Samsung e OPPO estão a desenvolver SoCs próprios

A Samsung e a Oppo estão a cooperar porque querem competir diretamente com a Apple. Além disso, a Xiaomi, Honor e outros fabricantes também estão a trabalhar em chips. Assim, podemos dizer que o mercado Android está a trabalhar para dar uma boa luta.

Samsung e Oppo estão a planear produzir chips personalizados para contrariar os chips da Apple. Anteriormente, a Oppo usou o primeiro chip de imagem auto-desenvolvido, MariSilicon X no Find X5. Este chip usa o novo conceito de arquitetura dourada da DSA e o processo avançado de 6nm da TSMC. O MariSilicon X pode realizar cálculos de IA de 18 triliões por segundo, superando o poder de computação de 15,8Tops do chip A15 da Apple. É o melhor chip NPU móvel do mundo de hoje.

Como relatado anteriormente, o chefe do smartphone da Samsung, Roh Tae-moon afirma que a Samsung irá desenvolver um chip único para os modelos da série Galaxy. De acordo com as especulações, a razão para o impulso para desenvolver o novo chip deve-se ao fraco desempenho do chip Exynos 2200. Este processador principal tem problemas de GPS e um mau desempenho no arrefecimento.

Samsung e OPPO estão a desenvolver SoCs próprios 1

A Samsung e a Oppo estão a tomar esta decisão porque querem competir diretamente com a Apple. Além disso, a Xiaomi, Honor e outros fabricantes também estão a trabalhar em chips. Assim, podemos dizer que o mercado Android está a trabalhar para dar uma boa luta.

Próximo Exynos da Samsung irá focar-se no desepenho e eficiência energética

Exynos é uma marca de processadores da Samsung Electronics que usa a arquitetura ARM. Desde o início desta marca de chips, em fevereiro de 2011, os seus chips estão principalmente nos smartphones da Samsung. A série anterior Exynos teve um desempenho relativamente bom, no entanto, nos últimos anos, o desempenho dos chips da série Exynos não tem sido satisfatório. O fosso entre a Samsung, a MediaTek e a Qualcomm está a aumentar.

De acordo com relatos da Coreia do Sul, a Samsung planeia desenvolver uma nova geração de chipsets. O presidente da Samsung e responsável pelo negócio da MX, TM Roh, afirmou que vai fabricar SoCs “únicos” exclusivamente para os smartphones Galaxy.

Samsung e OPPO estão a desenvolver SoCs próprios 2

O chipset será diferente de outros produtos no mercado, irá focar-se na melhoria do desempenho e da eficiência energética. O plano atingiu o público durante uma reunião a sós na Samsung.

Ao explicar como a empresa irá resolver a disputa do Game Optimization Service (GOS), a Samsung revela a existência do novo chip. O GOS é uma aplicação pré-instalada nos telemóveis da Samsung que impede o telefone de sobreaquecer limitando o desempenho do telefone. Após críticas da GeekBench e do público, a empresa posteriormente atualizou e desbloqueou o programa restrito.

Além disso, diz-se que a empresa está possivelmente a colocar no seu próximo Galaxy S22 FE e Galaxy S23 de próxima geração com um chip MediaTek. Neste momento, não esclareceu se o seu novo SoC é co-desenvolvido com a MediaTek.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!