Russos não conseguem fazer download do Windows do site da Microsoft

No início de Março, a Microsoft anunciou uma decisão de suspender todas as novas vendas na Rússia, e três meses depois, anunciou a redução de mais de 400 empregados locais da empresa. Talvez o encerramento do acesso para download do Windows e a ferramenta auxiliar Media Creation Tool foi o resultado desta decisão.

A Microsoft, sem qualquer anúncio, fechou o acesso russo ao download de imagens do Windows 10 e 11, bem como o utilitário Media Creation Tool. Ainda não temos comentários da empresa, contudo, por experiência, foi possível determinar que os utilizadores podem contornar a restrição, alterando o endereço IP e o idioma do site.

No início de Março, a Microsoft anunciou uma decisão de suspender todas as novas vendas na Rússia, e três meses depois, anunciou a redução de mais de 400 empregados locais da empresa. Talvez o encerramento do acesso para download do Windows e a ferramenta auxiliar Media Creation Tool foi o resultado desta decisão. Ao tentar descarregar as imagens e o utilitário, aparece uma mensagem de erro, neste último caso trata-se de um erro 404.

Russos não conseguem fazer download do Windows do site da Microsoft 1

Microsoft fecha acesso a download do Windows aos Russos , mas é possível contornar isto.

Como sugerido pelo CNews e DTF, a restrição não depende do fornecedor e é válida para todos os utilizadores russos, os residentes do Cazaquistão também reportaram o problema, mas estes foram casos isolados. A hipótese revela-se verdadeira devido à forma relativamente simples de contornar a restrição. Para descarregar uma imagem de um dos Windows disponíveis, é necessário alterar o endereço IP, por exemplo, indo ao website da Microsoft via VPN. Ao mesmo tempo, é desejável instalar uma língua diferente para o site, qualquer outra que não seja o russo, caso contrário, este método pode não funcionar.

Russos não conseguem fazer download do Windows do site da Microsoft 2

De acordo com StatCounter, a família de sistemas operativos Windows é a plataforma desktop mais popular do mundo; com uma quota de 75,54% em Maio de 2022. O segundo lugar vai para a família MacOS com 14,98%, seguido dos sistemas Linux (excluindo ChromeOS) com uma quota de 2,45%.

Recordamos que, para além da Microsoft, o acesso aos recursos da Intel e da IBM por parte dos russos foi fechado. O site do primeiro aparece incorretamente, e o segundo mostra uma mensagem sobre a indisponibilidade de conteúdo. Os utilizadores russos também perderam a oportunidade de aceder às bibliotecas de fotos Pixabay e Pexels gratuitas.

Rússia está a responder provavelmente à proibição tecnológica

O vice-ministro russo do Comércio Vasily Shpak, em resposta a uma pergunta de um repórter da Reuters, disse que a mudança proporcionaria uma oportunidade de “realinhar as cadeias de abastecimento agora partidas e criar novas cadeias”. Contudo, o “Economic Times” da Índia acredita que esta medida é uma retaliação à anterior proibição internacional do fornecimento de semicondutores relacionados necessários para a produção russa de microchips.

Rússia restringe exportação de gases inertes, e torna difícil alguns países produzirem eletrónicos 2

O “Economic Daily” dos media taiwaneses, disse que sem o néon, argon, hélio e outros gases da Rússia, pode ser mais difícil para alguns países produzir produtos electrónicos. A Rússia fornece 30% do gás de néon do mundo. Em Abril, a Casa Branca advertiu que os fabricantes de chips tinham melhor descentralizado as suas cadeias de abastecimento para evitar que a Rússia restringisse algumas matérias-primas chave necessárias para fazer chips em retaliação às sanções tecnológicas impostas pela Europa e pelos Estados Unidos.

Isto está a tornar-se cada vez mais interessante a cada dia que passa e este é um grande teste para os EUA. Os Estados Unidos são a maior nação contra a Rússia e o mundo espera que este país apresente uma reação a cada ação da Rússia.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Fonte em russo