Android Geek
O maior site de Android em Português

Sony Xperia XA1: As primeiras impressões

Recebemos nos últimos dias o Xperia XA1 da Sony, e como sempre dedicamos algum dos nosso tempo para o testar. Estou a usar o equipamento há 96 horas, como se de o meu telefone pessoal/profissional se tratasse, e agora quero dar-vos as minhas primeiras impressões.

Este Xperia XA1 vem substituir aquele que era um pouco o mal amado da Sony, que foi lançado no ano passado, e com especificações sem inspiração para o preço que tinha, o Xperia XA.
Desta vez, a lendária marca japonesa baseia-se nos pontos fortes do Xperia XA e melhorou as suas falhas. Como resultado, o novo Sony Xperia XA1, pelo menos no papel, é impressionante. Este aparelho compacto está equipado com um processador mais poderoso, mais memória RAM, mais armazenamento interno, melhor eficiência energética, e melhor desempenho geral se comparado com o seu antecessor.

Depois, fiquei impressionado quando descobri que a Sony equipou este smartphone, de gama média, com o sensor Exmor RS com 23MPx.

Sony Xperia XA1: Especificações

  • Ecrã 2.5D de 5 polegadas com resolução HD (1280 x 720) e proteção Gorilla Glass com 294ppi
  • Helio P20 com processador octa core de 64bits que opera no máximo a 2.3GHz
  • GPU Mali T880
  • 3GB de RAM
  • 32GB de armazenamento interno com slot para cartão microSD de 256GB
  • Câmara traseira com sensor Exmor RS de 23MPx, abertura f/2.0 com Hybrid AF, Steady shot, e flash LED
  • Câmara frontal de 8MPx com abertura f/2.0 com  AF, wide angle e SteadyShot
  • Bateria de 2300mAh com o carregamento Qnovo Adaptive
  • Android 7.0 Nougat
  • WiFi, 3G, LTE, Bluetooth 4.2, NFC, GPS, A GPS
  • USB do tipo C
  • Audio HiFi

O Sony Xperia XA1 vem numa caixa de papelão branca com algumas das suas especificações-chave gravadas na sua traseira.

A Sony é conhecida pela sua construção do “estilo japonês”, e o Xperia XA1 é um testemunho vivo disso mesmo. O aparelho possui uma moldura de alumínio sólido com acabamento dos matérias atrás e na laterais com os cantos ligeiramente arredondados. O ecrã de 5 polegadas também possui uma camada de Gorilla Glass 2.5D (versão desconhecida) para maior proteção.

Olhando para o telefone, em segundos decifra-se que se trata de um Xperia, isso mostra bem que a Sony colocou todo o seu ADN neste equipamento.

Ergonomicamente, a Sony assegurou que este aparelho seria ótimo para quem o segura, e mais importante que isso, é muito facil de operar só com uma mão . É um pouco escorregadio, mas com aderência adequada.
A maioria das portas e botões estão em locais conhecidos. Por exemplo, a entrada do fone de ouvido está na parte superior, a porta USB do Tipo C e o altifalante em baixo, o botão liga / desliga, os botões de volume e o botão dedicado da câmara estão bem presentes no lado direito. Curiosamente, a Sony optou por renunciar à necessidade de uma ferramenta para retirar o cartão SIM, que fica no lado esquerdo. Eles usaram uma aba simples. Também não temos uma slot híbrida, no equipamento que estamos a testar tem uma slot para cartão SIM e uma dedicada para o micro SD. No entanto, não temos scanner de impressão digital no equipamento.

A nível de desempenho, e durante o tempo que já o usei, o Helio P20 tem se portado muito bem. Os 3GB de RAM parecem ser suficientes para a grande maioria das aplicações que tenho usado. Apesar de dias muito quentes, não tenho notado o equipamento muito quente, ou com quebra de desempenho.

A bateria tem dado conta do assunto, e por se tratar de um Sony, não me surpreende que uma bateria de de 2300mAh consiga durar um dia inteiro com uso relativamente alto. De momento ainda estou longe de testar as aplicações 3D que vão puxar pelo hardware do equipamento, mas nos próximos dias irei começar a esmifrar o Hardware, e os resultados deixarei numa review que sairá daqui a algum tempo. E para os que possam estar a perguntar, o Xperia XA1 não se parece nada com o Xperia XA1 Ultra, que testamos o mês passado.

Até lá, e se quiser que teste alguma coisa em especifico, deixe-nos um comentário no espaço dedicado para o efeito um pouco mais abaixo, que tento abordar o que solicitou na review.

 

Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Comentários estão fechados.