Android Geek
O maior site de Android em Português

Hisense Infinity H30 Lite a análise

Este Hisense Infinity H30 Lite é uma opção que podem ponderar, preço acessível, bem equipado, loja física disponível em Portugal e com um certo estilo. Está tudo incluído no pacote. vamos ver o que podemos contar com o Hisense Infinity H30 Lite.

Introdução

Estamos a entrar na dita, "Quadra Natalícia" e a correria às compras já começou com promoções e Black Friday's a serem anunciadas.

Logo, se procuram um novo telemóvel para vocês, ou para oferecer , vejam com atenção este Hisense Infinity H30 Lite.

Este chinês, é uma opção que devem ponderar, devido ao seu preço acessível, está bem equipado, disponível em loja física em Portugal e com um certo estilo, tudo incluído no pacote.

Bem, parece reunir todos os ingredientes, mas vamos ver o que podemos contar com o Hisense Infinity H30 Lite.

Hisense Infinity H30 Lite.
Infinity H30 Lite.

Especificações

  • Modelo - HiSense Infinity H30 Lite
  • Data de lançamento - julho, 2019
  • Disponibilidade -  sim (mercado português)
  • Dimensões - 73.6 x 153.7 x 9 mm
  • Ecrã - 2.5D curvo IPS 6.1 polegadas, 720 x 1500 pixels, 273 ppi
  • CPU - Unisoc SC9863A - 8 cores:  4x 1.6 GHz ARM Cortex-A55, 4x 1.2 GHz ARM Cortex-A55
  • GPU - PowerVR GE8322
  • RAM - 3 GB
  • Memória Interna - 32 GB, expansível via microSD, microSDHC, microSDXC
  • Sensores
    • Proximidade
    • Luz
    • Acelerómetro
    • Bússola
    • Impressão digital
  • Sistema Operativo Android 9.0 Pie
  • Interface Utilizador - Sim (Quickstep)
  • Câmara  Traseira - 15.9 MP + 5 MP
  • Câmara Frontal - 8 MP
  • Conectividade - Dual SIM, Nano-SIM, Nano-SIM / microSD
    • Wi-fi - a, b, g, n, n 5GHz, Dual band, Wi-Fi Hotspot, Wi-Fi Direct
    • USB- 2.0, Micro USB
    • GPS - GPS, A-GPS, GLONASS, BeiDou
    • Entrada Jack 3.5mm
  • Bateria - 3060 mAh, Li-Polymer

O que vem na caixa ?

Bem, se estão a pensar em oferecer o telemóvel a alguém, fiquem descansados, uma vez que a Hisense pensou em tudo.E aqui levam como se costuma dizer, o pacote completo!

A embalagem por fora não aparenta muito, mas o que interessa é o seu conteúdo !

  • Aqui vão encontrar :
    • Um Infinity H30 Lite
    • Carregador de parede
    • Cabo
    • Auriculares
    • Capa de silicone transparente
    • Vidro temperado
    • Manual de instruções
    • Garantia da marca

Só por esse cuidado e atenção que a Hisense teve em incorporar tudo isto na caixa, supostamente num equipamento de gama de entrada.

Já merece um aplauso! revela que se preocupam com os seus utilizadores e não querem que vos falte nada (será mesmo isso?).

E tudo isso num dispositivo, que neste momento em Portugal está a ser comercializado por menos de 150 euros.

Design e Construção

Já ouviram falar na expressão - "não julguem um livro pela capa". Normalmente associamos isso a algo positivo, em que o exterior é feio, mas o seu interior é algo belo.

Bem aqui vamos ter que ser um pouco mauzinhos e inverter os papeis do ditado. Sim o Hisense H30 lite, por fora e de longe até passa despercebido por uma equipamento premium, design moderno, entalhe em forma de gota de água, margens mínimas e uma cor em gradiente.

Efetivamente tem tudo para ser um telemóvel, que no que toca ao design, está próximo de outros que estão no topo da cadeia.

Hisense Infinity H30 Lite a análise 1

Mas infelizmente começamos a ver os seus pontos mais fracos quando nos aproximamos e pegamos nele, semelhante a uma quadro do pintor Claude Monet.

Para começar estamos a falar de um telemóvel com uma construção toda em plástico.

E atenção! Há plástico e plástico !

O que quero dizer, é que já tive a oportunidade de testar equipamentos com uma construção em plástico boa. Em que a escolha do material não comprometia a sua durabilidade e usabilidade.

