Android Geek
O maior site de Android em Português

Nova ameaça Android afeta cerca de 60 aplicações no Google Play - o que fazer?

Desta vez, é um grupo de quase 60 aplicações que prometem ao utilizador cupons ou bilhetes para programas gratuitos. Mas as aplicações realmente instalam um navegador secreto que usam para realizar fraude publicitária – exibindo anúncios que o utilizador nunca veria de outra forma, mas pelos quais os fabricantes de aplicações foram pagos.

 

Outro lote de aplicações Android maliciosas foi removido da Google Play Store.

Desta vez, é um grupo de quase 60 aplicações que prometem ao utilizador cupons ou bilhetes para programas gratuitos. Mas as aplicações realmente instalam um navegador secreto que usam para realizar fraude publicitária - exibindo anúncios que o utilizador nunca veria de outra forma, mas pelos quais os fabricantes de aplicações foram pagos. (Os utilizadores da aplicação nunca receberam o material gratuito.)

Nova ameaça Android afeta cerca de 60 aplicações no Google Play - o que fazer? 1

As aplicações tinham nomes simples como " tenis grátis", "Branqueamento de dentes grátis", "Dicas dos melhores jogos" ou "Cupons para lojas". Uma lista completa das aplicações, identificadas pelos seus IDs de pacote Android, pode ser vista aqui.

White Ops, a empresa de segurança que descobriu esse golpe, que em apenas uma semana em junho, exibiu mais de 2 mil milhões de anúncios falsos em 65.000 telefones Android infectados.

Desde o final de 2019, a campanha de anúncios falsos agregou telefones infectados num botnet que a White Ops está a chamar de "Terracota", conforme revelado pelo ZDNet.

Até agora, não houve nenhum dano grave aos telefones ou proprietários dos telefones, além do consumo excessivo de bateria e largura de banda. Mas o facto de que as aplicações podem instalar outras aplicações sem o conhecimento dos utilizadores significa que o botnet Terracotta pode tornar-se malicioso a qualquer momento.

Após as descobertas da White Ops, o Google removeu essas aplicações do Google Play e desactivou as aplicações nos telefones dos utilizadores.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!