Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise ao Garmin Forerunner 735XT o relógio de triatlo

Este relógio é aposta da Garmin para todos os atletas que têm o foco o desporto de triatlo e que ao mesmo tempo pretendam ter um relógio discreto, leve e inteligente. Mas calma mesmo que não sejam um atleta ou estejam a treinar para um ironman. O atleta de fim de semana irá igualmente tirar partido deste relógio.

Este relógio é aposta da Garmin para todos os atletas que têm o foco no desporto de triatlo e que ao mesmo tempo pretendam ter um relógio discreto, leve e inteligente. Mas calma, mesmo que não sejam um atleta ou estejam a treinar para um ironman. O atleta de fim de semana irá igualmente tirar partido deste relógio.

Garmin Forerunner 735XT

Será o Forerunner 735XT ideal para vocês ?

Com o Garmin Forerunner 735XT conseguem monitorizar várias actividades desportivas, bem como a vossa performance diária. Seja a correr entre os transportes públicos ou quantas calorias gastaram a dormir. Para além de ser um relógio GPS desportivo, monitoriza a vossa atividade diária através dos vossos passos e o vosso batimento cardíaco 24 horas por dia. É ainda um relógio inteligente, e vão conseguir ver todas as notificações do vosso smartphone (Android e IOS) no relógio.

O que vem na caixa

A caixa é das mais simples que podem esperar, mas lá está a Garmin não pretende que percamos tempo com invólucro, mas sim com o seu conteúdo. Podem contar com a esperada papelada, um manual de instruções e um guia rápido em várias línguas, ponto positivo, bem como o carregador proprietário e claro o Garmin Forerunner 735XT.

Design do 

Forerunner 735XT

O 735XT faz parte da linha Forerunner , tal como o nome sugere, esta gama é destinada aos atletas que gostam de correr.

Análise ao Garmin Forerunner 735XT o relógio de triatlo 4

Com uma construção toda em plástico é extremamente leve pesando apenas 41 gramas e tem um design desportivo e tão leve ao ponto, em que houve alturas que me esquecia que o estava usar. Vem com uma bracelete de silicone das mais confortáveis que já experimentei apesar da sua leveza, bem como da sua construção em plástico.

Independentemente de serem atletas ou aspirantes , este relogio revelou ser um muito resistente a impactos e claro o 735XT é a prova de água com uma classificação de 5 ATM.

No que toca ao design o Garmin forerunner 735XT é basicamente igual ao seu irmão mais novo o Forerunner 235. E para quem tem pulsos pequenos o Garmin 735XT é um relógio perfeito devido às suas dimensões mais discretas. Inclusive, a respetiva bracelete tem o tamanho adequado para quem tem os pulsos mais finos. Quem tenha um pulso mais largo irá ter alguma dificuldade em conseguir fechar a bracelete.

Relativamente ao ecrã do Garmin forerunner 735XT temos um ecrã com tecnologia refletiva, logo é perfeitamente visível mesmo sob luz solar. Apesar de não espantar com uma gama de cores ou resolução espetacular. Podemos ativar o ecrã de forma a iluminar o mesmo através de um botão ou automaticamente com o rodar do pulso.

Isto se ativarmos a opção nas definições, no entanto é desaconselhado caso durmam com o relógio e de forma a pouparem bateria. E falando ainda em ecrã, o Garmin forerunner 735XT não tem um ecrã responsivo ao toque.

O relógio é controlado por 5 botões e cada um com as suas respetivas funções. No lado esquerdo temos o botão “power” que serve igualmente para ligar/desligar a luz do ecrã, mais abaixo temos dois botões que servem para navegar entre os menus. No lado direito temos o botão “iniciar” que serve para selecionar opções ou iniciar/terminar atividades e na zona inferior termos o botão “volta”, que serve para sinalizar uma volta feita durante um treino, bem como para recuar entre o menu e opções.

Pessoalmente prefiro esta opção para controlar um relógio desportivo pois num cenário de treino com as mãos suadas ou de luvas torna o manuseamento do relógio muito mais simples e prático. E por último na parte de trás temos o “Elevado sensor de batimentos” cardiacos da Garmin.

Software/Aplicação

O sistema de menus do Garmin 735XT é muito básico, baseia-se em séries de menus que podem ser navegados verticalmente, bem como os “widgets” que podem ser escolhidos e ordenados à vossa escolha.

Análise ao Garmin Forerunner 735XT o relógio de triatlo 5
Watch Face de terceiros disponível na loja da Garmin

Entre as opções, tem como por exemplo: a vossa última atividade feita, o vosso batimento cardíaco ao longo do dia, notificações, calendário e até metereologia. Da mesma forma que podem adquirir novos “widgets” também podem acrescentar novas “watch faces” tudo disponível na Loja da Garmin Connect IQ.

