OnePlus 10 Ultra pode ter câmara periscópio e bater Galaxy S22

À medida que a série OnePlus 10 se aproxima do lançamento global, parece que ainda existem algumas dúvidas sobre o seu conjunto de características. Alguns rumores sugerem que a versão Ultra do OnePlus 10 terá uma câmara de periscópio, o que o colocaria em posição de competir com dispositivos como o Galaxy S22 Ultra. A OnePlus ainda não confirmou ou negou estes rumores, mas esperamos saber mais em breve.

À medida que a série OnePlus 10 se aproxima do lançamento global, parece que ainda existem algumas dúvidas sobre o seu conjunto de características. Alguns rumores sugerem que a versão Ultra do OnePlus 10 terá uma câmara de periscópio, o que o colocaria em posição de competir com dispositivos como o Galaxy S22 Ultra. A OnePlus ainda não confirmou ou negou estes rumores, mas esperamos saber mais em breve. Entretanto, vamos ver o que este telefone pode oferecer e como se poderia comparar com outros dispositivos no mercado.

Estamos ansiosos para saber quando o OnePlus 10 Pro vai finalmente sair da China, mas o nosso foco talvez deva ser num potencial modelo Ultra que não foi ainda visto em nenhum mercado.

OnePlus 10 Ultra pode ser a arma secreta para a Europa

A TechInsider (via PhoneArena) publicou um tweet com as imagens que podem ver aqui, tiradas de uma patente registada pela OnePlus em Setembro. Embora à primeira vista pareça o OnePlus 10 Pro com o qual já estamos familiarizados, existe uma diferença importante:

Estamos a falar das câmaras dentro da lombada a transbordar na parte superior esquerda das costas do telefone. No 10 Pro, existem quatro círculos, contendo três câmaras e um módulo de flash. Nestas ilustrações, os dois círculos inferiores são removidos para dar lugar a uma abertura rectangular da câmara com uma barra longa que se estende até ao lado direito. Há também um pequeno retângulo no canto superior direito do bloco da câmara que não está presente no OnePlus 10 Pro, que presumimos ser a nova posição do flash.

OnePlus 10 Ultra pode ter câmara periscópio e bater Galaxy S22 1

Uma câmara a ocupar este espaço e usando uma abertura rectangular sugere que esta seria uma câmara telefoto periscópica. Enquanto o OnePlus 10 Pro usa uma câmara de telefoto relativamente potente de 3.3x, isso não é nem perto do que conseguem alguns telefones. O Samsung Galaxy S22 Ultra, por exemplo, diz-se que tem uma câmara teleobjectiva de zoom óptico de 10x. Portanto, se a OnePlus quiser ter uma palavra a dizer no segmento de telefone “Ultra”, precisa de um zoom mais potente.

A OnePlus já tem uma parceria com o fabricante de câmaras Hasselblad para ajudar na fotografia, mas para melhorar o hardware, basta olhar para a sua irmã Oppo. A Oppo e OnePlus fundiram-se no ano passado, e embora estejam a operar de forma algo independente, estão a partilhar uma grande quantidade de tecnologia, tal como carregamento rápido e software. Não há razão para que isso não se possa estender a equipamentos de câmara como o recentemente anunciado chip MariSilicon NPU da Oppo para um melhor processamento de imagem. Telefones Oppo anteriores como o Oppo Find X2 Pro também têm usado câmaras de zoom periscópio, por isso há muita experiência para a OnePlus absorver ali mesmo na casa mãe.

Já se pode comprar o OnePlus 10 Pro na China, um lançamento deste telefone na Europa e nos EUA ainda está num horizonte não definido. Já nos perguntámos no passado se a OnePlus teria um OnePlus 10 base para lançar juntamente com o OnePlus 10 Pro, mas agora há rumores de um modelo Ultra que faz mais sentido neste momento. Assumindo que o preço seria competitivo em relação ao Galaxy S22, Google Pixel 6 Pro, ou iPhone 13 Pro, um telefone Ultra da OnePlus poderia oferecer uma excelente alternativa para os utilizadores, sendo ainda um dos melhores telefones, ou mesmo um dos melhores telefones no mercado.

A OnePlus pode estar a preparar-se para lançar um telefone com cinco câmaras, uma delas periscópio. As imagens de patentes que surgiram mostram um desenho com cinco círculos na parte de trás do telefone, presumivelmente contendo câmaras e um módulo de flash. Embora não esteja claro se este é o desenho final ou apenas para fins de patente, será interessante ver com que tipo de configuração de câmara a OnePlus decide avançar. Fique atento a mais notícias no AndroidGeek!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!