Android Geek
O maior site de Android em Português

Wiko View 3 Lite, que de "Lite" não aparenta nada

Já tínhamos mencionado aqui, que um é bom, dois é melhor ainda, mas três! Isso é muita fruta, como se costuma dizer. Estás a habituar nos mal Wiko, e o View 3 Lite é prova disso, pelo menos é o que eu penso!

Já tínhamos mencionado aqui, que um é bom, dois é melhor ainda, mas três! Isso é muita fruta, como se costuma dizer. Estás a habituar-nos mal Wiko, e o View 3 Lite é prova disso, pelo menos é o que eu penso!

Wiko View 3 Lite, que de "Lite" não aparenta nada

Já tivemos inúmeras oportunidades de experimentar vários equipamentos da marca com origem francesa. Logo estamos num lugar privilegiado e podemos dizer que a Wiko cresceu, e que está atenta ao que os seus fiéis utilizadores/mercado pedem. 

Hoje vamos apresentar-vos a sua versão do ”low cost”, na sua ultima gama de telemóveis apresentados (View 3).

Da sua terceira versão da gama View, que tem vindo a aumentar o número fãs e consumidores no mercado português, fiquem com a análise ao Wiko View 3 Lite.

Wiko View 3 Lite e as suas especificações

Wiko View 3 Lite

Sistema Operativo Android Pie 9.0 
Disponibilidade  Abril, 2019
Dimensões 155.5 x 73 x 8.7 mm
Peso 160 gramas
Ecrã  6.09 polegadas
Resolução IPS 2.5D curvo capacitivo 18:9, 1520 x 720 pixels 282 PPI
Câmaras Traseiras  13MP (4160x3120) + 2MP (1600x1200) + 
Câmara Frontal 5MP (2592x1944)
Processador Unisoc SC9863A - 4x 1.6 Ghz Cortex-A55 + 4x 1.2 GHz Cortex A-55
Placa Gráfica IMG8322 
RAM 2 GB
ROM (Memória interna) 32 GB (expansível até 128)
Bateria 4000 mAh

 

Construção e Design do View 3 Lite

O View 3 Lite dos três irmãos, será o que podemos chamar do - “mais novo”. Tanto pelo seu hardware, mais simpático e modesto, bem como a composição dos seus materiais de construção.

Apesar da versão Lite manter a mesma ideologia no que toca ao design (pelo menos na parte da frente e laterais) da gama View que já vimos presente na sua versão Pro,existem muitas outras diferenças.

Ao contrário desta, a construção da versão Lite é à base de materiais em plástico. Seja a moldura que o acolhe nas suas laterais, bem como o painel traseiro. Este que tem um efeito espelhado e uma cor gradiente (pelo menos a versão que experimentámos). 

Wiko View 3 Lite
Espelho meu! espelho meu! Quem tem um Wiko mais bonito que o meu!

Para o olhar mais distraído, irá parecer vidro, o que por um lado é bom. O plástico oferece uma construção mais robusta a impactos, dissipa melhor o calor, e é mais leve. Sem esquecer, que acima de tudo mais barato de se produzir!

Agora será ele amigo do ambiente ? Isso é outra história, e não podemos agradar - “Gregos e Troianos

Continuamos com a presença de uma única coluna na parte inferior do telefone, bem como uma entrada Micro-USB e um microfone para as chamadas.

Wiko View 3 Lite, que de "Lite" não aparenta nada 1

Já na sua lateral direita temos os botões de volume e “power”,  enquanto que na esquerda temos apenas a entrada para cartões SIM e micro-SD. Já agora o View 3 Lite,  oferece 3 slots disponíveis, duas para os cartões SIM e uma dedicada para o cartão micro-SD. 

Na parte superior temos a presença de uma entrada para fones de 3.5mm! Para poderem desfrutar da vossa música com os fones com fios, que vêm na caixa ou os vossos.

Wiko View 3 Lite, que de "Lite" não aparenta nada 2

Mas é na traseira que o View 3 Lite, se difere e onde podemos ver que estamos a lidar com um equipamento de uma gama... vá mais baixa.

Primeiro  temos uma construção em plástico e segundo, a ausência de um sensor de impressões digitais.

Isto porque cada vez mais vemos equipamentos, que recorrem ao desbloqueio através do reconhecimento facial (tendência).

