Android Geek
O maior site de Android em Português

Smartphone da Microsoft Surface Duo aproxima-se do antecipado lançamento

O Surface Duo esteve na nossa opinião demasiado tempo na gaveta. O sistema dobrável com uma dobradiça no meio do ecrã, um SoC de 2019, uma bateria de menos de 4000mAh parecem ser os ingredientes certos para um fracasso em 2020.

A nova aposta da Microsoft no mercado mobile chegará com um novo smartphone designado por Micrsoft Surface Duo de ecrã duplo e este modelo visitou recentemente a FCC. Hoje, podemos partilhar convosco que o dispositivo Android recebeu certificação Bluetooth , o que tudo isso significa é que a Microsoft deve estar prestes a oficializar o seu dispositivo de produtividade antes que a Samsung apresente o Galaxy Z Fold 2 a 5 de agosto. A certificação Bluetooth SIG mostra que o dispositivo possui um número de modelo de 1930, que é o mesmo número de modelo que a documentação da FCC aponta ao Surface Duo. Segundo o SIG, o dispositivo contará com Bluetooth 5.0.

Microsoft pode lançar o Surface Duo antes do esperado

Podemos não incluir o Surface Duo na mesma categoria que o dobrável da gigante sul coreana, mas a Microsoft parece querer compará-los. O Duo não possui um ecrã flexível como o Galaxy Z Fold 2, mas conta com dois ecrãs e uma dobradiça revolucionária de 360 ​​graus; esta opção poderia permitir ao utilizador formar um ângulo de 90 graus entre os dois ecrãs, permitindo que o Duo fosse usado como um mini laptop. Ou com os dois ecrãs dobrados como um "V" invertido, o Duo pode ser mesmo colocado numa mesa de cabeceira e usado como um despertador.

O Surface Duo vem com um par de displays AMOLED de 5,6 polegadas que se abrem para formar um ecrã de 8,3 polegadas do tamanho de um tablet com a dobradiça mencionada no meio. A plataforma móvel Snapdragon 855, o principal Chipset da Qualcomm em 2019, estará no seu interior, com 6 GB de memória e opções de armazenamento de 64 GB, 128 GB e 256 GB. Uma única câmara de 11MP é o sensor principal e tudo isto é alimentado graças a uma bateria com capacidade de 3460mAh.

O Surface Duo suporta 4G LTE e não possui um modem 5G. Isso não impede a Microsoft de seguir o que a Samsung fez com o Galaxy Z Flip e adicionar uma variante do Surface Duo 5G mais adiante. Mas isso é apenas uma possibilidade se o modelo original vender bem.

 

 

O Google tem vindo a trabalhar com a Microsoft para otimizar suas aplicações para ecrãs duplos. Enquanto alguns esperavam que a Microsoft recuperasse o sistema operativo Windows Phone, a chamada "falta de aplicações" é um obstáculo demasiado difícil de transpor. Um dos maiores problemas com que se depararam os utilizadores do Windows Phone no passado era a escassez de aplicações na Microsoft Store. Isto gerou um ciclo vicioso sem fim à vista, os programadores recusavam-se a criar uma versão para Windows Phone das suas aplicações por causa da quota de mercado microscópica do sistema operativo no mercado de smartphones. Não ter essas aplicações disponíveis foi o que impediu o Windows Phone de aumentar a participação de mercado.

Além disso, a Microsoft possui algumas patentes relacionadas ao Android; mesmo nas melhores épocas, a Microsoft ganhava mais dinheiro com as patentes do que em equipamentos com o Windows Phone.

O Surface Duo esteve na nossa opinião demasiado tempo na gaveta. O sistema dobrável com uma dobradiça no meio do ecrã, um SoC de 2019, uma bateria de menos de 4000mAh parecem ser os ingredientes certos para um fracasso em 2020.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!