macOS Ventura revelado oficialmente na WWDC 2022

A nova actualização chegará aos computadores Mac elegíveis no Outono. Se tem estado à espera de grandes novidades com o novo macOS, mantenha as expectativas baixas. É certamente uma melhoria, mas o estilo visual está intacto com a actualização.

Ontem foi um grande dia para os entusiastas da Apple. Afinal, a empresa na WWDC 2022 desvendou várias novidades. A empresa lançou o iOS 16, iPadOS 16, watchOS 9, e até um novo processador Apple M2. Obviamente, a empresa também apresentou a nova versão do macOS para os seus computadores – macOS Ventura.

A nova actualização chegará aos computadores Mac elegíveis no Outono. Se tem estado à espera de grandes novidades com o novo macOS, mantenha as expectativas baixas. É certamente uma melhoria, mas o estilo visual está intacto com a actualização.

macOS Ventura revelado oficialmente na WWDC 2022 1

Stage Manager

O macOS Ventura traz o Stage Manager como uma das suas maiores actualizações. Para quem não tem conhecimento, é uma versão revista do Mission Control que acedem a partir do Command Center. Enquanto o Mission Control é utilizado para mostrar todas as aplicações em execução no ecrã, o Stage Manager irá manter as aplicações atualmente abertas em foco e agrupa as outras aplicações por categoria para o lado. Curiosamente, o utilizador pode sempre estar neste modelo em particular e continuar a trabalhar numa aplicação sem interrupções. Se clicar na aplicação a partir do lado, ela coloca-a em foco para que possa mudar rapidamente para trás e para a frente.

Continuity Camera – Usar o iPhone como webcam no macOS Ventura

O macOS Ventura introduz também um novo modo chamado de Continuity Camera. Permite a utilização do iPhone como webcam. O Mac reconhecerá automaticamente o iPhone e por defeito as suas câmaras, em vez da câmara integrada FaceTime Camera. A Continuity Camera utiliza a “câmara ultrawide” no iPhone para permitir a visualização de secretária. Pode mostrar o rosto da pessoa, bem como uma vista aérea da secretária. Vale a pena notar que o Center Stage, Portrait Mode, e Studio Light também estarão disponíveis aqui.

macOS Ventura revelado oficialmente na WWDC 2022 2

A Apple já anunciou uma parceria com a Belkin. Esta última fará acessórios de montagem especiais que chegarão ao mercado consumidor no final deste ano. Imagine um acessório que lhe permita fixar convenientemente o seu iPhone ao Mac. É provável que venha em breve. Isto pode parecer um gadget para alguns, mas é interessante uma vez que traz uma configuração de câmara super potente como webcam, e também acrescenta todas as características inteligentes do iOS 16 à tona.

Facetime Handoff

Existe também o FaceTime Handoff. Permite-lhe iniciar uma chamada no seu telefone e passá-la para o Mac assim que se aproximar. É também uma funcionalidade eficaz e suave que fortalece ainda mais o ecossistema que a Apple está a tentar construir entre os seus dispositivos.

Spotlight

Existem alguns melhoramentos para o Spotlight. Este recebeu um facelift e é mais inteligente. Também dispõe de um Quick Look para pré-visualização de ficheiros. Os utilizadores poderão encontrar fotografias na biblioteca por localização, pessoas, cenas, ou mesmo objetos. O Live Text permite que o Spotlight procure o texto dentro de uma fotografia. Curiosamente, alguns destes estão também disponíveis dentro do iOS 16. E já que estamos a falar do iOS 16, a actualização para Macs também traz a Biblioteca de Fotografias Partilhadas iCloud. Permite até seis utilizadores criarem e colaborarem dentro de uma biblioteca fotográfica separada.

Passkeys

Há uma nova funcionalidade de substituição da palavra-passe que aterra no interior do Safari designada por “Passkeys”. São chaves digitais únicas que são guardadas no dispositivo. Permite a sua entrada em segurança através de Touch ID ou Face ID. As Passkeys irão sincronizar entre Mac, iPhone, e iPad. Também suporta Apple TV através do iCloud Keychain, e funcionará através de aplicações e websites.

macOS Ventura revelado oficialmente na WWDC 2022 3

Metal 3

Há um novo Metal 3 com MetalFX Upscaling. Permite que os programadores façam renders difíceis com uma resolução mais baixa e depois aplicar o aumento de resolução com anti-aliasing temporal. Traz suporte para jogos como o GRID Legends da EA e o Resident Evil Village da Capcom.

Disponibilidade e equipamentos compatíveis

Os membros do Programa de Desenvolvedores da Apple já podem descarregar e instalar a actualização do macOS Ventura agora mesmo. No entanto, pode vir com bugs. As compilações beta estarão disponíveis a partir do próximo mês. De acordo com a Apple, o software final chegará neste Outono.

Quanto aos dispositivos compatíveis, existe uma boa lista de Macs suportados. Contudo, para aqueles que possuem hardware com mais de cinco anos de idade, é o fim da linha. Os dispositivos mais antigos que recebem suporte são a partir de 2017. Portanto, ainda há suporte para computadores baseados em Intel, mas isso irá mudar assim que a Apple continuar a construir o seu ecossistema baseado em ARM.

Lista de equipamentos compatíveis:

  • iMac – 2017 e posteriores
  • iMac Pro
  • MacBook Air – 2018 e posteriores
  • MacBook Pro – 2017 e posteriores
  • Mac Pro – 2019 e posteriores
  • Mac Mini – 2018 e posteriores
  • MacBook – 2017 e posteriores
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!