Vou ser muito honesto, é das aplicações de fitness mais completas que já encontrei com várias integrações de serviços, como por exemplo o MyFitnessPal e o Strava entre outros. A Garmin ganhou o seu nome no mercado como uma das melhores empresas com equipamentos de rastreamento de GPS e agora com o todo o seu arsenal de equipamentos de monitorização.

Na minha opinião esta integração bem como todo o cuidado que têm com o software por trás é algo que os distingue da restante concorrência.

Com o Garmin Connect terão acesso a todas as vossas atividades separadas por categorias e com as diversas informações detalhadas, bem como podem ver quantas calorias já gastaram e integrarem com o MyfitnessPal e terem um diário de calorias ingeridas, podem ter uma ideia do que ainda precisam ou não de consumir consoante o vosso objetivo.

O Garmin 735XT tem um registo de quantos passos dão ao longo do vosso dia bem como o vosso ritmo cardíaco, para além do vosso sono que também é monitorizado.

Podem ver quantas horas de sono tiveram (profundas/leves) e se acordaram durante a noite, para além do vosso ritmo cardíaco enquanto descansavam. Esta talvez seja uma das funções mais essenciais para saberem qual é o vosso batimento cardíaco e as vossas calorias gastas em repouso.

Para além desta monitorização 24 horas por dia, para quem é atleta e gosta de ter os treinos programados e organizados. Com o Garmin Connect podem criar, bem como importar treinos e agendar no vosso calendário. Que posteriormente é enviado para o vosso relógio onde podem saber no vosso pulso o que têm que treinar hoje.

Pequeno a parte reparei que ocasionalmente o relógio não se encontrava conectado ao telefone, o que me obrigava abrir a aplicação manualmente, de forma a pelo a menos ter as notificações em sintonia.

Análise ao Garmin Forerunner 735XT o relógio de triatlo 15

 

Funcionalidades do Relogio

Como estamos a falar de um Garmin é de esperar que este relógio seja capaz de captar a nossa posição de GPS e aqui não há muito a falar é um Garmin, Ponto! Com opção de captar sinal de GPS e GLONASS, o Garmin 735XT consegue captar em menos de 1 minuto a vossa posição. E durante o tempo que o experimentei fosse a correr no meio do campo ou no meio da cidade a sua precisão é impressionante. No entanto tenham a noção se usarem o serviço de GLONASS vão consumir mais bateria.

Para além disso o 735XT oferece navegação passo a passo, não têm acesso a um mapa completo mas a um trilho que podem seguir, e ainda tem a opção de voltar ao lugar de origem caso se percam.

Análise ao Garmin Forerunner 735XT o relógio de triatlo 16

Como já referi o Garmin 735XT tem um sensor de batimentos cardíacos, que apesar de não ser tão preciso como um banda cardíaca. Esta nova geração de sensores da Garmin são muito próximos da realidade. Sem falar de toda a conveniência de tudo isto diretamente no nosso pulso.

Análise ao Garmin Forerunner 735XT o relógio de triatlo 17

No entanto nem tudo é maravilhoso, apesar do Garmin 735XT ser um relógio com o foco no triatlo o sensor de batimentos cardíacos não funciona debaixo de água. Para isso terão que emparelhar o 735XT com a banda cardíaca específica que é vendida separadamente.

Para além disso com o Garmin 735XT ficam com acesso a um leque de extras muito interessantes para quem pratica desporto com foco na corrida e no ciclismo. No menu na seção “Minhas estatisticas” têm disponível o vosso VO2Max que é calculado tendo em conta as vossas últimas corridas e os vossos dados (idade, sexo) e o vosso batimento cardíaco em repouso. 

Além disso ficam com uma previsão de quantas horas de descanso necessitam depois de um treino, bem como uma previsão dos vossos tempos para provas de 5k, 10k, meia e maratona. Ainda falando em funcionalidades com o Garmin 735XT podem tanto no relógio como na aplicação ter os vossos treinos personalizados com alertas por tempo, distância, cadência e zona cardíaca, no qual conseguem depois ter alertas vibratórios e sonoros durante o vosso treino.

Mas o Garmin Forerunner 735XT também tem a sua componente inteligente, com ele têm acesso ao vosso calendário do Google, à meteorologia e a todas as notificações das vossas aplicações que podem escolher quais pretendem receber. 

Conseguem ver quem vos está a ligar e ainda conseguem escolher atender ou desligar a chamada diretamente do relógio. Apesar de não conseguirem responder através do relógio, curiosamente a notificação de e-mail dispõe da opção de “arquivar”. E mesmo sem a opção de importar a vossa música para o Forerunner 735XT, conseguem controlar a mesma do vosso smartphone diretamente do vosso pulso.

