O que é MIUI Optimized Charging e como pode melhorar a duração da sua bateria?

Um desses casos é Xiaomi. Com a chegada do MIUI 13, a companhia telefónica incluiu uma nova funcionalidade, semelhante à que a Apple introduziu, chamada “carregamento optimizado”.

A duração da bateria pode ser uma das principais razões que procuramos quando compramos um dispositivo móvel. Os fabricantes estão a fazer um esforço ao longo do tempo para melhorar a autonomia através de hardware ou software.

Um desses casos é Xiaomi. Com a chegada do MIUI 13, a companhia telefónica incluiu uma nova funcionalidade, semelhante à que a Apple introduziu, chamada “carregamento optimizado”. Dizemos-lhe o que é e como pode ajudar a melhorar a bateria nos nossos terminais.

O que é a carga optimizada da Xiaomi?

Com a premissa de melhorar a duração da nossa bateria, a Carga Optimizada é uma característica que se baseia na aprendizagem dos padrões de carga que nós, utilizadores, temos a fim de prolongar a duração da bateria.

O que é MIUI Optimized Charging e como pode melhorar a duração da sua bateria? 1

Para aprender com os padrões, a aplicação recolhe dados sobre quando carregamos o dispositivo e aprende ao longo do tempo. Se, por exemplo, carregarmos sempre a bateria durante a noite, a Carga Optimizada irá carregar até 80% durante a noite e, antes de acordarmos, irá carregar a percentagem restante de modo a que o dispositivo esteja totalmente carregado pela manhã.

A funcionalidade não é activada num curto período de tempo, pois precisa de aprender com o ciclo de carregamento do nosso dispositivo. Uma vez activada, ajudará a gastar menos ciclos de carregamento, pelo que, a priori, aumentará a vida útil do dispositivo, como já dissemos acima.

Como permitir o carregamento optimizado em MIUI?

A partir de um dispositivo com MIUI 13, para activar o carregamento optimizado MIUI, temos de fazer o seguinte::

  • Vamos para as definições no nosso terminal.
  • Uma vez nas configurações, procuramos a configuração “bateria” entre as opções.
  • Dentro do menu da bateria, aparecerá uma nova janela com as opções de carregamento e bateria.
  • Na janela da bateria, clicamos no separador da bateria.
  • Entre as opções, temos a bateria optimizada MIUI. Ativamo-la.

Uma característica útil mas que não parece funcionar em todos os casos

Embora seja verdade que a bateria optimizada é uma grande característica para ajudar a nossa bateria, parece nunca funcionar bem nos dispositivos; testando com um dispositivo Xiaomi 12 Pro, a funcionalidade nunca é completamente activada.

Não sabemos se é devido ao uso que lhe damos, mas o dispositivo carrega sempre todas as noites, pelo que deve ser mais do que suficiente para ter a funcionalidade activa.

Tal como no MacBook Air, há alturas em que a aplicação descobre que temos um padrão de utilização bastante aleatório, pelo que carrega sempre o dispositivo a 100%.

Seria ideal poder forçar sempre a bateria a carregar até uma percentagem fixa sem utilizar qualquer aplicação externa. Isto permitir-nos-ia dar ainda mais vida útil ao telefone, uma vez que é recomendado que a bateria seja mantida entre 20% e 80% da carga.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!