Oficial Novo chipset Samsung Exynos estreia a 12 de janeiro

Samsung irá anunciar o seu próximo chipset no dia 12 de janeiro de 2021. Isto significa que será anunciado 2 dias antes da suposta data de revelação do Galaxy S21. 

A Samsung finalmente revelou a data de lançamento do seu novo SoC Exynos. Se acreditarmos nas palavras da empresa, o próximo chipset vai elevar a fasquia no mundo dos SoC's. Como podem ver abaixo, a Samsung irá anunciar o seu próximo chipset no dia 12 de janeiro de 2021. Isto significa que será anunciado 2 dias antes da suposta data de revelação do Galaxy S21.

Apesar da Samsung não revelar o nome do SoC, várias informações afirmam que o chipset flaship será denominado como Exynos 2100. É esperado que seja construído sob o método de fabricação de 5nm, tal como o seu "irmão" da Qualcomm. O actual chipset Exynos 990, foi construído com fabricação de 7nm, e teve vários problemas relacionados com aquecimento.

O novo chipset Exynos deverá ter os seus núcleos ARM Cortex-X e Cortex-A, numa configuração de 1+3+4, ao contrário do seu modelo anterior, que vinha numa configuração de 2+2+4. Vai ser um chipset Octa-Core com GPU Mali. Podem verificar as possíveis combinações abaixo.

  • 1xCortex-X1(Clocked at 2.91GHz)- Núcleo de Ultra Performance
  • 3xCortex-A78(Clocked at 2.8GHz)- Núcleos de Alta Performance
  • 4xCortex-A55(Clocked at 2.4GHz)- Núcleos de Eficiência Energética
Relacionado:  Futuro da OneUi Samsung é parcialmente revelado em vídeo

No papel os números são superiores, quando comparados com o modelo da Qualcomm Snapdragon 888. Para além disto, as informações apontam para que o chipset seja acompanhado pela GPU Mali G78, que vem substituir a anterior G77 no chipset Exynos 990.

Para além das especificações, informações referem que a Samsung resolveu os problemas anteriores, e que vai conseguir competir diretamente com a Qualcomm em 2021. Para já os testes de benchmark que já vimos foram positivos, no entanto temos de aguardar por os mais reais depois do chipset estrear. No entanto tudo indica que este chipset irá mesmo consumir muito menos energia que o modelo anterior Exynos 990 nas mesmas tarefas.

Este chipset flagship vai fazer a sua estreia nos próximos smartphones da Samsung Galaxy S21 na regiões habituais. De fato o Galaxy S21 já foi confirmado ser equipado pelo chipset Exynos 2100, na Índia e já foi visto em alguns mercados Europeus. No entanto a Samsung deverá lançar o mesmo, com o chipset da Qualcomm Snapdragon 888 na china e Estados Unidos.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!