O que não posso dizer no caso do Hisense H30 Lite, e começo logo com o pior.

A sua traseira! Esta é uma placa fina de plástico removível de forma a podermos aceder à bateria, sim bateria essa, que também é removível, mas já lá vamos.

Para além da capa ser uma placa fina de plástico esta é um imã a impressões digitais e riscos. Sem falar do esforço que têm que empenhar para a tirar. Sem falar no receio de aplicar demasiada força, e partir alguma coisa.

Depois outra coisa, que não apreciei nada. É a sensação "oca", com que ficamos quando apertamos a traseira, esta tem uma folga notória, o que faz nos lembrar que estamos a segurar um brinquedo.

No entanto, o Hisense H30 Lite surpreendeu no teste de pressão, não estalou nem dobrou tanto o quanto estava à espera.

Mas já que estamos por ai por trás, a traseira também alberga uma configuração dupla de câmaras fotográficas 16 MP + 5MP respetivamente.

Alinhadas verticalmente no canto superior direito com um flash led, e algo que me surpreendeu, foi a presença de um sensor de impressões digitais localizada no parte superior traseira. Um pouco alta de mais para o meu gosto ergonómico, mas aceitável.

E tratasse de um extra que é sempre bem vindo, já que estamos a passar por uma evolução na segurança digital. Em que a segurança dos equipamento tem sido aplicada a sensores biométricos e reconhecimentos faciais!. Algo que este equipamento também oferece.

A presença do "velhinho" sensor de impressões digitais é sempre vista de forma positiva.

Relativamente às laterais também são de plástico, a única zona que escapa a este material. É o ecrã de 6.1 polegadas e ainda bem.

Na Lateral direita temos os botões de volume e On/Off que não têm qualquer tipo de textura que os distinga, o que deixa algo a desejar.

Hisense Infinity H30 Lite a análise 2
Volume e On/Off

A parte inferior temos a presença de uma porta micro USB 2.0 OTG e duas grelhas, sendo que só uma, é que é a coluna.

Hisense Infinity H30 Lite a análise 3

Passando para a lateral esquerda, temos uma surpresa! O Hisense H30 Lite, tal como o seu "irmão" mais velho, vem com um botão "programável" e com algumas funções adicionais.

Hisense Infinity H30 Lite a análise 4
"Botão inteligente"

Um botão inteligente! Que irei abordar mais à frente.

Ainda na parte superior, temos a presença de uma entrada de 3.5 mm audio jack, algo que é sempre bem vindo.

Hisense Infinity H30 Lite a análise 5

Por ultimo, e não podia deixar de referir, na sua parte da frente temos um ecrã IPS com 6,1 polegadas (720 x 1500 px), resistente aos salpicos de água. Mergulha em cada detalhe com este ecrã U-Infinity de 19.5: 9 e descobre mais cores graças à sua resolução HD+.

Este oferece recursos aprimorados, como ângulos de visão ideais, precisão de cores, reprodução invariável de cores e melhor consumo de energia.

E sem esquecer claro, da presença da câmara de 8 MP frontal com o dito recurso de desbloqueio facial e a coluna de chamadas.

Desempenho e Hardware

O Chip, Unisoc SC9863A vem presente no Infinity H30 Lite, processador esse que, por acaso já é um conhecido meu.

É o mesmo Soc que vem com outro telemóvel, que já tive oportunidade de testar o Wiko View 3 Lite.

Este é um Soc cada vez mais comum nesta gama de equipamentos, em parte pela sua boa relação preço/desempenho. É SoC com 8 núcleos ARM Cortex-A55, e com dois clusters.

Um cluster de desempenho que vai até aos 1,6 GHz e outro focado na eficiência, que chega aos 1,2 GHz.  O SoC também integra um modem LTE (TDD-LTE / FDD-LTE / TD-SCDMA / WCDMA / GGE), uma placa gráfica PowerVR IMG8322 / GE8322 e suporta a vídeo 1080p.

Especificações "básicas" mas suficientes, se tivermos em conta outros equipamentos apresentados em 2019. Mas não se iludem, pois não vão ficar mal servidos.

Sim podem ocasionalmente sentir um atraso em transições ou operações gráficas mais intensas.

Mas para o comum dos mortais, ou seja 80% da população que usa o telemóvel para interagir em redes sociais, consumo de multimédia, conversas e alguns jogos mais simples.

Não acredito que irão ficar muito desapontados, tendo em conta o dinheiro extra que vão poupar na compra deste equipamento.

