Android Geek
O maior site de Android em Português

Que smartwatch escolher para 2020?

Para os amantes de tecnologia que partilham uma paixão por relógios, não poderia ter sido inventada melhor tecnologia que os Smartwatches. É de facto ótimo podermos ter a tecnologia do nosso quotidiano imbutida no pulso e consultarmos as nossas notificações com apenas um olhar.

Para os amantes de tecnologia que partilham uma paixão por relógios, não poderia ter sido inventada melhor tecnologia que os Smartwatches. É de facto ótimo podermos ter a tecnologia do nosso quotidiano imbutida no pulso e consultarmos as nossas notificações com apenas um olhar. Neste artigo gostaria de esclarecer, de um ponto de vista subjetivo, qual é na minha opinião, o melhor smartwatch “do momento” que podemos comprar em lojas físicas, estando em Portugal.

 A meu ver, o Android Wear (agora denominado WearOS) tem tido uma viagem bastante atribulada, com um software inicial lento, confuso e no qual para ver o que quer que fosse demorávamos como que uma eternidade a navegar pelos menus. Neste momento, e a ser utilizador do mais recente WearOS 2.1, já disponível na maioria dos smartwatches posso conferir que está bastante polido, intuitivo e fácil de utilizar.

Melhor escolha

Na categoria WearOS decidi coroar como vencedor o Huawei Watch 2, que apesar de ser mais antigo, apresenta-se como um smartwatch muito completo (ver características aqui).

Novos Smartwatches Com O Novo Chipset Da Qualcomm Esperado Para O Final De 2018 Androidgeek Androidgeek.jpg

Apesar da Huawei ter lançado recentemente o seu “novíssimo” smartwatch (Huawei watch GT 2), acredito que o seu antecessor se apresenta mais completo pois ao GT faltam as Apps, o Assistant e todas as vantagens do WearOS. Isto tudo porque a Huawei decidiu, tal como outros OEM já o tinham feito, aventurar-se com o seu próprio OS, o “LightOS” .

Boa escolha

Quanto ao Galaxy Watch, a aposta da Samsung, é um conceito bem executado e mesmo com o seu próprio OS consegue oferecer vantagens sobre o Huawei Watch 2 tais como melhor “fitness tracker”, com mais exercícios e opções à escolha e agora com MBWay, para pagar com o pulso em retalhistas selecionados.

Que smartwatch escolher para 2020? 1

Penso que o Tizen está também mais polido que o próprio WearOS, em termos de facilidade de uso e também do ponto de vista estético. Mas, como todos os lados têm um senão, a falta de apps essenciais como o Maps, o Messenger, etc. e também a falta da google assistant, colocam-no a meu ver, numa situação de inferioridade quanto ao Huawei watch 2. É importante ter em conta que a assistente incluída no Galaxy watch, apesar de ser apresentada em termos de marketing como a “Bixby”, tal não é verdade e é apenas o S Voice, com um novo nome. Vale salientar que se tens um dispositivo iOS não vale sequer a pena pensar em emparelhar um smartwatch com WearOS ao teu iphone, pois tem muitas limitações (como não poder atender chamadas, responder a mensagens, e muitas vezes a própria sincronização smartwatch-smartphone não é bem efetuada).

Huawei Watch GT 2 um relógio real com corpo de metal

O Huawei Watch GT 2 parece ,tal como o seu antecessor um relógio clássico e tem uma caixa redonda de aço inoxidável. Dois botões na lateral direita, e um aspecto clássico e elegante, mantendo ainda assim alguma versatilidade que vos vai permitir usa-lo em quase todas as ocasiões.

 

AndroidPIT huawei watch rs hr sensor
O sensor de frequência cardíaca funciona com aprendizagem de máquina.

As braceletes do Huawei Watch GT 2 são feitas de silicone ou couro, vêm duas na caixa. O relógio da Huawei é resistente à água até 5 ATM e também pode ser usado para natação.

O Huawei Watch GT 2 é muito confortável no pulso, pois apesar se ser feito de metal e ter dimensões de relógio de pulso de homem é muito leve confortável no pulso. A bracelete de couro da nossa unidade de análise é bastante suave e encaixa confortavelmente à volta do pulso.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Unboxing Huawei Watch GT 2

Uma publicação compartilhada por androidgeek.pt (@androidgeek.pt) em

Muitos recursos de fitness no Huawei Watch GT 2

O que é fantástico neste relógio ,tal como no anterior, são os recursos clássicos de rastreador de fitness: contagem de passos, sensor de frequência cardíaca - com alarme ajustável para frequência cardíaca permanentemente alta -, detecção de movimento muito precisa. Além disso, o rastreio do sono que é algo que acho muito interessante. Se quiserem usá-lo para dormir, lembrem-se de definir o relógio para "Não incomodar" na hora de dormir, caso contrário, o visor luminoso acenderá toda vez que se virarem na cama.

Com o Watch GT 2 o utilizador pode monitorizar os seus resultados em vários desportos: corrida (indoor / outdoor),  caminhada, cross-country, ciclismo (indoor / outdoor), natação (indoor / outdoor) e rastreio livre ( Huawei chama-lhe "free training" ). Podemos entrar rapidamente na lista de desportos através da parte inferior dos dois botões. Para tudo o que acontece ao ar livre, o Watch GT 2 procura por um sinal de GPS, e geralmente encontra de forma muito rápida e precisa.

Para um atleta, um sensor de frequência cardíaca Huawei TruSee 3.0 mede o batimento cardíaco, graças a aprendizagem de máquina, a medição deve ser muito precisa. A comparação directa é difícil, mas o relógio mede o pulso de forma consistente e sem problemas. Mesmo com exercícios como flexões, onde os pulsos são dobrados, o Watch GT monitoriza sempre a frequência cardíaca correctamente.

 

O poder escondido

O que diferencia o Huawei Watch GT 2 da maioria dos outros smartwatches é a duração da bateria. Esta é extremamente longa, de modo que o relógio pode passar sem carregamento por quase um mês inteiro (3 semanas na verdade).  Qualquer pessoa que tenha activado notificações, monitorização regular da frequência cardíaca e outras coisas, pode esperar uma autonomia de duas semanas.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Huawei Watch GT2

Uma publicação compartilhada por androidgeek.pt (@androidgeek.pt) em


Isto é absolutamente extraordinário quando comparado com outros Smartwatches com Wear OS que têm que ser carregados todas as noites. Mesmo tendo em conta que este Huawei Watch GT 2 é mais limitado do que Wearables com Wear OS, não deixa de ser uma autonomia extraordinária.

Mesmo com monitorização e notificações de frequência cardíaca ativadas permanentemente, o Watch GT 2 dura duas semanas, isto inclui o rastreio do sono. Sim, temos menos opções com o Huawei Watch GT 2 do que com um Smartwatch real, mas a bateria compensa (para mim) facilmente a grande maioria dos recursos em falta.

Conclusão

Concluindo, se não és alguém que necessita da assistant e que apenas a usa muito pontualmente e que não te prendes pela falta de algumas apps essenciais aconselho, de facto, o Galaxy watch pela sua complexidade de “fitness tracking” e até pela sua autonomia que a Samsung diz variar entre 4 a 7 dias, conforme o uso que damos ao smartwatch e conforme a versão que possuímos. A versão de 46mm possui uma autonomia mais alargada. Se, por outro lado possuis estas necessidades aconselho o Huawei Watch 2, sem dúvida, porque acho que a sua experência até ao momento não foi batida por qualquer outro competidor que se tenha aventurado pelos “mares atribulados do wearOS”.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais