Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro são Oficiais : aqui está tudo o que precisam saber sobre o verdadeiro AI Phone

A chinesa Huawei apresentou hoje ao mundo aquele que é o seu smartphone mais poderoso de sempre. Quer dizer.. se formos a seguir à risca o que a Huawei já disse sobre este equipamento, não estamos a falar de um smartphone, mas sim de uma "máquina inteligente".

Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro são Oficiais : aqui está tudo o que precisam saber sobre o verdadeiro AI Phone 1

Há momentos na vida em que temos a oportunidade de presenciar pontos de viragem, neste caso concreto e pessoalmente já vivi vários. Desde a apresentação do iPhone pelo Steve Jobs pasando pelo ecrã Edge do S6 até á apresentação da cãmera dupla no Huawei P9. Foram momentos que marcaram a indústria móvel pela tecnologia e funcionalidades apresentadas e que de repente se tornaram transversais a quase todos os equipamentos no mercado. A Huawei tem neste Mate 10 e no seu incrível Kirin 970 a oportunidade de marcar mais um ponto de viragem na tecnologia móvel.

A gigante chinesa afirmou anteriormente que o seu próximo FlagShip Mate 10 – seria “mais poderoso” do que os iPhones recentemente lançados. Até brincou com o Face ID encontrado no iPhone X, alegando que o Mate 10 será o “verdadeiro smartphone AI”. Estas são, certamente, afirmações ousadas, mas eram palavras ocas, pois conhecemos hoje o gama Mate 10 e tem tudo para arrebatar corações.

Mate 10 não é um smartphone, quem o diz é a Huawei image

Design Huawei Mate 10 Pro

Só quem tem estado numa caverna nos últimos meses é que tem desculpa para não saber que a grande tendência de 2017 é sem dúvida os ecrãs de proporção 18:9 sem bordas. Vimos todas as grandes marcas, e muitas marcas pequenas ,apresentarem as suas propostas de ecrãs inteiros. A Huawei vai no Mate 10 apresentar o seu primeiro equipamento com este Design e tem tudo para ser um sucesso.

Este Mate 10 Pro consegue a incrivel proeza de ser mais pequeno, mais leve e com um ecrã maior que o seu antecessor. Mantendo a bateria gigante de 4000mAh.

 

Huawei Mate 10 Pro
Huawei Mate 10 Pro

Estamos a falar de um equipamento com cerca de 6 polegadas de ecrã e ainda assim inferior em dimensões ao seu antecessor, a traseira deverá ser em vidro e a ausência de margens darão a este terminal a elegância e funcionalidade exigidas pelos consumidores em 2017.

Huawei Mate 10 Pro
Huawei Mate 10 Pro

Hardware e Especificações Huawei Mate 10 Pro

A gama Mate da Huawei é historicamente direccionada ao mercado empresarial, com exigências acentuadas no que à performance e desempenho diz respeito. O Huawei Mate vem com 6GB de RAM na sua versão Pro e o processador Kirin 970.