Aliado a este chip podem contar ainda com 3 GB de RAM, o que até agora pela minha experiência tem sido suficiente, nos dia de hoje se o dispositivo vier com uma versão recente do Android, que é o caso.

Mais os 32 GB que dispõem para memória interna com expansão via cartão microSD, e com a capacidade para suportar dois SIM simultaneamente. Têm aqui um equipamento decente com especificações à altura das exigências da publico em geral em 2019.

Hisense Infinity H30 Lite a análise 6

Relativamente a pontuações e a testes de benchmark o Infinity H30 lite, não foi consistente comparativamente a outro equipamento na mesma gama (View 3 Lite da Wiko).

Modelo Wiko View 3 LiteHisense H30 Lite
AnTuTu7387789177
Benchmark Single-Core813151
Benchmark Multi-Core3430759

 

  • Possivelmente a grande diferença no que toca ao Benchmark, terá haver com as versões das aplicações usadas e infelizmente não foi possível repetir os testes, para ver se estavam no mesmo patamar.

Mas como eu costumo dizer, nada como um teste prático na vida real, para notar se há diferenças.

E efetivamente o Infinity H30 Lite não desapontou sim tem mais RAM, o que é uma vantagem face ao ser concorrente, mas quem é que está a contar ?

E não posso deixar de considerar que o Hisense vem com uma máscara por cima do Android com algumas customizações, face ao visual mais puro do android.

Mas já que estou a falar de Hardware, tenho que mencionar dois pormenores que apreciei na sua presença no H30 Lite.

Um leitor de impressões digitais, o qual aprecio pela sua utilidade e fiabilidade, e um botão extra no lado esquerdo, que pode ser customizado para abrir qualquer aplicação e com uma funções adicionais inseridas nas aplicações.

 

Com o botão inteligente, para além da reprogramação dele, podem usar o mesmo para: recusar, tirar um print ao ecrã, parar ou começar música, alterar entre as câmaras, etc..

Um leque de opções muito interessantes e práticas. A única coisa que poderiam ter incorporado era uma textura diferente entre os botão para que fosse mais fácil distinguirem-se uns dos outros.

Hisense Infinity H30 Lite a análise 7

No entanto, nem tudo é um mar de rosas, porque se há coisa que me tira do sério! É o facto de hoje em dia um dispositivo móvel, seja tablet ou telemóvel.

Não vir equipado com um led de notificações!

Tirando esse pequeno, literalmente pequeno senão, estamos na presença de um de um equipamento prático e rápido o suficiente para o quotidiano do comum dos mortais.

Software

O H30 Lite vem com o Android 9.0 (versão Pie) pré instalado, o que é bom, pois trata-se de uma versão com otimizações e funções bastante boas.

Mas sobre o sistema temos uma interface de utilizador implementada - Quickstep(versão chinesa) ou Launcher<3(versão global). A Hisense fez questão de customizar e acrescentar alguns pormenores, que não são da versão "stock" nem no android nem no Launcher.

Como por exemplo ícones interativos e a opção de mudarmos o layout dos mesmos, também temos a opção de alterar-mos a barra de navegação, gestos "inteligentes", e claro a opção para customizar-mos o "Smart Button", que referi anteriormente.

Para além disso a chinesa, não acrescentou muito bloatware, a não ser um - "guia do utilizador" e a aplicação - "AI Guardião". Basicamente têm aqui uma instalação limpa e com alguns extras interessantes.

Hisense Infinity H30 Lite a análise 8

Mas, mais uma vez, nem tudo é um mar de rosas.

Infelizmente não posso deixar esta passar por baixo da mesa. Apesar de ser um problema comum com dispositivos chineses.

Que é o incómodo de esconder ícones de notificações e semelhantes por causa do entalhe, isso aliado ao facto de não ter um led de notificações. Temos uma mistura explosiva para as coisas correm mal.

Fora que algumas aplicações que geralmente tem uma barra interativa nas notificações, como o caso do Spotify, ficam completamente inutilizadas.

E neste exemplo concreto, se pretenderem parar, mudar ou recuar na música, terão sempre que abrir a aplicação primeiro. Em vez de recorrerem à barra iterativa, ou até mesmo ao botão inteligente o que torna a experiência do utilizador muito chata.

Câmaras

O H30 Lite, vem equipado com duas câmaras para a sua configuração traseira, e uma câmara frontal, algo bastante comum, mesmo para equipamentos nesta faixa de preço.

