Huawei não baixa os braços, próximo SoC Flagship é o Kirin 9010 de 3nm

Um conhecido utilizador do Twitter Teme @Rodent950, divulgou alguns detalhes acerca do próximo Kirin topo de gama, que supostamente se irá chamar Kirin 9010.

Passaram alguns meses, desde que a Huawei anunciou o seu SoC Kirin 9000 topo de gama. O chipset chegou em duas variantes, Kirin 9000 e Kirin 9000E, e estreou na linha Mate 40. Agora um conhecido utilizador do Twitter Teme @Rodent950, divulgou alguns detalhes acerca do próximo Kirin topo de gama, que supostamente se irá chamar Kirin 9010.

kirin-9000-5g-1.png

A informação que nos chega através deste tweet de Teme @Rodent950 é de hoje, e de acordo com o mesmo o novo chipset topo de gama da Huawei Kirin irá chamar-se de Kirin 9010, e será construído com o processo de fabricação mais recente de 3nm.

O Kirin 9000 foi lançado como o primeiro SoC para Android, sob o processo de fabricação de 5nm, depois deste anúncio chegou o Samsung Exynos 1080 e por último o novo Qualcomm Snapdragon 888.

Enquanto todos esperavam que a Huawei se mantivesse no processo de fabricação de 5nm, por pelo menos mais 2 anos, esta informação vem revelar o salto para o de 3nm, para o seu próximo SoC topo de gama. Se tudo correr bem, a empresa poderá ainda lançá-lo no final do ano, a estrear na sua nova linha Mate 50.

Agora é de esperar que outros fabricantes como a Qualcomm, façam o mesmo e mudem para o próximo processo de fabricação de 3nm, para chipsets topo de gama. Isto claro, se as notícias sobre o chipset de 3nm da Huawei se revelarem verdadeiras. A empresa sediada em San Diego, Qualcomm deverá anunciar um Snapdragon 888 Plus, ainda durante este ano, que deverá ser apenas um chipset de 5nm com uma velocidade de clock mais alta, como habitualmente.

Relacionado:  Xiaomi está a trabalhar num FlagShip com câmaras debaixo do ecrã e 120 W de carregamento

Huawei Kirin 9000 e Kirin 9000E

A Samsung por seu lado, já foi reportado uma mudança para 3nm, saltando o processo de 4nm. A Apple é esperado que anuncie os seus chipsets de 3nm, que serão construídos pela TSMC, mas que não deverão chegar antes de 2022. Por isso a Huawei poderá mesmo ser o primeiro fabricante, a anunciar o seu chipset topo de gama, no processo de 3nm.

Logo a seguir ao lançamento do chipset de 5nm Kirin da Huawei, houve indicações que o Mate 40 poderia ser o último flagship da marca, a ser equipado com um chipset Kirin, mas felizmente não foi o caso. O próximo smartphone flagship P50, deverá chegar com os mesmos chipsets Kirin 9000. E agora se a Huawei conseguir tirar este coelho da cartola, o flagship do final do ano Mate 50 poderá ainda trazer o novo Kirin 9010 de 3nm.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!