Motorola Frontier deverá estrear o Snapdragon 8 Gen 1 Plus

Já temos ouvido vários rumores sobre os próximos smartphones que irão trazer o Snapdragon 8 Gen 1 Plus. De facto, todos os grandes OEMs de smartphones estão a fazer o seu melhor para estrear este chip. E parece que a Motorola ganhou a corrida. Devemos estar a falar do Motorola Frontier (nome de código).

Todos os anos, a Qualcomm lança 1 chip flagship 2 vezes. Quer dizer que existe a versão base do chip da série Qualcomm 8 e a versão atualizada que normalmente recebe o sufixo “Plus” no final. Desta forma, isto não é uma nova geração, mas sim uma versão ligeiramente modificada do flagship anual. Este ano não vai ser uma exceção. O Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 já saiu há algum tempo. Há dezenas de novos modelos alimentados por este chipset. Assim este é o momento certo para pensarmos sobre o Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

Já temos ouvido vários rumores sobre os próximos smartphones que irão trazer o Snapdragon 8 Gen 1 Plus. De facto, todos os grandes OEMs de smartphones estão a fazer o seu melhor para estrear este chip. E parece que a Motorola ganhou a corrida. Devemos estar a falar do Motorola Frontier (nome de código).

Motorola Frontier deverá estrear o Snapdragon 8 Gen 1 Plus 1

Pelo menos, hoje, um leaker da Weibo revelou que a Motorola está a testar um novo smartphone com o SoC Snapdragon 8 Gen 1 Plus já a bordo. No entanto, não é surpresa porque, em dezembro de 2021, este fabricante foi o primeiro a trazer um telefone equipado com um Snapdragon 8 Gen 1, nomeadamente o Moto Edge X30.

Snapdragon 8 Gen 1 Plus com 4nm da TSMC

Agora, a Motorola pode ultrapassar todos os seus rivais e estrear este smartphone com um SoC Snapdragon 8 Gen 1 Plus. Este chip é construído com o processo de 4nm da TSMC. Em comparação com o Snapdragon 8 Gen 1 da Samsung, espera-se que o desempenho do Snapdragon 8 Gen 1 Plus seja bem melhor. Ao mesmo tempo, o controlo do consumo de energia poderá ser ainda melhor do que o do modelo atual.

Vai gostar de saber:  Tudo Sobre o Samsung Galaxy Z Fold6: O que sabemos!

Tal como o Snapdragon 8 Gen 1, o modelo Plus ainda tem uma arquitetura de três agrupamentos “1+3+4”. Assim, será composto por um Cortex X2 núcleo grande, um Cortex A710 de grande núcleo, e um Cortex A510 de pequeno núcleo. A frequência CPU é de 2.99GHz, enquanto que a GPU poderá obter um pequeno upgrade também.

Motorola Frontier deverá estrear o Snapdragon 8 Gen 1 Plus 2

Não há dúvida de que o desempenho global do Snapdragon 8 Gen 1 Plus atingirá um novo máximo no AnTuTu. Assim, tornar-se-á o chipset de smartphones 5G mais potente no Android.

No entanto, alguns analistas pensam que mesmo o processo de 4nm da TSMC não vai resolver o problema de aquecimento do modelo atual. E a razão por trás disto é que consome demasiada energia.

De acordo com as últimas fugas, a Qualcomm vai lançar este chip em maio. Isto significa simplesmente que podemos ver os primeiros smartphones com ele, incluindo o novo smartphone Motorola em junho. Outros modelos que se dizem que poderão trazer este chipset são o Xiaomi Mi 12 Ultra, Samsung Galaxy Z Fold 4, Z Flip 4, um telefone com display rolável, e mais.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!