OPPO vai mesmo lançar o seu próprio chipset em 2024

Foi introduzido em dezembro do ano passado e neste momento tornou-se um exclusivo para o smartphone flagship, Oppo Find X5. Ao mesmo tempo, a empresa anunciou oficialmente o desenvolvimento do seu próprio sistema móvel num chip.

Depois de duras sanções dos EUA contra a Huawei, várias empresas chinesas entraram em cena e começaram a desenvolver os seus próprios processadores móveis. Entre elas está a Oppo, que iniciou a sua jornada no mercado dos SoCs com o seu processador de imagem MariSilicon X.

Foi introduzido em dezembro do ano passado e neste momento tornou-se um exclusivo para o smartphone flagship, Oppo Find X5. Ao mesmo tempo, a empresa anunciou oficialmente o desenvolvimento do seu próprio sistema móvel num chip.

OPPO vai mesmo lançar o seu próprio chipset em 2024 1

Agora a empresa continua a desenvolver processadores de sinal (ISP), e no próximo ano a Oppo deverá introduzir um processador de aplicações (AP), construído de acordo com os padrões de tecnologia de processo de 6-nm ou 5-nm da TSMC. E já em 2024, o gigante chinês deverá colocar no mercado o seu primeiro chip móvel completo, criado com tecnologia de 4 nanómetros.

OPPO aposta forte nos processadores móveis flagship

Em termos de desempenho, é pouco provável que os chips da Oppo sejam capazes de desafiar soluções dos fabricantes já reconhecidos no mercados. Afinal, é muito difícil competir no desenvolvimento de um chip flagship com gigantes como a Qualcomm e a Mediatek, e com zero experiência é quase impossível.

Anteriormente foi noticiado que a equipa envolvida na criação de chips da Oppo já tem vários milhares de pessoas, e o salário anual de um número de funcionários ultrapassa um milhão de dólares.

Em notícias relacionadas com a empresa chinesa Oppo, de acordo com fontes da internet, a marca irá anunciar em breve um poderoso smartphone  a funcionar no Android 12. O smartphone já foi certificado por várias empresas.

O smartphone irá trazer o processador Qualcomm Snapdragon 888. O chip combina oito núcleos de computação (um poderoso núcleo Cortex-X1 com uma frequência de até 2,84 GHz, três núcleos de Cortex-A78 produtivos e quatro núcleos Cortex-A55 eficientes em termos energéticos); um acelerador gráfico Adreno 660 e Snapdragon X60 5G modem.

OPPO vai mesmo lançar o seu próprio chipset em 2024 2

O smartphone incluirá 8/12 GB de LPDDR5 RAM e uma capacidade de armazenamento de 128/256 GB. Há uma câmara de 16 megapixels na parte frontal, e uma câmara tripla com sensores de 50, 8 e 2 megapixels na parte traseira.

Portanto, estamos a falar da presença de um ecrã Full HD + AMOLED de 6.62 polegadas; com uma resolução de 1080 × 2400 pixels e uma taxa de atualização de 120 Hz. A energia será fornecida por uma bateria de 5000 mAh com suporte para carregamento de 80 watts.

Além disso, entre outras coisas, irá ter um scanner de impressões digitais no ecrã, Wi-Fi 6 802.11ax 2X2 MIMO; e são mencionados adaptadores Bluetooth 5.2, uma porta USB Type-C e um controlador NFC. Dimensões – 162,7 × 75,7 × 8,68 mm, peso – 196 g. No entanto, vamos certamente descobrir mais detalhes nos próximos dias.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!