Android Geek
O maior site de Android em Português

O potencial substituto do Google para Android, o Fuchsia OS, visto num dispositivo Huawei

O Android tornou-se um nome familiar, quase tão popular quanto marcas como Coca-Cola. O sistema operativo do Google está a ser executado em biliões de dispositivos e detém a maior parte do mercado de smartphones.

O Android tornou-se um nome familiar, quase tão popular quanto marcas como Coca-Cola. O sistema operativo do Google está a ser executado em biliões de dispositivos e detém a maior parte do mercado de smartphones. A ampla adoção do Android vem com suas próprias desvantagens, uma das quais é a fragmentação da versão entre as centenas de smartphones diferentes que estão a usar o sistema operativo.

Na esperança de corrigir essa e outras imperfeições do Android, o Google está a desenvolver outro sistema operativo de código aberto, chamado Fuchsia. Se esta é a primeira vez que o ouvem falar sobre isso, provavelmente não estão sozinhos, o desenvolvimento não é exatamente publicitado pelo Google. No entanto, agora há uma razão para estarmos mais atentos, segundo o 9to5Google.

Uma recente entrada no Fuchsia Gerrit, o site de gestão de código-fonte para o sistema operativo, afirma que um novo patch adicionou suporte para o Kirin970, o SoC de alto nível da HiSilicon, lançado no ano passado.estecchip pode ser encontrado em equipamentos emblemáticos como Mate 10 Pro e Huawei P20 Pro. Para testar o suporte recém-adicionado, o código principal do Fuchsia foi executado num Honor Play, um equipamento recém lançado com o chip Kirin970. A Honor é uma submarca da Huawei, que usou o Kirin970 em vários telefones de última geração, como já dissemos está presente em diversos omodelos. Isto é intrigante, considerando que os telefones Pixel do Google vêm a usar a plataforma móvel Snapdragon da Qualcomm. A última vez que o Google e a Huawei trabalharam juntos foi no Nexus 6P. Isto é um sinal de que os dois gigantes vão unir os seus poderes novamente? Talvez. Ou talvez os engenheiros da Huawei só queiram uma vantagem inicial quando o sistema operativo estiver pronto para ser lançado e estejam a ajudar no seu desenvolvimento. Se for esse o caso, o gesto nobre levanta mais questões.

Google Fuchsia OS preview [APK download para Android]

De qualquer forma, isso marca um grande passo no desenvolvimento do Fuchsia e mostra que pode estar mais próximo da realidade do que se pensava inicialmente. Os planos do Google para o novo sistema operativo são, um dia, executá-lo em todos os dispositivos fabricados pela empresa, substituindo não apenas o Android, mas também o Chrome OS. É claro que, se outros fabricantes quiserem usá-lo, provavelmente conseguirão, sob certas condições.

Embora esta notícia seja excitante para os nerds dos telefones, e pressupõe que o Google o escolha como o sucessor do Android. Esperamos um dia ver novas versões a serem disponibilizadas nos nossos smartphones numa questão de dias, em vez de meses.

 

Fonte