Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei vence Samsung pela primeira vez em Abril. Incrível!

A Huawei tornou-se temporariamente o maior fabricante de smartphones do mundo em abril de 2020. A empresa superou a Samsung em 2% do mercado, provavelmente devido ao aumento das vendas na China.

Vamos aos factos: a Huawei  é neste momento a maior fabricante mundial de smartphones ao bater a poderosa Samsung.

A Huawei conseguiu temporariamente 19% da participação no mercado global em abril, conforme a informação mensal do Market Pulse da Counterpoint Research. Em comparação, a participação de mercado global de smartphones da Samsung caiu para 17%.

Huawei vence Samsung pela primeira vez em Abril. Incrível! 1

Como é que a Huawei fez isto?

 

Estão a pensar em como a Huawei fez isso acontecer sem acesso aos serviços do Google?

O vice-presidente de pesquisa da Counterpoint, Neil Shah, esclarece que a Huawei beneficiou principalmente de excelentes resultados no mercado da China, onde intensificou os esforços desde a infame Proibição comercial dos EUA. Shah também tinha dito que o mercado chinês de smartphones está de volta ao normal em termos de procura e oferta, dando à Huawei o impulso de vendas necessário para bater, ainda que temporariamente a sua rival sul coreana.

Curiosamente, o analista observou que as vendas de smartphones nos principais mercados da Samsung, como Índia, EUA, América Latina e partes da Europa, caíram quase para zero em abril. Todas essas regiões estiveram sob rigoroso confinamento devido à pandemia de coronavírus.

Isso explica porque as vendas da série Samsung Galaxy S20 se revelaram tão baixas.

Huawei vs Samsung

Essa ligeira melhoria na sorte da Huawei é bem-vinda, mas pode não durar muito. A empresa está à espera que as vendas caiam até 20% em 2020, principalmente devido à proibição comercial dos EUA e à falta de GMS nos seus telefones.

Como se banir aplicações e serviços do Google não fosse suficiente, os EUA também estão a dificultar o acesso da Huawei ao maior fornecedor de Chipsets, TSMC, dando outro golpe à empresa.

Felizmente, a Huawei pode continuar a  sua série de vitórias na China para compensar o declínio em outras regiões. De acordo com a IDC, as primeiras campanhas de preços da Huawei para o Mate 30 e P40 série, com reduções significativas de preço ajudaram a empresa a manter a liderança no mercado chinês no primeiro trimestre de 2020. Talvez a Huawei possa adotar uma estratégia semelhante para impulsionar as vendas dos seus próximos telefones como a série Huawei Mate 40.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!