Android Geek
O maior site de Android em Português

TCL 10 Pro e os 4 cavaleiros fotográficos

Bem apesar de estarmos de quarentena, depois de ter o TCL 10 Pro na mão, começou a crescer dentro de mim uma vontade de ir testar este arsenal de 4 lentes do rapaz.

Bem apesar de estarmos de quarentena, depois de ter o TCL 10 Pro na mão, começou a crescer dentro de mim uma vontade de ir testar este arsenal de 4 lentes do rapaz.

Por isso, virei-me para a minha namorada - “Amor vou comprar pão e já venho”. Sabem aquela piada, vou só ali comprar cigarros e já venho… Pois, mas eu acabei por voltar e com o pão!

Mas infelizmente o meu verdadeiro objetivo de ir testar as câmaras, foi sabotado por São Pedro, chuva e tempo nublado, não são os melhores elementos para uma sessão fotográfica.

Apesar do pequeno percurso, entre descer as escadas do prédio e os 500m até à padaria não serem os mais “fotogénicos”.

Lá voltei eu com o saco do pão e sem fotos, mas com a convicção que ia pôr mãos à massa ou neste caso câmaras.

Ora vejamos, o TCL 10 Pro vem equipado com 4 câmeras alinhadas na horizontal na sua traseira, com Dual-LED flash.

Ultra Pixels do TCL 10 Pro

Como sensor principal temos uma câmera de 64MP, com uma abertura de f/1.8, 26mm (larga) e um sensor com 1/1.72" de tamanho. Apesar de todos estes pixels, a TCL recorre ao pixel binning, tal como outras empresas que começaram a incorporar nas câmeras dos seus equipamentos mais recentes.

No entanto por defeito vêm sempre aplicados os 16 MP, caso queiram os 64 MP têm que ativar manualmente nas configurações da aplicação da câmera.

As fotos que pude tirar com esta câmera com os 64MP e com os 16MP, oferecem surpreendente bom resultados. Temos um bom equilíbrio de contraste e conseguem capturar muitos detalhes, principalmente com os 64 MP.

TCL 10 Pro

No entanto o sistema AI em algumas cenas tende a saturar demais as fotos, mas ainda sobre investigação e temos disponível as opções de zoom rápido de 2x e 10x.

Mas sinceramente qualquer zoom, acima dos 2x a foto perde demasiado detalhe.

 

Vê mais com a grande Angular

Já a sua segunda câmera, é uma de 16MP com uma abertura de f/2.4, 13mm(grande angular) e um sensor de 1/3.1", esta é a nossa opção para as fotos com planos grandes.

TCL 10 Pro e os 4 cavaleiros fotográficos 3

Como seria de esperar o detalhe capturado por esta é menor, devido ao tamanho do seu sensor e abertura da lente, mas em contrapartida temos mais informação disponível.

Fora que esperava uma diferença, entre os níveis de contraste e saturação muito maior entre as duas câmaras, algo que não me apercebi.

Lente macro a nova moda de 2020

Uma nova tendência cada vez mais comum nos telemóveis que têm sido apresentados em 2020. É a presença de uma câmara macro, para aquelas fotos dos nossos pratos de comida no Instagram!

E a TCL sabe o que nós queremos! Será que queremos? Fica a questão?

Logo o seu primeiro topo de gama, não podia faltar a presença desta nova tendência. A simpática câmera de 5 MP, com uma f/2.2 é rápida a capturar e até oferece bons resultados.

Retrato artístico

Por último temos a modesta câmera de 2MP de f/2,4, geralmente usada para as fotos retrato onde é aplicado aquele efeito de desfoque.

Que no caso do TCL 10 Pro, temos um efeito “modesto” sem nada de exageros ou demasiada exposição e com detalhe suficiente para uma boa foto.

Modo noturno

Mais uma vez, estes testes vão ser repetidos e com mais detalhe de forma a ver os resultados são coerentes, mas o modo Noite promete.

TCL 10 Pro e os 4 cavaleiros fotográficos 10

A foto foi tirada num corredor sem luz e como podem ver pelo resultado final parecia de dia.

É necessário manter o telefone estável enquanto este tira as "fotos" necessárias, para fazer a  compilação delas de forma a gerar este resultado.

Mas não é do processamento mais lento que vi e se todas saírem com este detalhe todo, não são 5 segundos da vossa vida, que vão fazer assim tanta diferença.

Reparem no detalhe que o TCL 10 Pro consegue captar no saco do pai natal! E sim, eu ainda tenho efeitos de natal pela casa.

Video

O seu setup traseiro de câmeras ainda tem a possibilidade de gravar vídeo nas seguintes resoluções: [email protected], [email protected]/60/120fps, [email protected] com estabilizador digital.

Vídeos esses que ainda vamos ter que testar!

Selfies dos vossos looks caseiros

Por último, temos a nossa câmera frontal com os seus 24 MP com uma abertura de f/2.0 e um sensor de 1/2.8".

Tal como seria de esperar com estas características o resultado final só poderia ser decente.

No entanto, no caso do modo retrato que também está presente com o seu efeito de profundidade, poderia ser melhor.

TCL 10 Pro e os 4 cavaleiros fotográficos 11

Uma vez que este já é processado digitalmente, o resultado final não se equipara ao mesmo que temos com a lente traseira.

Como podem ver pelo meu cabelo, que já viu melhores dias. A câmara frontal teve dificuldade em aplicar o efeito de profundidade corretamente.

Apesar do que parece uma extensa explicação, ainda não pude debruçar-me a fundo em algumas características e funcionalidades das câmeras do TCL 10 Pro.

Mas vou fazer o meu melhor, para que possam ler tudo na análise detalhada do telefone. Até lá, fiquem atentos às novidades que vamos trazer da TCL e por favor, fiquem em casa.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!