Huawei P20 Lite a receber melhorias de segurança do sistema com atualização de software em janeiro de 2021

Ainda que, segundo se sabe, este dispositivo não seja elegível para ter actualizações EMUI 10 e superiores. No início deste mês, a empresa deu início à distribuição do Patch de segurança de dezembro de 2020 para o P20 Lite, que melhora a segurança do sistema, bem como corrige diferentes níveis de exploits e problemas.

O Huawei P20 Lite foi lançado oficialmente em março de 2018 com EMUI 8.0 baseado na versão Android 8.0. Este smartphone possui um ecrã de 5,84 polegadas com resolução de 1080x2280p, com processador Kirin 659, câmara dual principal e selfie de 16MP e mais detalhes interessantes. Após o lançamento, a Huawei lançou duas actualizações de software importantes para os utilizadores do P20 Lite, EMUI 9.0 e 9.1 que trouxeram uma nova interface de utilizador e recursos aprimorados.

Ainda que, segundo se sabe, este dispositivo não seja elegível para ter actualizações EMUI 10 e superiores. No início deste mês, a empresa deu início à distribuição do Patch de segurança de dezembro de 2020 para o P20 Lite, que melhora a segurança do sistema, bem como corrige diferentes níveis de exploits e problemas.

Agora, temos o prazer de informar que, no mesmo mês, a Huawei está a lançar outra atualização de software para smartphones P20 Lite. Esta atualização instala principalmente o patch de segurança lançado em Janeiro de 2021 que aumenta a segurança do dispositivo contra ameaças.

Huawei P20 Lite a receber melhorias de segurança do sistema com atualização de software em janeiro de 2021 1

Versão EMUI: Os utilizadores de smartphones Huawei P20 Lite começam a receber EMUI 9.1 versão 9.1.0.376 com um tamanho de atualização de 218 MB.

CHANGELOG EMUI 9.1 versão 9.1.0.376 :

Segurança: Integra patches de segurança do Android lançados em janeiro de 2021 para melhorar a segurança do sistema.
Detalhes do patch de segurança de janeiro de 2021:Instala correções de segurança para diferentes níveis de exploits e problemas nos telefones Huawei, onde se inclui 4 críticos, 1 médio e 25 níveis altos de CVEs.

Notas:

  • Atualmente, esta atualização está a ser lançada na Europa.
  • A atualização está a ser lançada em lotes, por isso pode levar algum tempo / dias até chegar ao vosso dispositivo.
  • A atualização não apagará nenhum dado.
  • Assegurem armazenamento suficiente no vosso dispositivo.

Instalar via Configurações:

Como atualizar um smartphone Huawei?

Existem várias maneiras, todas válidas no caso da atualização: nem sempre haverá uma nova versão disponível para o vosso smartphone, não importa se usam vários métodos, se não houver, não há. Claro, é conveniente conhecê-las todos, vamos a isso.

Actualizações sem fio ou Over The Air (OTA)

Esta é a forma de atualização mais comum: quando menos esperamos, surge na área de notificação uma atualização pendente Basta pressionar nesse aviso e seguir as instruções para que o smartphone seja atualizado de maneira rápida e segura. É conveniente, no entanto, fazer o download dessas novas versões somente quando ligado a redes WiFi: elws são pesados, e vão certamente consumir o vosso pacotede dados. No caso de quererem verificar se têm uma atualização disponível, devem apenas fazer o seguinte:
  • Ir a configurações do seu smartphone Huawei ou Honor.
  •  «Sistema«.
  • Entrar em "Atualização de software«.
  • A pesquisa por novo software será feita automaticamente.Se quiserem fazer uma pesquisa manual basta clicar no botão «Verificar actualizações«.

Usar o computador e o HiSuite

Além de receber as actualizações no telefone, também estão disponíveis com o software dos computadores Huawei: HiSuite. É válido não apenas para pesquisar novas versões de software, mas também fazer cópias de backup ou transferir imagens entre o smartphone e o computador, por exemplo.
Relacionado:  Última atualização de firmware para Huawei FreeBuds 4i traz suporte para a versão iOS do AI Life
Para atualizar o vosso Huawei com o computador, devem fazer o seguinte:
  • Façam o Download do software HiSuite desta página. É válido para Windows ou Mac.
  • Depois de terem instalado o HiSuite no computador abram a aplicação e liguem o smartphone por USB com o ecrã desbloqueado.
  • É preciso ativar o HDB para HiSuite: basta procurar HDB na caixa de pesquisa das configurações do seu Huawei ou Honor. Nas configurações adicionais pressionar o botão «Permitir que o HiSuite use HDB«.
  • O software será sincronizado, e irá oferecer as opções de copiar contactos ou fazer cópias de segurança, entre outras opções. também podem verificar se há actualizações pendentes do Android: basta clicar no ícone inferior, «Atualização«.
  • Se houver actualizações do HiSuite, elas serão obtidas e instaladas no telefone.

Instalar manualmente os ficheiros de atualização

Esta é a última maneira oficial de instalar actualizações: instalando manualmente o arquivo de atualização. É perigoso porque, se cometerem um erro e tentarem instalar/carregar um firmware diferente do modelo do telefone, podem danificar o vosso smartphone para sempre. Mesmo assim, é útil conhecer este método, pois, às vezes, pode ser a única maneira de renovar o firmware do smartphone. E até mesmo fazer um Unbrick ao telefone. Reiteramos o quão delicada é esta operação, só a devem executar se tiverem o arquivo de atualização correto e estiverem dispostos a correr os riscos. Para isso:
  • Descompactem o arquivo do qual fizeram Download : devem ter um «update.app«.
  • Criem uma pasta na raiz de armazenamento do vosso Huawei Honor que seja chamada «dload»(Sem as aspas) e coloquem lá dentro o arquivo «update.app«.
  • Desliguem o telefone completamente
  • Pressione os botões de volume (+ e -) e, com estes pressionados, pressionem o botão de energia até que o telefone vibre.
  • Quando sentirem a vibração, soltem o botão de energia enquanto ficama a pressionar os botões de volume.
  • Se a pasta dload estiver bem criada e o update.app estiver correto, o smartphone começará a instalar o arquivo de atualização.
  • Tenham em mente que o mais certo é os dados guardados no telefone serem completamente apagados.

O que devem saber antes de atualizar o vosso telefone Huawei/Honor

Até agora, vimos as quatro formas oficiais de atualizar um smartphone Huawei ou Honor com Android. Elas estão organizadas em ordem de dificuldade e também por nível de risco, embora devam ter em mente algumas considerações antes de atualizar:
  • Façam cópias de backup caso a atualização falhe.
  • Salvaguardem os vossos dados e elementos mais pessoais, como fotos e vídeos.
  • O facto de um smartphone verem a notícia de uma atualização não significa que vão receber a notificação de imediato: as novas versões são distribuídas faseadamente. E diferem em data por elementos como o país ou o operador que vendeu o telefone.
  • Embora todos nós queiramos que os telefone estejam atualizado, um telefone não vai deixar de funcionar porque não foi atualizado para a versão mais recente do Android. Smartphones com mais de dois anos de idade não costumam receber novas versões, é uma característica do mercado Android que devemos ter em mente na altura de aquisição de um novo smartphone.
 

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!