 

Atividades

Com o Garmin Forerunner 735XT vão ter acesso a um leque de ofertas com o foco obviamente no triatlo, apesar de podermos criar as nossas específicas atividades, estas são as que vêm com o relógio de origem.

  • Corrida
  • Corrida interior
  • Bicicleta
  • Bicicleta interior
  • Natação
  • Natação ao ar livre
  • Triatlo

Tal como qualquer relógio Garmin vão ter acesso a todas as métricas essenciais e podem personalizar a vosso gosto os 4 ecrãs disponíveis. Com as métricas que são do vosso interesse.

Mas o que distingue o 735XT são as atividades de natação, natação ao ar livre e claro triatlo.

No caso da natação numa piscina em que não recorre ao GPS, no início da atividade terão que definir o tamanho da piscina, depois tem acesso à distância percorrida que é calculada com base dos sensores do relogios e as vossas braçadas, bem como o tempo das vossas voltas e intervalos.

No caso da natação ao ar livre já não será necessário defenir nada, pois o Garmin 735XT vai recorrer ao GPS para obter as métricas. Mas tenham atenção que caso mergulhem com o relogio a uma profundidade muito funda irão perder o sinal. Como tal a monitorização via GPS apenas se reflete para braçadas mais superficiais. 

Relembro que o sensor de batimentos cardíacos é desligado na água, para registarem essas métricas será necessário emparelhar o Garmin Forerunner 735XT com as bandas específicas da Garmin, a Garmin Swim ou a Garmin Tri.

E por último na atividade triatlo ficam com acesso numa só opção a 3 atividades específicas, natação, corrida e ciclismo com direito à contabilização do tempo de transição entre as três disciplinas.

Podem ainda criar a vossa atividade favorita como por exemplo para um treino de cardio ou força, mas aqui por exemplo o batimento cardíaco não será tão preciso como por exemplo nas atividades de corrida ou ciclismo.

 

Bateria

Segundo a Garmin estas são as estimativas dadas:

Vida útil da bateria, modo de vigia Até 9 semanas.

Até 8 semanas. com acompanhamento de atividades

Até 4 semanas. com acompanhamento de atividades e notificações do smartphone

Até 11 dias com acompanhamento de atividades, notificações do smartphone e frequência cardíaca com pulso

Vida útil da bateria, modo de atividade Até 16 horas. no modo GPS

Até 14 horas no modo GPS e frequência cardíaca com pulso

Até 10 horas no modo GPS + GLONASS e no pulso

Vida da bateria, Modo UltraTrac Até 24 horas

Até 21 horas com frequência cardíaca com pulso

 

Valores muito generosos, mas um pouco exagerados, durante a minha utilização diária de actividades com GPS ligado de pelo menos 60 minutos, mais o sensor de frequência cardíaca de pulso ligado e notificações. Consegui ter uma autonomia de 5 dias. O que para um relógio desta categoria é muito bom. Principalmente para os atletas de desportos de longa duração como o caso das ultra maratonas que precisam de um equipamento com um autonomia alargada. Já para recarregar o Garmin 735XT, é preciso o cabo proprietário da Garmin e basta 1 hora para terem a bateria toda carregada.

Análise ao Garmin Forerunner 735XT o relógio de triatlo 26
carregador proprietário do Garmin Forerunner 735XT

Conclusão

Será o Garmin Forerunner o relógio desportivo/inteligente ideal para vocês?

Pessoalmente adorei este equipamento, mas eu enquanto atleta enquadro me no segmento de utilizadores ideias para este relógio. Em que posso contar com a precisão e rapidez do GPS e do sensor cardíaco, bem como todas as funcionalidades focadas no desporto, bem com as integrações de vários serviços.

No entanto para o preço de 349.99 euros a que está a ser comercializado na loja oficial da Garmin. Penso que a maioria dos utilizadores poderá ficar igualmente bem servidos com uma versão mais econômica de um dispositivo destes, como por exemplo o Garmin Vivoactive 3.

 

Pontos positivos

  • Autonomia
  • Precisão do GPS
  • Multi Desporto

 

Pontos negativos

  • Algumas perdas de conectividade
  • Ecrã

 

Partilha com os teus amigos!

Obrigado pela visita!
Análise ao Garmin Forerunner 735XT o relógio de triatlo | AndroidGeek
Análise ao Garmin Forerunner 735XT o relógio de triatlo 27
Este relógio é aposta da Garmin para todos os atletas que têm o foco o desporto de triatlo e que ao mesmo tempo pretendam ter um relógio discreto, leve e inteligente. Mas calma mesmo que não sejam um atleta ou estejam a treinar para um ironman. O atleta de fim de semana irá igualmente tirar partido deste relógio.
Editor's Rating:
4.6

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilha com os teus amigos!

Obrigado pela visita!
close-link