacional e WiFi 6 Enhanced Edition

Mas ao contrário dos seus principais rivais na china, não detém presença fora do seu país. Para os mais desatentos, os smartphone da marca correm a interface de utilizador personalizada Flyme, uma ainda muito pesada skin Android.

“A Xiaomi 11 Computational Photography traz uma inovação em imagens. A Fotografia Computacional, com inteligência artificial pode romper os limites físicos da ótica, com poderosa aritmética para criar uma nova imaginação visual, com profunda aprendizagem além dos detalhes visíveis ao olho humano.

Após terem revelado ao mundo que o Xiaomi Mi 11 chegará no dia 28 de dezembro e que será o primeiro com SnapDragon 888 a Xiaomi Mobile fez uma afirmação arrojada sobre o poder fotográfico do dispositivo :

“A Xiaomi 11 Computational Photography traz uma inovação em imagens. A Fotografia Computacional, com inteligência artificial pode romper os limites físicos da ótica, com poderosa aritmética para criar uma nova imaginação visual, com profunda aprendizagem além dos detalhes visíveis ao olho humano. Com isso, o Xiaomi 11 traz uma série de novas experiências que superam as expectativas. ”

Xiaomi

O que é fotografia computacional?

O que é fotografia computacional?

A designação Fotografia computacional, refere-se ao facto de que no processo fotográfico actual (smartphone), as fotos tiradas são geralmente geradas com base em big data, IA e outros novos meios tecnológicos para calcular vários parâmetros. O processo de criação desta foto combina uma variedade de tecnologias de hardware e software e, no momento de pressionar o obturador, há uma variedade de cálculos complexos que são realizados nos bastidores ao mesmo tempo.

Apple e Google já fizeram uso da tecnologia. E a vez, a Xiaomi também trará a sua própria câmara fotográfica “computacional”.

 

Para desempenho fotográfico, o ISP Spectra do Snapdragon 888, de que já falámos em detalhe antes, suporta processamento de mil milhões de pixels, permitindo aos utilizadores capturar fotos e vídeos a 2,7 mil milhões de pixels por segundo - 120 quadros por segundo e 12 megapixels por quadro - um aumento de 35 por cento na velocidade de processamento em comparação com a plataforma da geração anterior. De acordo com Informações anteriores, Xiaomi também está a trabalhar num ISP que desenvolveu sozinha.

Xiaomi 11 LPDDR5 6400 Mbps RAM

A Xiaomi também anunciou a integração oficial de duas tecnologias poderosas, o Xiaomi 11 terá memória LPDDR5 e o primeiro Wi-Fi 6E. A Xiaomi disse que o Xiaomi 11 vai estrear a versão LPDDR5 cuja velocidade disparou para 6400Mbps, 116% superior à geração anterior, vai lançar todo o potencial do Snapdragon 888 com a sua LPDDR5.

Xiaomi 11 LPDDR5 de memória 6400mbps
Xiaomi 11 ultrapassa barreiras com fotografia computacional e WiFi 6 Enhanced Edition 6

Comparado com a versão normal de LPDDR5 5500 Mbps, Lei Jun aponta que a versão completa do LPDDR5 melhorou quase 1000 Mbps, e a velocidade teórica de leitura e gravação tem um aumento significativo.

Relacionado:  Mi Watch chega a Portugal por 129€

LPDDR (Low Power DDR) é um tipo de DDR SDRAM para dispositivos electrónicos móveis, como smartphones, tablets e notebooks finos e leves.

Xiaomi 11 WiFi 6 Enhanced Edition

Quanto à versão melhorada de Wi-Fi 6, este também é o primeiro Xiaomi 11 com o Wi-Fi de novo padrão, a primeira vez que a Xiaomi oferece suporte a codificação 4K QAM, e largura de banda de 160 MHz. Lei Jun aponta que o Wi-Fi 6 aumentou a densidade da informação de transmissão em 20%, a rede final acelera até 2,1 vezes mais rápido, até 3,5 Gbps.

A tecnologia WiFi entrou num período de explosão tecnológica desde o seu lento desenvolvimento inicial. Apenas dez meses após o Xiaomi 10 sair como padrão com WiFi 6 em fevereiro deste ano, a tecnologia WiFi deu início a outra onda de crescimento explosivo: WiFi 6 Enhanced Edition. Não é apenas uma versão melhorada. A velocidade da rede saltou de 1,7 Gbps na geração anterior para 3,5 Gbps, o dobro da velocidade!

WiFi 5 vs WiFi 6, WiFi 6 Enhanced Edition
Xiaomi 11 ultrapassa barreiras com fotografia computacional e WiFi 6 Enhanced Edition 7

 

WiFi 6 aprimorado: até 4096QAM, aumento de 20% na densidade de transmissão
Xiaomi 11 ultrapassa barreiras com fotografia computacional e WiFi 6 Enhanced Edition 8

 

WiFi 6 Enhanced Edition : largura de banda de até 160 MHz, “faixas mais largas” o dobro da velocidade

WiFi 6 Enhanced Edition, devido aos recursos de espectro limitados, usará 80 MHz + 80 MHz para sintetizar a largura de banda de 160 MHz. A largura de banda de 80 MHz é como conduzir numa estrada de faixa única. A eficiência do transporte de pacotes é limitada, a largura de banda de 160 MHz é como uma via dupla, transportando pacotes duas vezes mais rápido.

WiFi 6 aprimorado: largura de banda de até 160 MHz, "faixas mais largas", o dobro da velocidade
Xiaomi 11 ultrapassa barreiras com fotografia computacional e WiFi 6 Enhanced Edition 9

Resumindo, WiFi 6 Enhanced permite que o utilizador aproveite uma rede estável com alta velocidade, baixa latência e baixo consumo de energia num ambiente complexo com distâncias curtas e vários dispositivos.

Fonte 1, Fonte 2, Fonte 3

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!