Será que precisamos de uma nova versão Android todos os anos? Ou é só para igualar a Apple?

Estes lançamentos anuais são realmente benéficos para os utilizadores ou apenas outra forma de o Google se manter um passo à frente dos concorrentes? Estas são as questões que iremos explorar neste artigo .

Estes lançamentos anuais são realmente benéficos para os utilizadores ou apenas outra forma de o Google se manter um passo à frente dos concorrentes? Estas são as questões que iremos explorar neste artigo .

Alguma vez se perguntou porque é que o Google lança uma nova versão do Android todos os anos? Será realmente necessário que nos mantenhamos a par de todas as actualizações frequentes? Estes lançamentos anuais são realmente benéficos para os utilizadores ou apenas outra forma de o Google se manter um passo à frente dos concorrentes? Estas são as questões que iremos explorar neste artigo .

Iremos discutir se o Android precisa ou não de uma nova versão todos os anos e se é realmente benéfico para os utilizadores de smartphones. Ao longo dos últimos anos, o Android tem registado grandes mudanças e melhorias. Com cada actualização anual, o Android trouxe à tona novas funcionalidades, bem como correções de bugs, melhoria da duração da bateria e muito mais. Mas será que ainda poderíamos beneficiar destas actualizações anuais sem ter de esperar mais um ano inteiro?

Também vamos ver como o Google está a tentar assegurar que as suas actualizações sejam úteis e benéficas, introduzindo lançamentos trimestrais de plataformas entre as principais. Podem todas estas melhorias ser feitas sem sacrificar o desempenho ou a estabilidade? A actualização frequente leva realmente a uma melhor experiência do utilizador ou é apenas uma desculpa para os fabricantes criarem mais dispositivos que funcionem em versões mais recentes do SO? Responderemos a todas estas perguntas à medida que nos aprofundarmos na razão pela qual o Android já não precisa de uma nova versão todos os anos.

Desde a versão 9 Pie, o Google tem lançado uma nova grande actualização para o Android todos os anos entre Agosto e Setembro. E o trabalho na pré-visualização do programador da versão seguinte começa cerca de seis meses mais tarde. Na realidade, a situação é ainda mais complexa porque há também lançamentos de plataformas trimestrais. Quais são teoricamente lançamentos intermédios trimestrais entre lançamentos principais? Anualmente, vemos discussões sobre como o Android está constantemente a melhorar. Mas neste artigo, discutiremos se estas actualizações anuais já não são realmente necessárias.

Precisamos de ter uma nova versão Android todos os anos?

Será que precisamos de uma nova versão Android todos os anos? Ou é só para igualar a Apple? 1

O Google actualiza-se mais frequentemente do que a Apple; também lança os seus novos iPhones em Setembro, juntamente com o novo iOS todos os anos. No entanto, a comparação dos dois sistemas operativos faz sentido do ponto de vista dos media. Não faz praticamente qualquer sentido.

Porque o Google tem uma estratégia distribuída, o Android, ao contrário do iOS, requer cada vez menos actualizações do sistema operativo para fornecer novas funções aos seus utilizadores. Não importa a marca de smartphone do utilizador ou a versão Android, o objectivo do Google a partir do triplo projecto é actualizar o maior número possível de componentes através da Play Store / Play Services para o maior número possível de utilizadores ao mesmo tempo.

No iOS, as coisas são diferentes, e por vezes a actualização de algumas aplicações e características requer também a actualização do sistema operativo. Para ver a frequência com que os novos iPhones requerem realmente um novo sistema operativo, a Apple produz tanto hardware como software; e o primeiro é feito tendo em conta as particularidades do segundo.

Em suma, combater a Apple desta forma é absurdo porque as motivações da empresa Cupertino são diferentes das do Google e do Android.

Como o Android é tão variado, é deslumbrante. Há tantos produtores diferentes (a Samsung obviamente está a vender a maioria deles todos). E cada um deles tem uma interface única que visa melhorar o Android. Ou, caso contrário, torná-lo mais único para os seus utilizadores. É lamentável que vários OEMs estejam a ter mais dificuldade em acompanhar as actualizações. Especialmente desde que o Google tem dado ao sistema operativo actualizações anuais.

Os fabricantes de terceiros estão a ficar para trás

Será que precisamos de uma nova versão Android todos os anos? Ou é só para igualar a Apple? 2

Não resta muito tempo entre um lançamento importante de Android e o seguinte. E não há tempo suficiente para que produtores terceiros intervenham e acrescentem algo de novo às suas interfaces. No máximo, fá-lo-ão no lançamento da próxima versão do SO, mas a adição de novas funcionalidades adicionais (para além das trazidas pelo Google e que depois precisam de ser implementadas ou não) resulta facilmente em atrasos que os utilizadores mais dedicados não irão gostar.

MIUI, One UI, Color OS, etc. são menos dinâmicos do que eram em tempos. Isto deve-se, em parte, ao facto de terem de acompanhar o ritmo acelerado de lançamento da sua versão do novo Android todos os anos, o que frequentemente introduz alterações que podem já estar presentes há algum tempo na interface do utilizador.

Não me interpretem mal; as actualizações são importantes, particularmente as actualizações de segurança que acrescentam mais um tijolo à defesa de cada smartphone. Dito isto, a necessidade de lançar um Android 13. O que aos olhos dos utilizadores é apenas um 12.1. E forçar vários produtores a actualizar o mais rapidamente possível, não faz sentido.

E o mesmo argumento também pode ser válido para Wear OS. Que tem uma história mais complicada do que o Android, mas que recentemente foi renovado.

Dado o sucesso do Apple Watch, talvez valesse a pena dar mais atenção às novas versões. Mas isto não implica necessariamente que elas se tornem anuais. O Google deveria adoptar um novo método mais frequente de actualizações.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!