A Importância da Fiabilidade, Confiança e Transparência na Recolha de Dados

E, para obterem esses dados, precisam de ser capazes de os recolher rápida e eficientemente. À medida que a Internet se tem tornado cada vez mais parte integrante das nossas vidas, o mesmo acontece com os dados que confiamos a empresas baseadas na Internet.

No mundo de hoje, os dados são tudo. Empresas de todos os tamanhos dependem de dados para tomar decisões sobre tudo, desde o desenvolvimento de produtos e estratégias de marketing. E, para obterem esses dados, precisam de ser capazes de os recolher rápida e eficientemente.

À medida que a Internet se tem tornado cada vez mais parte integrante das nossas vidas, o mesmo acontece com os dados que confiamos a empresas baseadas na Internet. Desde as redes sociais a lojas online, a quantidade de informação que partilhamos diariamente tem crescido exponencialmente. E embora a maioria de nós esteja geralmente consciente do facto de que os nossos dados estão a ser recolhidos, poucos de nós param para pensar nas implicações desta prática.

Nos últimos anos, tem havido uma série de casos de grande visibilidade em que as empresas perderam dados de utilizadores, muitas vezes com consequências desastrosas. À luz destes acontecimentos, é mais importante do que nunca que as empresas sejam transparentes sobre as suas práticas de recolha de dados e que assegurem que estão a tratar os dados dos utilizadores de forma responsável.

A Importância da Fiabilidade, Confiança e Transparência na Recolha de Dados 1

O que é e para que serve a recolha de dados?

A recolha de dados é o processo de recolha de informação de uma variedade de fontes e compilação numa única base de dados. Estes dados podem provir de uma variedade de fontes, incluindo cookies de websites, inquéritos a clientes, e fornecedores de dados de terceiros.

Uma vez recolhidos, estes dados podem ser utilizados para compreender melhor o comportamento do cliente, campanhas de marketing direcionadas, e melhorar a experiência global do utilizador. Esta informação pode então ser utilizada de várias maneiras. Depois disso, estas informações são utilizadas para responder a questões relacionadas com negócios, algoritmos, e para competir com outras empresas.

O processo de recolha de dados serve para obter, através de determinados métodos, dados, pesquisas, situações atuais e outras informações capazes de ajudar a empresa a realizar planeamentos, análises e a implementar melhorias.

Dessa forma, os gestores podem confrontar os registos internos com o resultado das pesquisas, e traçar metas para seguir as tendências e melhorar a performance do negócio.

A Importância da Fiabilidade

Um dos aspectos mais importantes da recolha responsável de dados é a fiabilidade. Isto refere-se ao compromisso de uma empresa de recolher apenas os dados absolutamente necessários e de se abster de recolher qualquer informação desnecessária ou sensível. A fim de manter a confiança dos seus utilizadores, as empresas devem ser firmes na sua determinação de recolher apenas os dados que são absolutamente essenciais para as suas operações comerciais.

A importância da confiança

Outro aspecto fundamental da recolha responsável de dados é a confiança. Isto refere-se à capacidade de uma empresa para manter os dados dos utilizadores a salvo de acessos não autorizados ou roubos. A fim de criar confiança com os seus utilizadores, as empresas devem ter confiança na sua capacidade de manter os dados dos utilizadores a salvo e em segurança. Isto significa implementar fortes medidas de segurança, tais como encriptação e autenticação de dois fatores.

A importância da transparência

A transparência é outro aspecto importante da recolha responsável de dados. Isto refere-se ao compromisso de uma empresa em ser franca e honesta sobre as suas práticas de recolha de dados. A fim de ganhar a confiança dos seus utilizadores, as empresas devem ser transparentes quanto aos dados que estão a recolher e porque os estão a recolher.

Vai gostar de saber:  Honor regressa à ribalta com a revelação do seu novo dispositivo dobrável Magic V3

Melhoria da tomada de decisões

Quando tem acesso a mais dados, pode tomar melhores decisões sobre o seu negócio. Com uma ferramenta Web Scraping pode reunir os dados de que necessita de forma rápida e fácil, para que possa tomar decisões informadas sobre o seu negócio.

A Importância da Fiabilidade, Confiança e Transparência na Recolha de Dados 2

Aumento da eficiência

A recolha manual de dados é morosa e susceptível de erros. As empresas que usam a recolha de dados da Web certamente, podem automatizar o processo, para que possam gastar o vosso tempo em tarefas mais importantes. A recolha de dados da web é o processo de extração de conteúdos e dados de um sítio web através da utilização de programas automatizados chamados bots.

Web Scrapping

O Web Scrapping é o processo de extração de conteúdos e dados de um site web através da utilização de programas automatizados chamados bots. O Web Scrapping, em contraste com a Scrapping do ecrã, que apenas copia os pixels que são exibidos no ecrã, extrai o código HTML por baixo, e juntamente com ele, os dados que são armazenados numa base de dados. O conteúdo de um website inteiro pode então ser replicado noutro local pelo Scrapper.

A prática do Web Scrapping é utilizada numa grande variedade de negócios digitais que dependem da recolha de dados. Entre as aplicações aceitáveis encontram-se:

  • Os bots dos motores de busca vão fazer um scan a um site web a fim de avaliar o seu conteúdo e determinar onde este deve ser classificado.
  • Os sites de comparação de preços utilizam frequentemente bots para obter automaticamente preços e descrições de produtos a partir dos sites de vendedores afiliados.
  • As empresas que realizam pesquisas de mercado utilizam Scrappers para recolher dados de comunidades em linha e meios de comunicação social (por exemplo, para análise).

A Importância da Fiabilidade, Confiança e Transparência na Recolha de Dados 3

Conclusão:

Em geral, é evidente que a recolha de dados só está a tornar-se mais integrada na nossa vida quotidiana e nas interações que fazemos online. Como tal, é essencial que as empresas abordem a questão da recolha de dados com uma postura firme, confiança e transparência. Aqueles que o fizerem poderão manter a confiança dos seus clientes e seguidores enquanto ainda trabalham para os seus objetivos, sejam eles objetivos de marketing ou tecnológicos. Além disso, os vários elementos de segurança devem ser frequentemente avaliados para garantir a segurança dos clientes e das suas informações pessoais. Ao compreender a importância das políticas e práticas de recolha de dados que enfatizam a firmeza, segurança, confiança, bem como transparência, as empresas podem posicionar-se melhor para terem êxito, ao mesmo tempo que protegem a privacidade dos utilizadores.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!