O custo de produção de equipamentos com mais sensores e hardware, só iria encarecer o preço final. Por um lado, compreendo e até reconheço que a tecnologia de desbloqueio facial da Wiko é eficiente. Mas posso dizer que em termos práticos/eficiência faz falta um sensor físico. 

Ainda assim! Sou muito adepto de um bom sensor de impressões digitais!

Wiko View 3 Lite, que de "Lite" não aparenta nada 3
Ainda assim, preferia ter essa opção

Nem que seja apenas para aquelas situações em que estamos de óculos de sol ou não temos luz suficiente para o telefone ler a nossa cara.

Fora isso, e não fosse o preço a que é comercializado de 149 euros. Em termos de construção nunca iria dizer que o View 3 Lite é um equipamento de gama baixa.

 

View 3 Lite e o seu Ecrã “consideravelmente” grande

O ecrã grande de 19: 9 com 6,09 polegadas torna este - “pequeno” telefone, perfeito para verem as vossas séries e vídeos na palma da vossa mão. Aqui temos um ecrã IPS com um ecrã 2.5 curvo, com margens muito minimalistas. 

Wiko View 3 Lite, que de "Lite" não aparenta nada 4

À exceção da margem inferior, isto em comparação com a superior onde temos a presença do entalhe, igualmente discreto.

Vendo bem o View 3 Lite, bem como a evolução da marca no que toca a ecrãs. Temos um ecrã decente para a utilização diária. Mesmo em espaços com muita luz solar, este oferece bastante brilho o que permite a sua utilização.

Mas nada comparativamente com a gama Pro, claro

Wiko View 3 Lite
Mesmo com 6.09 polegadas, o uso só com uma mão é prático com o View 3 Lite

A Wiko claramente fez um grande esforço no que toca aos ecrãs presentes na gama View 3, comparativamente com os modelos anteriores, e outras gamas da empresa, que já tivemos oportunidade de testar. 

Performance num equipamento "Lite"

O View 3 Lite, vem com o mesmo processador de outro elemento da família Wiko - o Y80, ambos equipamentos que podem ser considerados de gama baixa.

A presença deste processador é prova da parceria da francesa com o mercado chinês. Pois estamos a falar de um processador que é amplamente usado por outras empresas oriundas do oriente. Como o caso da Hisense, Alcatel, ZTE entre outras.

O Unisoc SC9863A (anteriormente Spreadtrum) é um SoC de núcleo octa-core, com 8 núcleos ARM Cortex-A55 em dois clusters. 

Um cluster de desempenho que vai até os 1,6 GHz e um cluster focado na eficiência atinge uma velocidade até 1,2 GHz. O SoC também integra um modem LTE (TDD-LTE / FDD-LTE / TD-SCDMA / WCDMA / GGE), e vem com uma placa gráfica PowerVR IMG8322.

Traduzindo, temos a presença de boas ligações 4G, claro que vai depender da presença de antenas da respectiva operadora.

E no que toca a desempenho? Bem com 2 GB e um processador desta categoria. 

Wiko View 3 Lite
Com este ecrã, jogar é um mimo com o View 3 lite. Mesmo com algum lag...

Não podemos esperar grandes feitos! No entanto mesmo perante jogos com - “alguma exigência” gráfica. O View 3 Lite oferece alguma jogabilidade, claro que iremos ter atrasos em algumas animações e uma queda nos frames

Mas é possível jogar no final de contas. Mas onde o View 3 Lite brilhou , foi na sua utilização diária e prática. Mesmo com 2 GB de RAM, a máscara da Wiko, muito Android puro e a presença da versão do Android 9.0.

Esta versão Lite, não sofre daquele mal de alguns telefones android com pouca RAM. 

Alternar entre aplicações e abrir as mesmas não era um processo moroso. E sinceramente é uma "chapada de luva branca", para o meu equipamento que vem com 3 GB de RAM um processador de média gama (de há dois anos) e o Android 8.0, igualmente Wiko.

Aqui realmente podemos ver o que um software otimizado, comparativamente à força bruta do hardware. Faz diferença, pelo menos para o utilizador menos exigente.

E não podíamos deixar de mencionar os Benchmark para aqueles que gostam de “números”, “rankings” e afins.

