Google adiciona funcionalidade que pode salvar vidas a vítimas de violência doméstica

Quando as pessoas pensam no Google, a primeira coisa que me vem à cabeça é o seu motor de pesquisa expansivo. O gigante da tecnologia anunciou uma nova iniciativa que facilitará às pessoas afectadas pela violência doméstica encontrar a ajuda de que necessitam. A partir de agora, quando alguém procurar termos relacionados com a violência doméstica, os principais resultados serão de organizações que prestam apoio e assistência.

Quando as pessoas pensam no Google, a primeira coisa que vem à cabeça é o seu motor de pesquisa com super poderes. O gigante da tecnologia anunciou uma nova iniciativa que facilitará às pessoas que sogfram de violência doméstica encontrar a ajuda de que necessitam. A partir de agora, quando alguém procurar termos relacionados com a violência doméstica, os principais resultados serão de organizações que prestam apoio e assistência. Esta é uma mudança muito necessária, e que poderá salvar vidas.

Google logo on a phone and a computer screen. Google closeup logo displayed on a phone screen, smartphone the logo or the search engine in various backgrounds like keyboard, dark illuminated texture or a computer screen, as seen in this multiple exposure illustration, the company's symbol is globally recognized. Google, LLC is an American tech giant, a multinational technology company that specializes in Internet-related services and products, which include online advertising technologies, a search engine, cloud computing, software, and hardware. It is considered one of the Big Four - Big Tech technology companies in the U.S. and globally. Amsterdam, the Netherlands on January 10, 2022 (Photo by Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images)Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

O Google está a facilitar aos sobreviventes de violência doméstica a obtenção de ajuda. A partir de hoje, as pessoas que procuram por termos de violência doméstica e abuso nos EUA verão uma caixa que fornece informações de contacto directo para linhas directas e serviços de apoio. The National Domestic Violence Hotline’s 24-hour phone (1-800-799-7233) e serviços de chat. A mudança destina-se a ajudar os sobreviventes a obter rapidamente assistência, particularmente quando existe apenas uma breve oportunidade de pedir ajuda em segurança.

A linha directa está disponível em inglês e espanhol, e através de intérpretes para mais de 200 línguas adicionais. Os representantes também podem oferecer conselhos específicos da Internet, tais como esconder o seu histórico de pesquisa ou criar uma conta de e-mail alternativa.

A caixa de acesso rápido é semelhante às ofertas do Google para outras crises pessoais, e reflete um objectivo comum: fornecer informação relevante e de confiança que possa poupar tempo valioso. O esforço valerá facilmente a pena se ajudar as pessoas a escapar a situações perigosas.

O Google está a assumir aqui alguma responsabilidade social ao fazer com que o seu poderoso motor de busca sirva para mais do que apresentar fotos de gatinhos e quem sabe, talvez, salvar vidas.

Em Portugal qualquer pessoa que precise de apoio ou tenha dúvidas sobre violência doméstica, quer esteja a passar por uma situação de abuso ou queira participar um caso de abuso, pode usar os canais oficiais do SIVVD da comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

De momento não temos confirmação de que esta nova funcionalidade esteja disponível em territórios fora dos EUA, mas já questionámos os representantes do Google em Portugal e quando tivermos novidades adicionamos neste artigo. Saibam todas as novidades tecnológicas, até aquelas que podem salvar vidas, aqui no AndroidGeek.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!