Huawei Mate 10 Pro

  • Tecnologia de rede : GSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE
  • Dimensões 6,4 mm com 1.mm de espessura
  • Dual SIM (Nano-SIM, stand-by duplo)
  • Certificação IP67 - prova de poeira / água.
  • Ecrã sensível capacitivo AMOLED, cores 16M
  • Tamanho 6 polegadas, 89,8 cm2
  • FHD + 2560`X1080 OLED HDR Display
  • Relação 18: 9 (546 ppp de densidade)
  • Multitouch Sim
  • Proteção Corning Gorilla Glass (versão não especificada)
  •  EMUI 8.0
  • OS Android 8.0 (Oreo)
  • Chipset Hisilicon Kirin 970
    CPU Octa-core (4x2,4 GHz Cortex-A73 e 4x1,8 GHz Cortex-A53)
  • Interno 64/128 GB, 6 GB de RAM
  • Câmara Primária Dual 20 MP +12 MP, f / 1.6, OIS, zoom sem perda de 2x, óptica Leica, detecção de fase e focagem automática a laser, flash dual-LED (dual tone)
    Características Geo-tagging, foco de toque, detecção de rosto / sorriso, panorama, HDR
    Vídeo 2160p @ 30fps, 1080p @ 30 / 60fps
    Câmara Secundária 8 MP
  • Cancelamento de ruído ativo com microfone dedicado
    COMMS WLAN Wi-Fi 802.11 a / b / g / n / ac, dual-band, DLNA, WiFi Direct, ponto de acesso
    Bluetooth 5.0, A2DP, EDR, LE
    GPS Sim, com A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO
    NFC Sim
    Porta de infravermelho sim
    Rádio Não
    USB 2.0, tipo-C 1.0 conector reversível
  •  Sensores Impressão digital (traseira), acelerómetro, giroscópio, proximidade, barómetro, bússola
    Mensagens SMS (exibição em linha), MMS, Email, Push Email
    Browser HTML5
  • Carregamento rápido da bateria
  • DivX / XviD / MP4 / H.265 / WMV
    - MP3 / eAAC + / WMA / WAV / Flac player
  • Bateria Li-Po 4000 mAh não removível

O novo Soc é uma forte aposta da Huawei, que pretende ver elevado o desempenho dos seus smartphones de topo. Desenvolvido num processo de 10 nm pela TSMC, o Kirin 970 dispõe de 5,5 mil milhões de pequenos transístores num único centímetro quadrado.

Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro são Oficiais : aqui está tudo o que precisam saber sobre o verdadeiro AI Phone 2

Com um tamanho de uma unha do polegar, o Kirin 970 dispõe de um CPU com oito núcleos, divididos em quatro ARM Cortex A73 a 2,4 GHz e outros quatro ARM Cortex A53 a 1,8 GHz, e de uma GPU de 12 núcleos. Além disso, traz ainda um sistema de processamento de imagem duplo (Dual ISP), um modem Cat18 com velocidades máximas de 1.2 Gbps e arquitetura HiAI com um NPU dedicado para inteligência artificial. Este novo processador promete uma melhoria considerável de desempenho, uma melhoria de 20% em processamento gráfico, uma melhoria de 50% na eficiência energética, 4G ainda mais rápido e um aumento considerável na inteligência artificial.

Inteligência Artificial Huawei Mate 10  “Vê, pensa, aprende como nós [e] para nós”

A magia acontece na Unidade de Processamento Neural da qual a empresa tem falado e que será capaz de nos surpreender com toda a certeza, pelo pouco que se sabe já podemos adiantar que pelo menos no que ao campo fotográfico diz respeito a IA reconhecerá até 14 tipos de cenário de imagem e ajustará automaticamente as configurações da câmara, ou seja ele conseguirá reconhecer se estamos a fotografar comida, paisagens, pessoas etc, e irá adaptar as suas configurações para que consigamos captar a melhor imagem possível.

Mate 10 não é um smartphone, quem o diz é a Huawei image

Um NPU é uma Unidade de Processamento Neural totalmente destinada às tarefas de inteligência artificial como organizar as imagens e identificar elementos (locais, pessoas, objetos, cores, etc), além de melhorar o desempenho do smartphone e de melhorar a autonomia.

Huawei Mate 10 Pro
Huawei Mate 10 Pro

Até agora todo o processamento de AI era feito na Cloud, com o Kirin 970 passou a haver também um processador local destinado a estas tarefas, resultando num sistema combinado muito mais eficiente. Além de mais rápido a concluir todas as tarefas, permite também aumentar a segurança e privacidade dos utilizadores, sendo os dados analisados no próprio dispositivo em vez de irem para os servidores das empresas para serem processados.

 

Segundo os dados da Huawei, o seu novo NPU, quando comparado com um processador Quadcore Cortex A73, consegue um aumento de 25% de desempenho com 50% mais de eficiência. Além disso, este novo NPU consegue ser muito mais eficiente que um CPU ou uma combinação de CPU + GPU, processando 2000 imagens por minuto, muito mais que a concorrência com o iPhone 7 a processar 487 e o S8 a processar apenas 95.