No que toca a benchmarks, o Wiko View 3 Lite conseguiu atingir a casa dos 813 no teste de single core no teste de Benchmark e 3430 no multicore. No que toca ao AnTuTu, o View 3 Lite conseguiu 73877 pontos, abaixo mas próximo de outros equipamentos como o caso do Honor 8X e o Mi A3 da Xiaomi.

Software e a diferença que faz!

Bem aqui não há diferenças entre os três - “Wikos”. A versão Lite vem com a última versão do sistema Android, a versão 9.0 Pie quase puro com o último patch de segurança. 

Com a pequena diferença que já começa, a chatear o utilizador com algumas aplicações e sugestões de aplicações de terceiros em forma de bloatware. 

Mas que facilmente podem ser apagadas, mas é um passo chato e desnecessário, principalmente quando estamos a configurar pela primeira vez o nosso equipamento.

Fora isso continuamos com a presença das - “Funcionalidades da Wiko” que oferecem aos utilizadores extras interessantes e práticos.

Câmaras não desapontam, mas henn… não surpreendem.

As câmaras têm sido igualmente um ponto que a Wiko tem vindo a melhorar ao longo das suas versões, e o View 3 lite não foge à regra.

Se bem se lembram, apesar das “três” câmaras presentes na versão Pro, o Lite apenas vem com duas. Temos uma combinação de lentes dupla na sua traseira de 13 MP + 2 MP e um sensor de 5 MP na sua parte frontal.

Wiko View 3 Lite, que de "Lite" não aparenta nada 5

A wiko tem vindo a introduzir controlo AI(Inteligência artificial) na sua aplicação da - “Câmara” já desde do Y80.

E os resultados têm sido muito semelhantes entre os dispositivos, conseguimos obter fotos decentes. Mas irá sempre depender muito da iluminação, e claro do AI que pode ou não reconhecer a cena em questão,  e que automaticamente aplica o respectivo filtro.

Isto claro, se não o desativarmos nas definições da aplicação, que é possível.

Ainda temos um estabilizador digital disponível, para garantir que as fotos não saem desfocadas, e a opção de gravar vídeos até 1080P com 30 frames.  

E mais uma vez, tendo em conta o valor a que o telefone é comercializado e se consideramos que grande parte das fotos vai terminar numa rede social com um filtro por cima.

O View 3 Lite, faz um trabalho decente para a sua categoria.

Bateria para dois dias, power banks? Para quê!

Ao contrário da sua versão Pro, o View 3 Lite vem com o carregador - ”standard” ou “Travel Charger”, com input de 100-240V e output 5.0V, (pormenores técnicos). De forma a carregar a bateria massiva de 4.000 mAh. 

Igualmente um padrão repetitivo e transversal que temos visto nos últimos equipamentos. O qual, nós consumidores agradecemos.

Durante a utilização dita “banal”, e entre testes práticos, com o Wi-Fi e os dados sempre ligados e a puxar pela máquina.

O Wiko View 3 lite atingiu uma duração de 28 horas, com 4 h e 36 minutos com o ecrã ligado. Aqui temos um bom exemplo, do que um equipamento com um processador mais fraco e com uma bateria maior pode oferecer. 

E mesmo que saiam com pouca bateria, podem ficar descansados, pois com 48% dá perfeitamente para um dia de trabalho de 8 horas.

Façam as contas e rapidamente chegam à conclusão, que não precisam de andar carregados com um power bank atrás, a fazer peso nos bolsos ou na vossa mochila.

Veredicto - Wiko View 3 Lite, preço simpático com uma grande bateria!

O Wiko View 3 Lite, começa logo a ganhar pontos com o seu preço. Tendo em conta tudo o que ele oferece por 149 euros. Temos um ecrã generoso (tamanho), com uma bateria que dá para dois dias. 

Sem falar que é um telefone bonito (opiniões podem variar) e com uma construção robusta, mesmo que seja à base de plástico. 

Wiko View 3 Lite, que de "Lite" não aparenta nada 6

Todo pontos positivos, o que facilita recomendar este telefone, mesmo com hardware fraco e algumas falhas no que toca ao processamento do GPU.

Pontos Positivos

  • Bateria duradoura
  • Construção robusta
  • Preço simpático

 

Pontos Negativos

  • Performance quantitativa
  • Ausência de algum hardware
  • Hardware fraco

 

 

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais