Android Geek
O maior site de Android em Português

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho

sistemas automóveis, aviação aérea e marítima, ou de produtos para monitorização de atividades desportivas. Estes, eram o foco da empresa americana do estado do Kansas.

A Garmin, começou como uma empresa focada em sistemas de navegação: sistemas automóveis, aviação aérea e marítima, ou de produtos para monitorização de atividades desportivas. Estes, eram o foco da empresa americana do estado do Kansas.

Mas com um rápido crescimento, a empresa, hoje, já tem uma vasta oferta de equipamentos na linha dos "wearables" uma das mais conhecidas do público. Competindo diretamente com outras empresas: como a fitbit ou a Apple.

Estou-me a referir, a equipamentos com foco, no "acompanhamento" desportivo ou da saúde, os fitness trackers.

A sua linha de relógios desportivos, já ganhou o amor e respeito de muitos atletas, bem como de aventureiros, pela versatilidade e robustez dos seus equipamentos.

E quando falo de resistência, a linha Garmin Fenix é a melhor de todas. Sendo esta a 6º geração da mítica linha, será que este Garmin Fenix 6s, estará à altura do lendário nome, de figura mitológica?

Com quase 20 versões de modelos, há relógios para todos os gostos. O Fenix 6s é o primeiro da linha, que curiosamente é o mais pequeno de todos.

Enquanto, que o nome Fenix, é sinónimo de resistência e desempenho da Garmin. O Fenix ​​6s pretende oferecer tudo isso, mas num pacote mais compacto.

Sendo, esta sem dúvida a melhor opção, para o publico feminino ou para quem sente, que um tamanho será demasiado volumoso no pulso.

Mas não se deixem enganar, pelo seu tamanho mais modesto. O Fenix ​​6s é um relógio desportivo digno do nome.

A questão que fica no ar: Foram feitos sacrifícios de forma a permitir, esta compilação mais compacta?Vamos descobrir!

Recursos principais do Garmin Fenix ​​6S:

  • Ecrã de 1,2 polegadas, 240 x 240 pixels
  • Tamanho da caixa de 42mm
  • 58g de peso
  • Seis campos de dados
  • Bracelete de 20mm
  • 9 dias de bateria em modo smartwatch ou 25 horas em modo GPS
  • Melhor gestão da bateria, multidesporto, Garmin Pay
  • Oximetria de pulso, altímetro, barómetro, bússola
  • Sensor de Frequência cardíaca, VO2 Max, TOPO mapping
  • 10 ATM

Estes são os recursos, que saltam à vista, e que vêm disponíveis neste relógio compacto.

Mas antes de aprofundar,  há que salientar, que a linha Fenix 6, encontra-se divida em 3 modelos, com as suas respetivas versões "Pro".

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 3

O que perfaz um total de 18 relógios. Acham confuso!? Eu também, mas vamos recapitular muito resumidamente.

Basicamente temos 3 versões, e 3 modelos: o Fenix 6s, o Fenix 6 e o Fenix 6x. Desde o S até ao X, como o nome sugere, o seu tamanho aumenta. Bem como as suas características, sendo que ainda temos as versões Pro.

Base: não inclui mapas, Wi-Fi ou música.

Pro: inclui todos os mapas, músicas, WiFi e recursos criados sobre essas funções

Podemos encontrar na Decatlhon, as versões base Fenix 6s e Fenix 6, a 600 euros, subindo o preço para os 700 euros para o modelo Fenix 6 Pro.

 

O que vem na caixa

Aqui temos a caixa, "padrão" da linha Fenix. Na parte da frente temos uma imagem, com o nome do modelo. Ficando na traseira as suas especificações principais, as mesmas que já mencionei.

Lá dentro podem contar com um relógio Fenix 6s, a olhar para vocês! O contrário, seria um problema, bem como o cabo proprietário da Garmin, e não o percam!

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 8

Cada cabo destes,custa 30 euros (Decatlhon).

O restante conteúdo da caixa não podia esquecer a respetiva documentação e manual de utilizador.

 

Design

O Fenix ​​6S tem uma caixa com 42 mm, de tamanho, em oposição aos 47 mm do Fenix ​​6 versão base, e os massivos 51 mm do Fenix ​​6X.