Kirin 970 do Huawei Mate 10 Pro capaz de resultados épicos

Além de ser um dos processadores mais potentes do mercado, o Kirin 970 é atualmente também um dos mais inteligentes. O seu processador de oito núcleos, juntamente com a GPU de 12 núcleos, oferece um desempenho que promete não ter igual, aliado a uma melhoria no desempenho gráfico.

Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro são Oficiais : aqui está tudo o que precisam saber sobre o verdadeiro AI Phone 3

A aliar à tradicional configuração, surge agora um NPU, um co-processador dedicado à inteligência artificial que vai tornar os processos otimização de sistema, identificação e organização de imagens e detalhes, melhoria de desempenho e otimização de autonomia.

Câmaras Huawei Mate 10 Pro

A nova Leica Dual Cam tem duas lentes SUMMLUX-H – ambas com abertura f / 1.6. A dupla câmara tem um novo layout, agora orientado verticalmente.

Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro são Oficiais : aqui está tudo o que precisam saber sobre o verdadeiro AI Phone 4

A câmara e o flash são colocados numa faixa com relevo – um novo elemento de design na série Mate (embora já tenhamos visto isso antes).

Huawei Mate 10 Pro
Huawei Mate 10 Pro

Certificação de resistência a poeira e água IP67 Huawei Mate 10

Outra novidade para a empresa chinesa é o facto do Huawei Mate 10 ser impermeável – certificado com a norma IP67 – e oferecerá velocidades máximas de LTE até 1.2Gbps (Cat. 18). Além disso, terá uma bateria de 4.000mAh, mas agora possui o sistema de gestão de AI para optimizar e gerir de forma mais eficaz a autonomia. Super Charge está incluído também para que não vos falte nada!

Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro são Oficiais : aqui está tudo o que precisam saber sobre o verdadeiro AI Phone 5

Huawei Mate 10 terá sistema idêntico ao DeX e Continuum

A Huawei também apresenta sistema idêntico ao DeX da Samsung ou Continuum da Microsoft para transformar o smartphone num PC de secretária através de uma doca.

Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro são Oficiais : aqui está tudo o que precisam saber sobre o verdadeiro AI Phone 6

Este sistema permite ligar o Huawei Mate 10 Pro a um ecrã externo de forma a poder utilizar o smartphone como se de um desktop se tratasse, mantendo todos os ficheiros e aplicações disponíveis. Tal com o DeX, este novo sistema deverá fazer uso do DisplayPort.

No Jack? No Problem

ausência de HeadPhone Jack. Este foi um passo que foi dado primeiramente (com maior impacto mediatíco) pela Apple, mas também por outras fabricantes como é o caso da Motorola e a sua linha Z.

Huawei Mate 10 Pro
Huawei Mate 10 Pro

O Huawei Mate 10 vai assinalar um assalto concreto ao 2ª lugar por parte da Huawei, e se o que temos visto em rumores e especulações se confirmar. Pode estar mais próximo do que nunca

Preço e disponibilidade Huawei Mate 10 Pro

Em Portugal, o Huawei Mate 10 Pro estará disponível em 2 cores, Titanium Gray e Mocha Brown, a partir do próximo mês de novembro de 2017 pelo PVP recomendado de 879,90€.

 

Conclusão

Nenhuma expectativa saiu frustrada com esta nova gama Mate 10 da chinesa Huawei. A evolução dos pontos que já eram excelentes nas versão anteriores como é o caso da melhoria nas câmaras LEICA, a bateria de tamanho gigante, um ecrã sem bordas e um super processador que é o mais inteligente de sempre, fazem do Huawei Mate 10 um sério candidato a telefone do ano.

Vamos mergulhar de imediato neste fabuloso equipamento e trazer-vos as nossas primeiras impressões o mais breve possível.

EM ACTUALIZAÇÃO

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais