Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê

Com um Snapdragon 888 , câmaras aprimoradas e um design marcante, o Oppo Find X3 Pro é um telefone de última geração que consegue ser uma alternativa credível ao  melhor que a Apple, Huawei e Samsung têm a oferecer. Vamos mergulhar nesta Análise Oppo Find X3 Pro, que detalha tudo o que precisam saber sobre a experiência com o novo FlagShip da Oppo.

Foi com o Oppo Find X2 Pro, que a fabricante chinesa de smartphones Oppo fez a sua estreia FlagShip na arena principal do Android. Agora, com o Find X3 Pro parece estar na hora de capitalizar o excelente trabalho em pesquisa e desenvolvimento para enfrentar os gigantes das marcas mais convencionais como o Samsung Galaxy S21 Ultra, entre outros dos melhores telefones Android.

Com um Snapdragon 888 , câmaras aprimoradas e um design marcante, o Oppo Find X3 Pro é um telefone de última geração que consegue ser uma alternativa credível ao  melhor que a Apple Huawei e Samsung têm a oferecer. Vamos mergulhar nesta Análise Oppo Find X3 Pro, que detalha tudo o que precisam saber sobre a experiência com o novo FlagShip da Oppo.

 

Análise Oppo Find X3 Pro: Design

Eu achei muito interessante a opção de couro Vegan no Find X2 Pro, mas parece que a Oppo abandonou completamente essas ideias e o Find X3 Pro tem um design monobloco, com opções de cores Gloss Black e Gloss Blue.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 1

 

Isso significa que o telefone é mais escorregadio de usar e é um íman de impressões digitais. Mas isso é compensado com umas elegantes dimensões de 163,6 x 74,0 x 8,26 mm e um peso de 193 g, o que faz do Oppo Find X3 Pro mais fino e leve que o antecessor. As laterais de ecrã do X3 Pro também são menos curvas, o que significa que o telefone é mais fácil de segurar apesar do generoso ecrã de 6,7 polegadas.

Quanto à utilização e sensação do Oppo Find X3 Pro, o telefone é leve e ergonómico mas a sua construção transmite de imediato uma sensação Premium correspondente ao que esperamos nesta faixa de preço. O OPPO Find X3 Pro pesa 193g que sinceramente não o transformam num equipamento excessivamente pesado.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 2 Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 3
Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 4 Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 5
Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 6 Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 7

 

Este monobloco de vidro torna-se evidente quando olhamos para a traseira do telefone. Em vez de ficar isolado no seu cantinho, o módulo da câmara é coberto pelo chassi monobloco. Isso tem o efeito de integrar perfeitamente o conjunto de câmaras na parte traseira do telefone e minimizar a quantidade de margens e arestas que podem reter poeira e detritos.

A Oppo chama a esta implementação de Design de "Superfície Impossível" da qual já falámos aqui.

 

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 5

Em fotos promocionais, o design parece intrigante, mas um pouco desajeitado. Mas visto pessoalmente o módulo de câmara do Find X3 Pro é bem conseguido.

Análise Oppo Find X3 Pro

 

O acabamento brilhante é super reflexivo e difícil de capturar perfeitamente em fotos, mas o Find X3 Pro é bastante impressionante. E é bom ver que a Oppo continua a tentar coisas novas com o design dos telefones em vez de descansar sobre os louros após o Find X2 Pro.

Embora a faixa verde contrastante no botão de energia seja um toque elegante, o X3 Pro não tem tantas ranhuras quanto o X2 Pro, nem tem o slot para cartão SIM em formato oblongo, que era um design extravagante. Não há dúvida de que a abordagem monobloco do X3 Pro é mais refinada.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 4

 

Além disso, temos uma porta USB-C para carregamento e acessórios, colunas stereo calibradas com Dolby Atmos que proporcionam um áudio bastante impressionante, para um telefone, e resistência IP68 à água e poeira. Uma vantagem dessa abordagem monobloco é que a construção de vidro do Find X3 Pro pode suportar carregamento sem fio, algo que estava ausente no X2 Pro.

