Galaxy S22 Ultra : Comparação Benchmark Exynos Vs Snapdragon

Antes disso, vamos começar com uma recapitulação dos resultados: O modelo Snapdragon (SM-S908U) marca 1.

Os resultados dos testes de referência do Samsung Galaxy S22 Ultra que surgiram no Geekbench nas últimas horas indicam que as diferenças de desempenho entre o Exynos 2200 e Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm em benchmark, deixa um sabor agridoce será bastante substancial (a favor do chip Qualcomm) e que o dispositivo terá menos RAM do que o seu predecessor, pelo menos na versão de entrada. De acordo com o Ice Universe, a RAM começará a partir de 8 GB, com opções a 12 e 16 GB, enquanto que o mínimo para o S21 Ultra era de 12 GB – a questão do desempenho deve ser mas das que mais dúvidas tem suscitado, vamos ver os resultados em detalhe. Antes disso, vamos começar com uma recapitulação dos resultados:

Galaxy S22 Ultra : Comparação Benchmark Exynos Vs Snapdragon 1

O modelo Snapdragon (SM-S908U) marca 1.226 pontos em operações de núcleo único, e atinge 3.462 pontos em operações de múltiplos núcleos. O chipset Exynos (SM-S908B) fica muito atrás em operações de um só núcleo com 1,014 pontos, mas está praticamente ao mesmo nível no teste multi-núcleo com 3,415 pontos. Por conseguinte, pode concluir-se que o núcleo principal – o Cortex-X2 – tem um desempenho muito melhor na implementação personalizada da Qualcomm do que na da Samsung.

Há meses que os especialistas apontam que, embora as taxas de relógio sejam geralmente mais altas no Exynos 2200, S8G1 mantinha uma vantagem; mas a diferença era tão subtil (2,9 versus 3 GHz) que dificilmente justificava resultados tão diferentes.

GALAXY S22 ULTRA EXYNOS VS SNAPDRAGON

No entanto, há outro detalhe, potencialmente muito mais importante, a considerar: o Governor da CPU; que é o algoritmo que gere as frequências do relógio dos vários núcleos.

O Android oferece vários Governors e os fabricantes podem implementar outros à sua escolha; podemos defini-lo como um sistema para equilibrar o desempenho e o consumo de energia (e as temperaturas, consequentemente); com base na tarefa a executar e nas condições dos restantes componentes; por exemplo, bateria fraca, ou chip já muito quente. Aqui observamos que dois Governors diferentes estão activos nos dois smartphones. “energy_aware” no caso de Exynos, “Wait” no caso de Snapdragon.

Não sabemos a que correspondem os nomes destes perfis, mesmo que o primeiro pareça conservar energia (e, portanto, susceptível de pontuar menos do ponto de vista do desempenho).”Wait” é um nome mais ambíguo – quem sabe, seja um nome diferente para o mesmo perfil.

Basicamente, a questão é: há pelo menos um parâmetro que é desconhecido e por isso não podemos dizer com certeza se um chip é melhor do que o outro. Será provavelmente necessário esperar que o smartphone seja apresentado e avaliá-los em condições semelhantes; tanto no que diz respeito aos parâmetros de referência sintéticos como na experiência de utilização real.

Recorde-se que o Snapdragon 8G1 foi oficializado no início de Dezembro, enquanto que o chip Samsung será apenas apresentado a 11 de Janeiro. A propósito, o grande destaque deste chip será a GPU, desenvolvida em colaboração com a AMD; e baseada na mesma arquitectura RDNA 2 que o Radeon RX 6000. Os Galaxy S22s deverão chegar por volta do mês de Fevereiro

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!