Para além de uma grande redução, visível, e sentida no pulso. Este tem um ecrã transfletivo de 1,2 polegadas com uma resolução de 240 x 240 pixels.

Apesar de ser a gama de topo de Garmin, este é basicamente, o mesmo ecrã encontrado na maioria dos relógios desportivos da empresa.

A Garmin, nunca foi conhecida por apresentar, produtos com ecrãs vivos e cheios de cor, como é o caso de alguns relógios com ecrãs AMOLED.

No entanto, não é um ecrã monótono ou sem vida. Estes ecrãs foram concebidos, para serem visíveis em luz solar direta e em parte, também contribuem para uma boa autonomia da bateria.

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 12

Já agora no que toca à autonomia da bateria, relacionada com o ecrã, aqui não importa, se temos um fundo negro, por causa dos pixéis acessos, como se faz nos ecrãs AMOLED.

Aqui é o tempo que o ecrã está ligado, a intensidade da luz, e por exemplo, se o vosso visor, tem muitos elementos que necessitem de serem autalizados constantemente.

Exemplo: segundos, batimentos cardíacos, passos. Pessoalmente gosto de minimizar o que vejo. Primeiro, porque simplifico o que vejo, e foco no essencial, e depois prolongo a bateria do relógio.

No entanto, o Fenix 6s, é extremamente eficiente em termos energéticos. O que me fez optar por um mostrador clássico. Este esteve sempre ativo e era um mostrador da Garmin que vinha de origem. O ponteiro dos segundos, apenas surgia, quando o ecrá estava a ser usado.

Um sacrifício, que optei por fazer, em nome da estética! Esta é uma das melhores características do Fenix 6s, com o seu design minimalista que passa muito bem por um relogio clássico.

O Fenix ​​6S pesa 58g com a bracelete, sendo dos três modelos, o mais compacto e leve. O que faz dele, um ótimo relógio para o publico feminino, ou para quem tem os pulsos finos.

Apesar do seu tamanho, mais modesto em relação aos seus irmãos. O Fenix 6s tem uma excelente construção. A sua caixa é feita de um composto de resina resistente, sendo que o anel superior é de alumínio prateado, bem como a sua traseira e os botões.

A sua bracelete, não  aé, no entanto, a mais confortável, que já testei, em comparação a outros produtos da Garmin, nem a maior.

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 13

Temos a opção de a trocar: por uma da marca com o seu sistema de abertura fácil, ou por uma terceira do mesmo diâmetro de 20mm.

Relativamente à configuração de botões: o Fenix 6s, apresenta os mesmos 5, que estão presentes em toda linha Fenix e Forerunner, que já aqui testei.

No lado superior esquerdo (10 horas), temos um botão, dedicado para ligar e desligar a luz, que se pressionarmos por 2 segundos, acedemos a um menu configurável com atalhos. E se ficarmos a pressionar por mais tempo, desligamos ou ligamos o relógio.

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 14

Logo abaixo (9 e 8 horas) temos os botões de navegação para cima e para baixo.

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 15

No lado oposto no lugar das (4 horas), temos o botão para recuar, ou marcar uma volta completa (Lap).

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 16

Por último, no ponteiro das (2 horas), com uma breve distinção no anel, temos o botão das atividades ou para selecionar opções.

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 17

Para muitos pode ser maçador, ter que andar a pressionar botões para percorrer o menu e selecionar opções. Mas acreditem. Para quem faz desporto, ou usa luvas. O facto de ter um input físico, em vez de um táctil, é muito mais prático.

Claro, não podia esquecer de mencionar, que na traseira temos a entrada proprietária para carregar o Fenix 6s, e o sensor de batimentos cardíacos e a novidade (Oximetria de pulso).

Que mais à frente irei abordar, mas fiquem com a noção que o feixe de lazer verde: serve para os batimentos cardíacos, e feixe vermelho é a Oximetria.

 

Modo desportivo e métricas interessantes

O Garmin Fenix 6s é um relógio multidesporto, com uma grande oferta de atividades desportivas que pode registar. E apesar de ter diminuído de tamanho, a quantidade de atividades, não!

Desde o mais básico: Correr, temos a versão correr em trilhos (Trail), correr indoor(pista), passadeira, ciclismo (indoor, outdoor e até MTB), piscina e natação ao ar livre, escalada, esqui e snowboard, triatlo, força, SUP, remo, canoagem, golfe, caminhadas, ioga e muito mais através da aplicação Connect IQ.

A lista de atividades é enorme!

Um dos pontos que mais apreciei com o Fenix 6s, é a sua grande versatilidade para adicionar várias janelas com dados. Oferecendo a possibilidade, de vermos até um máximo de 6 combinações.

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 23

Esses dados, podem incluir informações de ritmo, distância, mas também dados de voltas, cadência, frequência cardíaca, zonas e muito mais. É uma experiência de corrida de topo, mas não é diferente da linha Forerunner.

A precisão do GPS, é simplesmente ótima! Rápido a encontrar sinal e sem quebras, mesmo em ambientes com muitas curvas apertadas, como o caso de um pista de ateletismo ou edifícios, que possam bloquear ou confundir o sinal.

Com a chegada a nova linha Fenix ​​6, este inclui um novo recurso, o PacePro.

Este modo permite, previamente na aplicação da Garmin, programar, o ritmo com base no tempo final ou ritmo que pretendemos fazer, com base no circuito ou por tempo e distância.

Um ótimo recurso, que serve de "Lebre" para atingirmos os tempos, que pretendemos nas nossas provas.

 

Dados, métricas e extras

A componente da corrida no Fenix 6s, é das mais completas: devido à vasta oferta de métricas oferecidas, testes, atividades disponíveis e complemento com sensores externos.

Temos por exemplo: análise do VO2 Max, registo do efeito de treino, status de treino, HRV, estresse, Bateria Corporal, recuperação e até recomendações sobre o tipo de exercícios (carga) que faltam no nosso plano semanal.

Sem esquecer, que temos planos de treino, para várias distâncias e ritmos, providenciados por treinadores da Garmin.

Estes, são alguns dos dados favoritos e um grande motivo, pelo qual muitos atletas investem na gama Fenix ​​6.

Como corredores, somos naturalmente viciados nos dados: "efeito do treino" e "status do treino", são uma ótima maneira de avaliar as nossas sessões de treino, e saber como vai a nossa evolução.

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 29

Além das que mencionei, temos, as novas métricas: como o caso da bateria corporal, e respiração por minuto (Oximetria). E estas métricas são úteis na avaliação do nosso estado físico, e recuperação para o próximo treino.

 

A bateria corporal, segundo a Garmin, é a energia que temos disponível no tanque. Esta é gasta em atividades, e ao longo do dia. E só podemos “recarregar” através de horas de sono, pensem que é como se estivéssemos a carregar o nosso telemóvel.

E apesar de não ter encontrado, relatórios ou documentação que comprovem tal relação e veracidade do estudo.

Fosse efeito placebo ou não, mas a minha sensação geral, ia de acordo com os dados apresentado, o que é interessante e até um pouco, assustador!

No caso da Oximetria, alguns wearables Garmin fornecem leituras de oximetria de pulso (Pulse Ox). A oximetria de pulso fornece uma estimativa da saturação periférica de oxigénio no sangue (% de SpO2)  em qualquer momento, que façamos uma leitura.

Também é possível configurar a funcionalidade para monitorizar de modo contínuo durante um determinado período, enquanto estamos a dormir, bem como também, pode ser utilizada para monitorizar de modo periódico durante o dia, juntamente com uma indicação da elevação ou altitude. É uma métrica muito usada por desportos de altitude, como escalada, e até mesmo alguns eventos de MTB (mountain bike)!

E não ficamos por aí, relativamente aos dados do VO2 Max disponíveis no relógios Fenix ​​6, estes são da Firstbeat. Uma das melhores empresas do mercado, no que toca a dados de variabilidade da frequência cardíaca e agrupar os números, de forma a serem analisados.

E não me podia esquecer! Que com o Fenix 6s, é possível registar o nosso batimento cardíaco em atividades aquáticas! Sim, não é necessário emparelhar com o HRM-Tri™ da Garmin.

O que faz do Fenix 6s, um ótimo equipamento para todo o triatleta. Pois, para além de termos a atividade disponível, vamos ter esta componente do ritmo cardíaco disponível, que não tínhamos, por exemplo no Forerunner 735xt.

Aplicação e a sua componente inteligente

O Fenix 6s, para além da sua função principal como relógio desportivo, também tem o seu lado "smart". Inteligente da coisa, como se costuma dizer

Mas para realmente, ser possível tirar partido de toda a componente inteligente. É necessário instalar a aplicação Garmin Connect : android ou iOS, no vosso telemóvel.

Garmin Connect™
Garmin Connect™
Developer: Garmin
Price: Free
  • Garmin Connect™ Screenshot
  • Garmin Connect™ Screenshot
  • Garmin Connect™ Screenshot
  • Garmin Connect™ Screenshot
  • Garmin Connect™ Screenshot
  • Garmin Connect™ Screenshot
  • Garmin Connect™ Screenshot
  • Garmin Connect™ Screenshot

É igualmente possível instalar o software Garmin Express no vosso computador, ou aceder à página do Garmin Connect no browser.

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 37

Onde podemos consultar todos os nossos dados e atividades, bem como criar treinos e planos, com o PacePro ou até mesmo procurar alguns planos de treino da biblioteca da Garmin.

Bem como agendar e consultar a nossa agenda, mas para que seja possível, sincronizar todas essas alterações. É sempre necessário a sincronização, com o relógio, via aplicação.

Na aplicação da Garmin: primeiro temos que dar permissões, para a mesma aceder às funcionalidades principais do nosso telemóvel. Depois podemos: escolher quais as aplicações que devem enviar notificações para o Fenix 6s.

Falando ainda na componente inteligente, com o Fenix 6s, podemos responder a SMS, e-mails, ou aplicações de chat e chamadas. Com respostas rápidas, que podem ser editadas na aplicação.

Além disso ainda, temos os: widgets, como o caso: meteorologia, controlos da música, bússola, calendário. E ainda, temos a possibilidade na loja da Garmin, de fazer a transferência de mais algumas aplicações adicionais.

E apesar de ser possível a gestão dos nossos dados pessoais, e do próprio relógio diretamente no mesmo. A aplicação é essencial, de forma acedermos a todo o potencial do Fenix 6s.

 

Bateria

Este é um dos pontos mais fortes da gama Fenix 6, apesar do modelo 6s, não ter a componente solar da versão elite. E apesar, da Garmin ter apostado forte, em recursos que consomem muita energia,  a empresa de alguma forma consegue oferecer uma duração de bateria razoável.

Garmin Fenix 6s pequeno em tamanho, grande em desempenho 49

O Fenix ​​6s durou uma semana no modo smartwatch, com notificações e 4 dias, com os meus treinos de uma hora e GPS.

Tenho de mencionar, que o sensor de batimentos cardíacos, esteve sempre a funcionar de forma a obter os melhores resultados do meu treino. Principalmente durante as minhas horas de sono, para saber como foi a minha recuperação.

Fora isso, e de forma a termos uma melhor gestão da vida útil da bateria, a Garmin agora exibe o medidor de bateria, em dias e horas restantes, em vez de uma percentagem.

A Garmin também adicionou modos de bateria que permitem alterar as configurações de energia em tempo real quando precisamos daqueles últimos km’s ou horas com o relógio ligado.

Por exemplo, uma corrida de 10K com menos de 5% de bateria, é possível, graças a esses modos de energia reduzida. Claro que o relógio, desliga alguns dos sensores de forma a otimizar a mesma, mas a corrida fica registada!

No que toca a recarregar a bateria, o Fenix 6s, leva sensivelmente 2 horas dos 5% até os 100%.

 

Conclusão

O Fenix 6s, apesar do seu tamanho mais compacto, não compromete! Pode não ter os extras, que a versão Pro tem, ou Wifi e mapas integrados. Mas temos um relógio extremamente completo, com uma construção robusta e uma bateria espetacular.

Garmin Fenix 6s

Com foco na performance desportiva, com métricas completas e testes. Este relógio que custa 600 euros, é um investimento elevado para a maioria dos leitores.

No entanto se são atletas, seja de corrida de fundo ou outra modalidade, trata-se de um bom investimento, seja pelos seus extras, métricas oferecidas ou claro, o seu design compacto.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!