Análise Oppo Find X3 Pro: Display

Evolução é a palavra chave já que o ecrã do Oppo Find X3 Pro é bastante semelhante ao ecrã do X2 Pro. O Oppo Find X3 Pro apresenta um painel colorido de 6,7 polegadas e 10 bits com resolução QHD + e taxa de atualização de 120 Hz, o Oppo Find X3 Pro não parece oferecer nada de novo em termos de ecrã, pelo menos à primeira vista.

O novo telefone é um pouco mais nítido com uma densidade de 525 pixels por polegada em relação aos 513 ppi do X2 Pro e o brilho máximo atinge 1.300 nits contra 1.200 do modelo anterior. No entanto, à medida que exploramos as capacidades deste ecrã as coisas ficam deveras interessantes.

A maior novidade é a taxa de atualização dinâmica graças a um painel LTPO, o que significa que o ecrã pode cair de 120 Hz para 5 Hz quando a alta taxa de atualização não é necessária e, portanto, economizar bateria. Isso supera o painel LTPO no Galaxy S21 Ultra, que só pode cair para 10Hz.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 10

A segunda atualização é o suporte para profundidade de cor de 10 bits, o que significa que o ecrã do X3 Pro pode apresentar mil milhões de cores. O Find X3 Pro vem anunciado com um painel de 10 bits, na verdade não é um display nativo de 10 bits. Em vez disso, usa um painel de 8 bits que imita uma saída de 10 bits. Mas com um “Sistema de gestão de cores Full Path”, o Find X3 Pro pode tirar fotos de 10 bits e depois exibi-las nativamente. não é possível fazê-lo no Find X2 Pro.

Na prática, o ecrã do X3 Pro é muito semelhante ao do X2 Pro, o que não é mau, pois as cores são ricas, o contraste é ótimo e há suporte para HDR10 +.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 11

No seu modo “Vívido” padrão, o ecrã do X3 Pro cobre 172,6% do sRGB e 122,3% das gamas de cores DCI-P3. E consegue um Delta-De 0,33. Esses são números impressionantes, e o Find X3 Pro supera os concorrentes como Galaxy S21 Ultra (81,4%) e iPhone 12 Pro Max (84,8%) em termos de cobertura de cores. O aparelho da Apple vence em precisão de cores, porém, com um Delta-De 0,07. (Números próximos de zero são mais precisos).

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 3

Em uso no mundo real, o ecrã do X3 Pro é uma alegria de usar. É fantástico para vídeos - especialmente quando colocado no modo “Cinematic” DCI-P3 do telefone - assim como para jogos. Eu diria que o X3 Pro tem um dos melhores ecrãs em qualquer smartphone, rivalizando com os melhores da Samsung.

Análise Oppo Find X3 Pro: Câmaras

No módulo traseiro integrado em corpo único está o quarteto de câmaras do Oppo Find X3 Pro, compreendendo uma lente principal de 50 MP com um sensor Sony IMX766, uma câmara ultra-grande angular de 50 MP com o mesmo sensor Sony, uma câmara teleobjetiva periscópio de 13 MP e uma lente microscópica de 3 MP.

Começando pela lente principal, ela vem com estabilização ótica de imagem e abertura f / 1.8, um pouco mais estreita do que a abertura f / 1.7 do Find X2, mas essa câmara só tem uma lente 48MP. como tal, o Find X3 Pro tende a capturar fotos um pouco mais nítidas, não que as fotos principais do X2 Pro sejam parcas em detalhes. O X3 Pro também tende a entregar fotos um pouco mais frias, porém com mais saturação de cores.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 13

Felizmente, o X3 Pro não supersatura as imagens como o Galaxy S21.

S21 Ultra VS Oppo Find X3 Pro

Vejam a imagem abaixo como um exemplo tirado pelo Oppo Find X3 Pro e um Samsung Galaxy S21 Ultra. Embora ambos os telefones lidem bem com essa cena relativamente escura, o Samsung Galaxy S21 Ultra oferece cores que estão mais próximas do que eu estava ver com os meus olhos, bem como maior faixa dinâmica que ajuda a identificar os detalhes nas sombras.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 14 Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 15

 

No entanto, em algumas fotos, o Find X3 Pro vence. Tire a foto de um tojo abaixo. A foto do iPhone 12 oferece um tom melhor de amarelo nas flores, mas explode o céu no fundo. O X3 Pro pode não ter as cores exatas, mas oferece uma foto melhor no geral.

