Android Geek
O maior site de Android em Português

Se usam um carregador de smartphone genérico, leiam isto antes que seja tarde demais

Apostamos que nem sequer pensaram duas vezes sobre o perigo que se coloca.

Admitam. De uma vez ou outra, usam um produto genérico como carregador para o vosso telefone. Apostamos que nem sequer pensaram duas vezes sobre o perigo que se coloca.

No início deste mês n um estudo da Annermergmed  Medicina  publicado (através da Gizmodo) continha informação provada que a maioria dos carregadores genéricos apresenta um maior "risco elétrico" (também conhecido como choque ou eletrocussão). A informação inclui alguns exemplos, onde se incluem um de uma menina de 19 anos que estava deitada na cama enquanto usava uma corrente no pescoço. Com um carregador genérico de iPhone por baixo do travesseiro e obviamente ligado à corrente, sentiu uma sensação de queimadura na parte de trás do pescoço e uma dor intensa. Acabou no hospital com uma queimadura grave.

A informação diz que a queimadura foi causada pelo carregador genérico ao entrar em contato com a corrente no pescoço. O estudo mencionado acima observou que a maioria das investigações sobre os carregadores genéricos de iPhone concluem que eles "falham nos testes básicos de segurança, o que os torna um risco maior de danos eléctricos". Carissa Bunke, MD, médica residente na pediatria do Hospital Infantil C.S. Mott, da Universidade de Michigan e principal autora do estudo, afirma que crianças e adolescentes são quem está em maior risco; porque eles estão sempre com os seus telefones. Dr. Bunke adverte que as pessoas não devem dormir com os seus telefones enquanto estão a carregar. Além disso,  afirma que os carregadores de telefone não devem ser deixados ligados a uma tomada sem que a outra extremidade do cabo esteja conectada ao telefone. "Mesmo com um dispositivo de baixa voltagem, se a corrente estiver alta, o choque elétrico pode ser forte", disse a médica. Além de receber tratamento para uma queimadura que pode exigir enxertos dolorosos de pele e consultas regulares num centro de queimaduras, um choque elétrico também pode afetar os ritmos cardíacos.

Um carregador genérico de iPhone matou uma mulher na China há seis anos

Um estudo realizado no Reino Unido por um grupo chamado Electrical Safety First recebeu 64 carregadores genéricos da Apple para um teste. 58% dos carregadores apresentavam um "colapso da barreira de isolamento" levando-os a falhar no teste de resistência elétrica. Outro teste a 400 carregadores genéricos para iPhone descobriu que 22 deles foram danificados imediatamente durante o processo de teste. Dos 400 carregadores testados, apenas três deles passaram no teste de resistência elétrica. 

"Carregadores de telefone genéricos podem causar queimaduras ou eletrocuções.  Como dissemos acima, são as crianças e adolescentes que correm maior risco de sofrer acidentes devido ao uso frequente de dispositivos móveis. Eles devem ser aconselhados a não dormir com os seus telefones ou dispositivos móveis na cama e evitar deixar o carregador ligado." quando não estiver ligado a um telefone. "-", disse Carissa Bunke, MD, médica residente em pediatria do Hospital Infantil CS Mott da Universidade de Michigan.

Neste artigo citamos um estudo que foi baseado na utilização de carregadores genéricos para iPhone, mas devemos assumir que os mesmo factos são aplicáveis em carregadores genéricos para equipamentos Android.

Se não quiserem comprar um carregador da marca, que pode ser relativamente dispendioso, devem no mínimo, comprar um que tenha sido certificado.