Android Geek
O maior site de Android em Português

O Google desativou o Google Fotos no Android TV por possíveis violações de privacidade

estão a configurar o wallpaper do ecrã na vossa Android TV e ela apresenta as fotos da vossa conta do Google Fotos, mas esperem – a página de seleção de contas mostra centenas de contas Google desconhecidas, completas com fotos de perfil, todas identificadas como contas vinculadas. Isto é exatamente o que aconteceu com pelo menos dois utilizadores de Android TV, em televisores da Vu e iFFalcon (uma subsidiária da TCL).

Imaginem isto: estão a configurar o wallpaper do ecrã na vossa Android TV e ela apresenta as fotos da vossa conta do Google Fotos, mas esperem - a página de seleção de contas mostra centenas de contas Google desconhecidas, completas com fotos de perfil, todas identificadas como contas vinculadas.

O Google desativou o Google Fotos no Android TV por possíveis violações de privacidade 1

Isto é exatamente o que aconteceu com pelo menos dois utilizadores de Android TV, em televisores da Vu e iFFalcon (uma subsidiária da TCL).

 

 

Uma lista desfocada de centenas de contas do Google.
Uma lista desfocada de centenas de contas do Google.
dentificamos algumas contas genéricas como "Conta de teste" e "Vu Technologies", o nome do fabricante da TV.
dentificamos algumas contas genéricas como "Conta de teste" e "Vu Technologies", o nome do fabricante da TV.

O utilizador do Twitter Prasant detectou esse bug estranho na sua TV doméstica, uma TV LED Vu de 55 polegadas (número do modelo: 55SU134) com a funcionalidade integrada de Android TV. Ao configurar o Backdrop / Modo Ambiente através do seu Pixel 2XL deparou-se com uma aparentemente interminável lista de contas que ao que tudo indica estavam ligadas à sua - embora a seleção das contas não mostrasse as fotos privadas dos utilizadores, já que a funcionalidade do Google Fotos não parecia estar a funcionar.

Vu TV a correr o Android 7.0.
Vu TV a correr o Android 7.0.
O número do modelo da TV
O número do modelo da TV

Prashanth teve a gentileza de partilhar mais detalhes sobre o incidente - ele entrou na TV com a conta do Google da sua esposa e foi presenteado com a mesma lista, excepto que desta vez ele pode ver o seu próprio nome e a sua foto de perfil. O bug não conseguiu ser replicado na sua outra TV Android, uma Xiaomi Mi Box 3 a correr Oreo.

Deve-se notar que a Vu TV em questão ainda corre o Android 7.0, sem actualizações de segurança desde dezembro de 2017. A informação da Flipkart (o site através do qual ele comprou a TV) atualmente menciona Android 8.0 Oreo como o sistema operativo na TV, então parece que a atualização OTA não chegou à TV deste utilizador.

Contactar o suporte do Google no Twitter resultou na sugestão de Prashanth entrar em contato com o fabricante da TV - não é uma resposta ideal, especialmente tendo em conta que outro utilizador confirmou o mesmo bug, desta vez num conjunto equipado com TV Android pela subsidiária TCL iFFalcon (número do modelo 32F2A).

O Google desativou o Google Fotos no Android TV por possíveis violações de privacidade 2 O Google desativou o Google Fotos no Android TV por possíveis violações de privacidade 3 O Google desativou o Google Fotos no Android TV por possíveis violações de privacidade 4

O segundo utilizador com esse problema, Aarjith, tem uma TV a correr o Android 8.0 Oreo, com um patch de segurança de agosto de 2018, não parece ser uma versão antiga do Android TV que tenha causado o problema.

Um porta-voz do Google disse:

"Levamos a privacidade dos nossos utilizadores muito a sério. Embora investiguemos esse bug, desativamos a possibilidade de transmitir remotamente com o Google Assistant ou ver fotos do Google Fotos em dispositivos Android TV."

Probal Bose da Vu Technologies PVT LTD disse:

"Recentemente, fomos notificados de que havia um mau funcionamento do Google Home App em algumas das TVs Android. Depois de verificar o incidente, informamos a nossos clientes que não era um problema da Vu Television, mas sim um mau funcionamento da aplicação Google Home. Levamos a privacidade muito a sério. A Vu tem um compromisso de longa data de proteger a privacidade das informações pessoais que os nossos clientes nos confiam. "

O bug foi contido por enquanto, embora com o custo de funcionalidades reduzidas para todos os utilizadores da Android TV. Eu estremeço ao pensar no que alguém com intenções nefastas podia ter sido capaz de fazer se isso não tivesse sido resolvido, e espero que, no final, o Google forneça uma explicação satisfatória sobre como isto aconteceu e o que estão a fazer para que não se repita com nenhum dos dados que lhes confiamos.

 

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link