Outro exemplo é a foto abaixo. O telefone Oppo produz uma imagem mais brilhante e vibrante, mas o S21 Ultra oferece maior faixa dinâmica e uma foto mais texturizada na minha opinião.

S21 Ultra VS Oppo Find X3 Pro

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 16 Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 17

 

Por falar em pouca luz, quando o sol se põe, é hora do modo noturno do Find X3 Pro. Este equipamento oferece uma foto em modo noturno mais limpa e com cores mais precisas do que o X2 Pro, embora alguns possam preferir os tons de cores mais quentes do modelo anterior.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 18

Mas em comparação com o modo Noite do P40 Pro, o X3 Pro fica para trás; está longe de ser mau, mas não igual ao processamento de imagem do Huawei em baixa luminosidade, que continua a definir o padrão quando as luzes se apagam.

Relativamente ao processamento de imagem, o modo retrato na câmara traseira é uma área em que alguns smartphones podem falhar. Felizmente, o Find X3 Pro não.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 19

Em objetos estáticos, o Oppo Find X3 Pro faz um excelente trabalho desfocando os fundos de forma artística, enquanto mantém o assunto e o primeiro plano bonitos e claros, um pouco mais do que o antecessor.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 20

A Oppo prestou atenção especial às fotos em ultra grande angular com a Find X3 Pro - e por isso colocou o sensor Sony IMX766 de 50MP no que é uma câmara secundária de 110 graus. A Oppo afirma que isso depende do gosto dos utilizadores por fotos mais amplas e para garantir a consistência das cores nas câmaras. Acontece que esta foi uma boa decisão na minha opinião.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 21

Não há mudança significativa de cor entre as câmaras grande angular e ultra wide, ao contrário da mudança perceptível no tom ao alternar entre as câmaras em outros equipamentos. Além disso, o X3 Pro oferece fotos ultra-panorâmicas mais nítidas embora seja necessário aumentar o zoom para ver a diferença.

Comparado com o Galaxy S21, que possui um campo de visão de 120 graus, o X3 Pro não se destaca, conseguindo resultados muito similares.

Relacionado:  Xiaomi Mi Smart Band 6 Oficial com ecrã AMOLED e SpO2 por 44,99 euros

Uma área em que a Oppo aparentemente deu um passo atrás em relação ao X2 Pro é  a câmara telefoto do Find X3 Pro. Ambos os Flagships da Oppo têm câmaras de 13MP. Mas o X2 Pro oferece zoom ótico 5x e zoom digital máximo de 60x, O telefone mais novo vem com zoom híbrido 5x e zoom digital máximo de 20x.

Mas há algumas nuances aqui. A lente do X3 Pro oferece zoom ótico 2x, O X2 Pro é digital até atingir 5x. como resultado, as fotos com zoom 2x são mais nítidas no X3 Pro.

Muito além disso é um pouco inútil, com 20x as imagens já saem com fraca qualidade e o zoom de 60x do Find X2 Pro também é mais uma bandeira de marketing do que um recurso de câmara utilizável. Se querem zooms extremos, então precisam olhar para a série Galaxy S21 ou Huawei P40.

Virando o Oppo Find X3 Pro temos a mesma câmara selfie perfurada de 32 MP no canto esquerdo de ecrã que o antecessor apresentava. Felizmente, o Find X3 Pro parece ter melhorado um pouco o modo como o software compila fotos de selfies.

A parte final da configuração da câmara vem na forma de lentes de microscópio de foco fixo de 3MP do Find X3 Pro. Isto foi projetado para ir além das câmaras macro e realmente capturar os detalhes microscópicos numa foto. Quando colocado contra o tecido, Podem capturar uma imagem das fibras trançadas.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 22 Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 23 Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 24

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 25

É mais interessante de usar do que uma lente macro ou a estranha câmara monocromática de aparelhos como o OnePlus 8T. Mas é difícil conseguir uma boa foto com as lentes do microscópio do X3 Pro. Precisam de uma mão muito firme para ter uma foto com foco aproximado. Idealmente, precisam deixar entrar um pouco de luz,  temos que segurar um ou dois milímetros acima do que estamos a tentar fotografar o que é obviamente difícil.

Na melhor das hipóteses, a lente do microscópio é divertida de usar. Na pior das hipóteses, é um  truque que Oppo poderia ter descartado para reduzir o preço do X3 Pro.

Apesar desta estranha quarta lente, o Find X3 Pro oferece um desempenho fotográfico verdadeiramente impressionante. Ele pode ser comparado a algumas das melhores câmaras de telefone do mercado. Não há dúvida que a Oppo tem uma gama de câmaras de última geração no X3 Pro.

 

Análise Oppo Find X3 Pro: Vídeo

O vídeo é polivalente no Oppo Find X3 Pro e funciona nas câmaras principais, ultra-grande angular e telefoto, com suporte para zoom híbrido de até 5x. Vão encontrar 4K a 60 fps, bem como um modo super estável bastante eficaz que é limitado a 1080p e 60 fps. Tudo isso é pouco surpreendente, mas existem alguns extras interessantes.

O primeiro é um efeito bokeh de vídeo que é basicamente um modo retrato para vídeo. Funciona muito bem, embora seja algo que já vimos no Galaxy S21.

Um modo de vídeo “Cinematográfico” oferece vídeo 4K com HDR e mais controlo manual. É um recurso interessante que é bom e deve aproveitar as vantagens da captura de 10 bits do X3 Pro.

Outro recurso interessante no X3 Pro é a opção AI Highlight Video, que pode detectar com inteligência o tipo de cena que está a ser gravada e configurar a captura de acordo, como ligar o modo noturno ou aplicar HDR.

A ampla gama de opções de vídeo no Galaxy S21, onde se inclui gravação de vídeo 8K e captura de 120 fps, deixa o Find X3 para trás. Ainda assim, o telefone da Oppo tem um desempenho de vídeo muito eficiente, embora não me impressione tanto quanto a secção de fotografia.

Análise Oppo Find X3 Pro: Desempenho

Sem surpresa, o Oppo FInd X3 Pro vem com o mais recente chipset Qualcomm Snapdragon 888.

O chipset é compatível com 12 GB de RAM, o que significa que lida bem com praticamente qualquer coisa que quiserem fazer. O X3 Pro lidou com jogos como Call of Duty Mobile com configurações máximas e uma framerate suave para chegar á taxa de atualização de 120Hz. Não encontrei nada que tenha deixado o telefone embaraçado.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 26

Em termos de benchmarks, o Find X3 Pro conseguiu uma pontuação single-core de 902 e uma pontuação multi-core de 3.324 no Geekbench 5. Esse é um resultado muito bom, embora não seja realmente uma grande evolução em relação ao Find X2 Pro.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 27

O resultado fica atrás do Galaxy S21 Ultra com o Snapdragon 888. E o poderoso A14 Bionic no iPhone 12 Pro Max continua a dominar com 1.600 e 4.100 nos testes single e multi-core Geekbench 5, respectivamente.

No nosso teste gráfico, o Find X3 Pro atingiu uma framerate de 34 quadros por segundo no benchmark 3DMark's Wild Life. Isso está Ao mesmo nível do S21 Ultra.

Mas, na realidade, os benchmarks não importam muito quando falamos de uso na vida real. E o Find X3 Pro simplesmente voa.

Combinando a taxa de atualização de 120 Hz com a velocidade de animação da aplicação definida como “Rápida” e teremos um aparelho mais ágil que o Galaxy S21 e tão responsivo quanto os melhores telefones OnePlus, que há muito são os demónios da velocidade no Android.

 

Análise Oppo Find X3 Pro: vida útil da bateria e carregamento

Com uma bateria de 4.500 mAh, o Oppo Find X3 Pro tem 240 mAh extra em relação ao antecessor. no nosso teste de desgaste da bateria, que envolve navegação contínua na web com 150 nits de brilho de ecrã , o X3 Pro conseguiu 9 horas e 59 minutos antes de sucumbir á escassez de alimento.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 28

Comparando com o Galaxy S21 Ultra com um painel LTPO de 120 Hz; o aparelho da Samsung durou 10 horas e 7 minutos no modo adaptativo, mas tem bateria de 5.000 mAH. (Desligando o modo adaptável e o S21 Ultra dura 11 horas e 25 minutos.)