Relativamente às lentes traseira, como lente principal, temos um sensor de 15.9 MP com uma resolução (4608x3456) e uma secundária de 5 MP (1600x1200), que é usada para efeitos de profundidade.

Ambas tem uma abertura máxima de F3.0, e têm um alcance do ISO que vai dos 100~1600, configuração  standard apesar de não mencionarem qual é o sensor utilizado.

O ponto que achei mais interessante nesta configuração é a presença de um auto-focus, (algo que não é muito comum nestes equipamentos) e a presença de IA (inteligência artificial) e RA (realidade aumentada).

No que toca ao IA, curiosamente tenho visto cada vez mais presente em equipamento mesmo nesta faixa de preço o que é sempre bem vindo, este modo de reconhecimento de cenários AI pode identificar de forma inteligente 12 cenários como paisagens, céus e retratos, mas a opção de realidade aumentada.

Hisense Infinity H30 Lite a análise 9

Essa é novidade, e não vejo algo parecido desde o tempo da Sony e a sua gama Xperia Z.

A interface da aplicação da câmara é bastante intuitiva, com deslize para o lado direito vamos para as opções e definições, para o lado esquerdo somos redirecionados, para os vários modos presente na câmara.

Hisense Infinity H30 Lite a análise 10

    • Auto
    • Manual
    • Explosão
    • Panorama
    • Imagem com som
    • Filtros
    • Leitor de QR
    • Noturno
    • AR

Mas comecemos com o mais simples, no que toca a resultados, temos uma câmara decente, rápida a focar a disparar a foto, nada de exageros no contraste em cores, a não ser que liguem a opção do HDR.

E aqui, caso haja muita cor presente no enquadramento, vamos ficar com uma explosão de cores mais acentuadas e mais luz. O mesmo não se nota, caso exista já muita luz presente no cenário.

No modo para o efeito de profundida(bokeh), temos a opção de escolher a abertura da lente de forma a ajustar o efeito pretendido.

 

No geral a H30 Lite apresentou resultados decentes. Fiquem com amostras:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Enquanto que a câmara fontal temos um sensor de 8 MP, com direito também a opções de HRD, efeitos de beleza e profundidade (bokeh), e aqui comparativamente ao sensor traseiro, senti o efeito mais artificial.

Uma vez que o efeito é aplicado é digitalmente. Também temos a presença de filtros de beleza, e o mais curioso, algo que ainda não tinha visto.

É que o H30 Lite permite no caso da câmara frontal, aplicar o filtro (bokeh) e de beleza ao mesmo tempo, curioso.

Por último no que toca à gravação de vídeo o H30 Lite, grava até 1080p e não tem estabilização ótica, mas com o auto-foco, que até bastante responsivo. Este é capaz de gravar vídeos decentes sem grandes exposições de luz.

Bateria

Aqui tendo em conta as tendências do mercado, onde ouvimos analogias, do genéro, que quanto maior melhor.

Honestamente esperava uma bateria com uma capacidade maior, já que temos exemplos de outros equipamentos a incorporarem baterias de 4000 mAh.

Mas o Hisense Infinity H30 Lite, não! Aqui a empresa optou por uma modesta bateria de 3060 mAh.

No entanto, não senti que fiquei prejudicado, já que a Hisense e claro a estado maduro do OS android na versão Pie.

Temos bateria suficiente para um dia e meio, e segundo a marca foi incorporado um modo de gestão inteligente, que otimiza a sua utilização, aliado a um processador com baixo consumo energético.

Temos aqui uma boa combinação de otimização e gestão de espaço, já que a bateria será menor, logo temos um equipamento mais elegante.

Conclusão

A Hisense com esta versão, Infity H30 Lite, pretende oferecer ao público uma opção mais acessível a todos do seu mais recente topo de gama.

Sem descartar fatores, como o seu design (apesar do material de construção) e todos os extras e funcionalidades, mas tudo num pacote mais económico, de forma alargar mais o seu publico alvo.

Tal como tinha dito no início, e tendo em conta todos os seu pontos positivos, bem como negativos.

Por menos de 150 euros e com uma loja física, a fazer a revenda desta marca na Europa. O Infinity H30 Lite é uma boa opção de compra, dentro desta faixa de preços.

Por isso já sabem, e estejam atentos que o Black Friday esta ai! Quem sabe se não encontram alguma promoção.

Pontos a mencionar

Pros

  • Preço
  • Desempenho diário
  • câmara

Cons

  • Ausência de led de notificações
  • Notificações OS
  • Construção em plástico fraca

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais