Android Geek
O maior site de Android em Português

São desenvolvimentos como este que vamos perder se a Huawei sair do mercado de smartphones

Os engenheiros da Huawei estão permanentemente à procura do futuro do smartphone e a verdade é que, de Shenzhen, têm vindo algumas boas ideias que nunca é fastidioso conhecer. O gigante chinês tem na manga o HarmonyOS que assim que estiver pronto terá argumentos para supreender, mas também muito interessante é o carregamento de laser sem fio que a Huawei acabou de patentear.

As equipas de P&D da Huawei continuam a trabalhar para nos trazer a tecnologia do futuro, hoje vamos falar de carregamento a laser que promete finalmente dar um passo de gigante na direcção de carregamentos True Wireless.

Os engenheiros da Huawei estão permanentemente à procura do futuro do smartphone e a verdade é que, de Shenzhen, têm vindo algumas boas ideias que nunca é fastidioso conhecer.

O gigante chinês tem na manga o HarmonyOS que assim que estiver pronto terá argumentos para supreender, mas também muito interessante é o carregamento de laser sem fio que a Huawei acabou de patentear.

O mais recente da Huawei, carregue o seu celular a laser

Huawei quer smartphones que carreguem sem e patenteou o carregamento usando lasers

A Huawei tem encetado esforços em desenvolver novos métodos de carregamento sem fio que assegurem melhor desempenho do que o padrão Qi, e agora Android Authprity mostra-nos um sistema de carregamento a laser que permitirá carregar sem necessidade de carregadores sem fio, bases de carregamento ou outros acessórios.

Aparentemente, a Huawei tem patenteado um verdadeiro carregamento sem fio e afirma que em duas ou três gerações poderá ser uma realidade comercial em dispositivos móveis, a Huawei pegou na ideia de ondas de rádio para carregar um telefone, mas neste caso irá fazê-lo através de lasers que evitam a necessidade de acessórios ligados.

Nos escritórios da Huawei as boas ideias nunca acabam e enquanto esperamos pelo HarmonyOS já nos mostraram um sensor de impressão digital integrado que usa toda a frente do aparelho e agora também um sistema de carregamento sem fio a laser

 

E este carregamento de laser Huawei, o que é e como funcionaria?

O desenvolvimento da Huawei permitiria que vários utilizadores com dispositivos compatíveis carregassem os seus dispositivos sem fio, tornando o processo o mais fácil possível para o utilizador, como pode ser visto no vídeo, através de um módulo sem fio fixo instalado em qualquer sala.

O que a Huawei anuncia é, na verdade, a possibilidade de carregar os nossos smartphones a distâncias médias e longas, e não apenas telefones, mas qualquer outro tipo de dispositivo desde laptops a drones que possam operar assim ininterruptamente dentro de um armazém industrial, por exemplo.

Caso a segurança vos preocupe, a Huawei incluiu módulos de carregamento a laser com uma funcionalidade baseada em IA que detecta olhos no caminho do feixe de laser, desligando a carga para proteger pessoas e animais de estimação.

Questionados sobre uma maior especificidade na tecnologia utilizada, da Huawei eles explicaram que seria algo como instalar uma célula solar em miniatura nos dispositivos, e o módulo fixo seria o emissor de raios solares. Na verdade, eles basearam o seu design em calculadoras solares antigas.

O número de dispositivos simultâneos que podem ser carregados, bem como a velocidade de carregamento e degradação da bateria são detalhes que não foram revelados e são certamente os desafios que a Huawei terá que superar para incluir esta tecnologia em dispositivos finais.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!