"Quem diz que o HarmonyOS é um Android remodelado não percebe nada de software de código aberto"

Wang Chenglu aponta que o desenvolvimento do ecossistema HarmonyOS tem sido muito importante nos últimos dois anos. Atualmente, a Huawei tem centenas de milhões de utilizadores de telefones Huawei e se os utilizadores antigos fizerem upgrade para o HarmonyOS vão ficar surpreendidos.

Wang Chenglu, Presidente do Departamento de Software para Negócios do Consumidor da Huawei deu recentemente uma entrevista aos orgãos de comunicação chineses onde revelou muitas informações sobre o Hongmeng OS (HarmonyOS), Wang abordou a polémica de que o “HarmonyOS é uma cópia do Android”. Wang refere que o facto de muitos "entendidos" tecnológicos terem afirmado que o HarmonyOS é uma cópia do Android mostra que não têm conhecimento suficiente do software de código aberto. Nem todo código Android é desenvolvido pelo Google, a maior parte do código vem da comunidade de código aberto. O Hongmeng OS fará uso da excelente tecnologia e a força do código da comunidade.

“Ao usar o código-fonte do AOSP (Android Open Source Project) como a base do Hongmeng OS e julgar que a Huawei apenas mudou a pele do Android, revela que as pessoas têm pouca compreensão de software de código aberto.” disse Wang

Em outubro deste ano, a Huawei lançará a terceira versão do Hongmeng OS, e o código da comunidade AOSP e a contribuição do Google estarão fora da versão final.

Wang também mencionou que o desafio de desenvolver um sistema operativo não está na tecnologia, mas no ecossistema.Wang aponta que a Huawei instalará o Hongmeng OS em 300 milhões de dispositivos este ano. Entre eles, haverá 200 milhões de smartphones e mais de 30 milhões de unidades onde se incluem smartwatches, ecrãs inteligentes, tablets, colunas inteligentes, bem como produtos de terceiros.

Relacionado:  OPPO prepara-se para revelar a sua ColorOS 12 com base no Android 12

Primeiro smartphone com HarmonyOS em abril:

Durante um evento de lançamento em fevereiro, a Huawei anunciou que HarmonyOS será lançado em abril e o Huawei Mate X2 está no primeiro lote de dispositivos para receber este sistema operativo mais recente. A lista oficial de dispositivos será anunciada durante o lançamento.

Wang Chenglu aponta que o desenvolvimento do ecossistema do Hongmeng OS / HarmonyOS tem sido muito importante nos últimos dois anos. Atualmente, a Huawei tem centenas de milhões de utilizadores de telefones Huawei e se os utilizadores antigos fizerem upgrade para o HarmonyOS vão ficar surpreendidos.

 

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!