Onde o Find X3 Pro se destaca é na velocidade de carregamento. Com o seu SuperVOOC 2.0 de 65W da Oppo e um design de bateria de duas células, o X3 Pro irá carregar de 0% até 40% da capacidade em apenas 10 minutos. É basicamente um dos telefones com o carregamento mais rápido que existe.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 29

O FlagShip da Oppo tem ainda 30W de carregamento AirVOOC, algo que é mais do dobro da velocidade de carregamento do concorrente Galaxy S21 Ultra. Isso significa que o Find X3 Pro carregará totalmente em 80 minutos num carregador sem fio compatível. Também funciona com carregadores sem fio menos potentes.Temos ainda suporte para carregamento reverso de 10W. E, ao contrário dos principais telefones da Apple e Samsung, a Oppo inclui um carregador na caixa do Find X3 Pro.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 30 Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 31

Análise Oppo Find X3 Pro: Software

O ColorOS não é das minhas interfaces de utilizador favoritas, não pela falta de recursos, mas pelo seu aspecto um pouco peculiar. É relativamente simples e vem na veia do OxygenOS do OnePlus. Mas permite muita personalização e recursos extras , sem confusão, como o OneUI da Samsung pode ser por vezes.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 32 Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 33 Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 34

 

ColorOS 11.2 assegura os melhores recursos do Android 11 e adiciona funcionalidades. A Oppo adicionou recursos na forma de mais opções de personalização, nomeadamente a capacidade de ajustar o modo escuro e o ecrã Always On ao gosto. Há também uma aplicação Oppo Relax. E em breve teremos os toques criados por Hanz Zimmer para o Find X3 Pro, embora eles não estivessem disponíveis na altura em escrevo estas linhas..

O ColorOS 11.2  baseia-se nos recursos de segurança do Android 11, ao oferecer mais controlos de privacidade, como a capacidade de criar um sistema separado para manter as aplicações e dados separados do sistema original e bloqueados por uma password ou impressão digital. Por falar nisso, o sensor de impressão digital no display é muito responsivo, e está bem localizado.

Também há melhorias visuais para conteúdo de vídeo através do Q1 Ultra Vision Engine. Este recurso pode melhorar a resolução dos vídeos ou melhorar a faixa dinâmica padrão em HDR.  Por dim, há a aplicação Game Space que permite que personalizem a experiência de jogo no Find X3 Pro.

Em suma, há muita personalização e recursos relativamente poderosos por trás da interface do ColorOS.

Oppo Find X3 Pro Preço e Disponibilidade

O OPPO Find X3 Pro 5G estará disponível a partir de dia 25 de março em Portugal nas cores Azul e Preto Brilhante a um PVP de 1199€. Com ofertas de pré-venda impressionantes.

Análise Oppo Find X3 Pro 5G. Quem viu a Oppo e quem a vê 35

Análise Oppo Find X3 Pro: Veredicto

O mais recente FlagShip da Oppo pode ser um sério rival ao Galaxy S21 Ultra, que tem estado praticamente no topo da linha FlagShip do Android sem competição real, até agora.

O Oppo Find X3 Pro apresenta um conjunto muito completo de Design cuidado e futurista, qualidade de construção de alto nível com câmaras polivalentes que rivalizam com o melhor que se faz na indústria de smartphones. O ecrã é soberbo e a sua autonomia e desempenho não deixam ninguém indiferente.

 

 

 

84%
Superfície Impossível e Desempenho de topo

Oppo Find X3 Pro 5G

O mais recente FlagShip da Oppo pode ser um sério rival ao Galaxy S21 Ultra, que tem estado praticamente no topo da linha FlagShip do Android sem competição real, até agora.

  • Design
  • Ecrã
  • Câmaras
  • Bateria
  • Software

O Oppo Find X3 Pro apresenta um conjunto muito completo de Design cuidado e futurista, qualidade de construção de alto nível com câmaras polivalentes que rivalizam com o melhor que se faz na indústria de smartphones. O ecrã é soberbo e a sua autonomia e desempenho não deixam ninguém indiferente.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!