Por que não vai haver iPhone 14 Mini este ano?

Em 2020, a Apple revelou uma nova estratégia de marketing ao lançar pela primeira vez um modelo Mini com a sua linha iPhone 12. O objetivo é simples: atrair novos clientes com um smartphone mais barato e mais compacto, devido ao seu tamanho reduzido.

De acordo com vários relatórios, a Apple não irá oferecer um iPhone 14 Mini este ano. A razão por detrás desta decisão não é propriamente nenhum segredo. Pois desde a sua estreia em 2020, o formato Mini tem tido uma série de fracassos comerciais. Após várias tentativas sem sucesso, a empresa de Cupertino tenta uma nova fórmula.

Em 2020, a Apple revelou uma nova estratégia de marketing ao lançar pela primeira vez um modelo Mini com a sua linha iPhone 12. O objetivo é simples: atrair novos clientes com um smartphone mais barato e mais compacto, devido ao seu tamanho reduzido. O resultado não foi bom: dois meses após o lançamento oficial, o modelo representou apenas 6% das vendas totais do iPhone. Confrontada com o desastre, a Apple decidiu parar a produção com urgência.

Por que não vai haver iPhone 14 Mini este ano? 1

Porque vai a Apple livrar-se do tamanho pequeno de 5,4 polegadas?

De facto, no ano seguinte, mais uma vez: A Apple lança um iPhone 13 Mini, na esperança de corrigir os erros do passado. Mais uma vez, é um fracasso amargo, que até consegue fazer pior do que o seu antecessor com apenas 3% das vendas. Números de vendas: ninguém quer o iPhone 13 Mini. De facto, os rumores não surpreenderam ninguém quando revelaram que não iria haver um iPhone 14 Mini.

Mas então, porque é que os utilizadores evitam sistematicamente os modelos Mini? Várias razões podem explicar este fenómeno. Primeiro, os utilizadores sempre preferiram, historicamente, os modelos mais premium de cada gama. Mas a verdadeira explicação é provavelmente um erro de marketing por parte da Apple. De facto, de cada vez, o fabricante foca-se sobre o preço em vez do desempenho para promover os seus smartphones.

Por que não vai haver iPhone 14 Mini este ano? 2

Mas que ninguém se deixe enganar. Se o modelo Mini é mais barato que os outros modelos, é mais caro do que um modelo padrão da geração anterior. O problema é que este último é mais eficiente. Não surpreende, portanto, que os utilizadores prefiram optar por um smartphone mais antigo, mas mais rápido e acima de tudo mais barato que o recém-chegado. O iPhone 12 Mini, por exemplo, era menos popular em 2020 do que o iPhone SE, iPhone 11, e iPhone XR.

Além disso, muitos associam o pequeno ecrã com menos qualidade em comparação com os smartphones maiores. Isto não é necessariamente o caso, mas a prova é que os utilizadores optaram mais frequentemente por um telefone com um ecrã maior. E parece que a Apple finalmente o conseguiu entender. Assim, o iPhone 14 mais modesto terá um ecrã de 6,1 polegadas, de acordo com as fugas de informação. Acima de tudo, não lhe será atribuída a menção Mini.