Snapdragon 8 Gen 3 melhora 17%, batendo o Apple Bionic A16 por muito

Este novo chip pretende revolucionar a corrida dos processadores, oferecendo um desempenho superior e eficiência energética em comparação com os seus predecessores. Não só venceu o anteriormente topo de gama Apple A16 Bionic Chip em 17%, como também oferece características adicionais tais como capacidades de IA e uma GPU melhorada.

Este novo chip pretende revolucionar a corrida dos processadores, oferecendo um desempenho superior e eficiência energética em comparação com os seus predecessores. Não só venceu o anteriormente topo de gama Apple A16 Bionic Chip em 17%, como também oferece características adicionais tais como capacidades de IA e uma GPU melhorada.

A corrida pela supremacia do processador tem sido altamente disputada entre gigantes móveis como a Qualcomm, Apple, Samsung e Huawei. Recentemente, a Qualcomm anunciou o chip Snapdragon 8 Gen 3 – a mais recente entrada para a sua principal série de chips que foram vistos em telefones recentes, como o Samsung Galaxy S20 Ultra. Este novo chip pretende revolucionar a corrida dos processadores, oferecendo um desempenho superior e eficiência energética em comparação com os seus predecessores. Não só venceu o anteriormente topo de gama Apple A16 Bionic Chip em 17%, como também oferece características adicionais tais como capacidades de IA e uma GPU melhorada. Com este novo SoC impressionante, não há dúvida de que a Qualcomm se estabeleceu firmemente na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia móvel.

Ao longo dos anos, a Qualcomm, MediaTek, Apple, Samsung e mesmo a Huawei conceberam chips bastante decentes que se têm saído bem no mercado. Contudo, devido à proibição dos EUA, a Huawei já não pode conceber chips Kirin porque não tem a capacidade de os produzir. A Samsung e a MediaTek não têm estado no topo do seu jogo por causa dos chips de bandeira. Embora a Apple tenha estado à frente, parece que a Qualcomm terá agora um chip que ultrapassa completamente o último chipset da Apple, o SoC, o A16 Bionic. Este chip será o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm.

Snapdragon 8 Gen 3 melhora 17%, batendo o Apple Bionic A16 por muito 1

No ano passado, a Qualcomm lançou três chips emblemáticos, todos da série 8 do Snapdragon. Este ano, parece que as coisas serão um pouco diferentes; parece que não haverá Snapdragon 8+ Gen 2 – em vez disso, a empresa lançará o Snapdragon 8 Gen 3, uma versão avançada.

Embora o Snapdragon 8 Gen 3 seja construído sobre o processo N4P (4nm) da TSMC, o blogger técnico @Tech Reve informa que a frequência principal subiu de facto para 3,75GHz; esta é 17% mais alta do que a actual versão standard do Snapdragon 8 Gen 2. A arquitectura de CPU que oferece consiste num Adreno 750 GPU incorporado, um núcleo super grande Cortex-X4, cinco núcleos grandes Cortex-A720, um núcleo pequeno Cortex-A520, e uma banda de base X75 5G.

Snapdragon 8 Gen 3 bate A16 Bionic no Geekbench

Uma importante ferramenta de teste de dispositivos móveis chamada Geekbench lançou recentemente a suposta pontuação Snapdragon 8 Gen 3. A pontuação multi-core é muito maior, com 6,236 pontos, enquanto que a pontuação single-core é de 1,930. Esta pontuação é simplesmente espantosa porque se torna facilmente no melhor chip de telemóvel. Estes resultados são maiores do que o anteriormente previsto; rumores anteriores afirmavam uma pontuação de um só núcleo de 1.800 e uma pontuação de múltiplos núcleos de 6.100. Estes resultados mostram uma enorme melhoria de 30% no desempenho de um só núcleo e 20% no multi-núcleo, relativamente à actual geração Snapdragon 8 Gen 2, que obteve 1,491 pontos para um só núcleo e 5,164 pontos para multi-núcleo.Snapdragon 8 Gen 3 melhora 17%, batendo o Apple Bionic A16 por muito 2

Vai gostar de saber:  Android lança função semelhante à Apple, excluindo Samsung

O Snapdragon 8 Gen 3 vem com uma disposição central 1+5+2, que é um dos seus principais benefícios. Esta disposição significa que o chip tem um núcleo de alto desempenho, cinco núcleos médios, e dois núcleos de eficiência; isto difere da disposição do seu predecessor de 1+4+3. Esta nova disposição garante uma melhor potência e há alegações de que o chip utilizará 20% menos energia do que o chip Snapdragon 8 Gen 2 devido ao mesmo. Além disso, o nó de processo N4P da TSMC pode ser utilizado, o que aumentaria a eficácia do chip. Esta melhoria contínua por parte da Qualcomm é o que leva à produção de novos e melhores chips.

O Snapdragon 8 Gen 3 foi testado num dispositivo chamado “Google Pixel 5”, que seria o próximo lançamento da Google, mas ainda não se sabe quando será anunciado.

Mesmo que tenham existido alguns rumores e pontuações optimistas, é crucial tomar esta informação com alguma cautela. A fase de engenharia de amostras do Snapdragon 8 Gen 3 está actualmente em curso. Além disso, as capacidades de desempenho do chip podem ser testadas pelos programadores, empurrando o chip para os seus limites. O desempenho do produto final pode diferir das pontuações que foram divulgadas. A empresa pode precisar de diluir ou mesmo de aumentar o desempenho do chip.

Conclusão

Em conclusão, o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 será um chip potente e versátil que certamente levará a indústria móvel a novos patamares. Este chip não só ultrapassará o chip biónico A16 da Apple, como também fornecerá características espantosas como desempenho de alta velocidade, melhor duração da bateria e conectividade avançada. O Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 parece certamente ser o candidato perfeito para os principais smartphones e tablets. Assim, se é um fã do Android que quer manter-se actualizado com todas as últimas notícias, críticas e fugas de informação sobre tecnologia, então não deixe de visitar sempre o AndroidGeek.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!