Tecnologia de fabrico de Chipsets IBM 2nm oficialmente detalhada

O que virá depois dos 5nm, a resposta pode ser 4nm, ou uns incríveis 2nm.

Quando ouvimos falar de smartphones, invariavelmente, vemos os fabricantes exibir com orgulho que os seus chipsets são de 7nm ou 5nm,mas sabemos o que isso significa? O que virá depois dos 5nm, a resposta pode ser 4nm, ou uns incríveis 2nm. O tamanho dos circuitos num chipset são medidos em nanometros, quanto mais baixo for esse número, mais pequenos são os circuitos e portanto mais espaço fica disponível para aumentar a capacidade de processamento. 

Tecnologia de fabrico de Chipsets IBM 2nm oficialmente detalhada 1

Recentemente, a gigante de tecnologia IBM lançou a primeira tecnologia de fabrico de Chipsets de 2 nm do mundo e construiu o primeiro Chipset num processo de 2 nm do mundo.

IBM 2nm Chipset Technology

Comparado com o Chipset 7nm que ainda é o mainstream, num Chipset 2nm temos o mesmo consumo de energia, e uma velocidade de computação 45% mais rápida. A IBM aponta que o Chipset de 2 nm usa a tecnologia GAA (transistor de porta surround), a densidade do transistor (MTr / mm2, milhões de transistores por milímetro quadrado) é 333,33, quase o dobro do processo TSMC 5 nm que foi usado em Smartphones de topo como Galaxy S21 Ultra, Huawei Mate 40 Pro e OPPO Find X3 Pro

Tecnologia de fabricação de chips IBM 2nmDensidades do transistor (cortesia da Anandtech)

Relacionado:  Samsung Galaxy Buddy, Galaxy Wide5 e Galaxy F42 5G são versões renomeadas do Galaxy A22 5G

Ou seja, numa área do tamanho de uma unha de 150 milímetros quadrados, a tecnologia de Chipset de 2 nm pode acomodar 50 mil milhões de transistores.

O chip contém centenas de Chipsets individuais. (Cortesia da IBM)Linha de dispositivos de nanosheet IBM 2nm Chip

A IBM também foi a primeira a construir Chipsets de 7nm (2015) e 5nm (2017), assumindo a liderança na definição de tensão e outros indicadores desde cedo.

Com o Chipset IBM 2nm, é usada a tecnologia GAA (transistor de porta surround) em três camadas. Esta é também a primeira vez que a parte FEOL do processo é exposta usando EUV. Deve-se destacar que a IBM não possui fábrica própria, a sua unidade de fabrico foi vendida em 2014, mas as IBM e a GEA assinaram um acordo de cooperação de 10 anos, a IBM também mantém cooperação com a Samsung e Intel.

Tecnologia de fabrico de Chipsets IBM 2nm oficialmente detalhada 2

Em relação à tecnologia de transistor GAA, Samsung 3nm, Intel 5nm e TSMC 2nm serão os primeiros a usa-la.

Fonte, Através da 1, Através da 2

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!