Android Geek
O maior site de Android em Português

Galaxy S21 (S30) pode ter câmara selfie escondida

Esta tecnologia trará finalmente o Design “ecrã total” que os fabricantes procuram há anos.  Se bem se lembram, a Xiaomi foi a primeira a apresentar uma prova de conceito de protótipo para uma câmara selfie que estava escondida debaixo do ecrã e eliminava a necessidade de um entalhe ou um recorte para a câmara.

Oh, a promessa das câmaras frontais debaixo do ecrã! Esta tecnologia trará finalmente o Design "ecrã total" que os fabricantes procuram há anos. 

Se bem se lembram, a Xiaomi foi a primeira a apresentar uma prova de conceito de protótipo para uma câmara selfie que estava escondida debaixo do ecrã e eliminava a necessidade de um entalhe ou um recorte para a câmara. De acordo com o vice-presidente da empresa na época, esses ecrãs de alta resolução são um desafio, pois bloqueiam muita luz e isso levou a indústria de ecrãs a superar-se para ultrapassar os obstáculos.

Até ao momento, a Xiaomi e a Huawei patentearam soluções de câmara com câmaras debaixo dos ecrãs, assim como a Samsung.

Primeira tecnologia de câmara selfie debaixo do ecrã entra em produção em massa para um telefone misterioso

Como a Visionox acaba de anunciar a primeira produção em massa de uma solução de câmara frontal debaixo do ecrã , chamada InV See, já está em andamento e o primeiro telefone com uma câmara selfie escondida será anunciado em breve.

Como a Visionox superou os obstáculos mencionados antes da passagem da luz de uma câmara escondida sob o painel do ecrã?
Bem, alegadamente usou uma nova peça OLED transparente, circuitos de direção e um designeespecífico para maximizar a luz que irá chegar ao sensor.

Também foi necessário equilibrar a diferença de brilho, gama de cores e ângulos de visão entre a película transparente do ecrã OLED que fica na parte superior do sensor e o restante do ecrã, para que a área não se pareça como um buraco, porque isso é o que já temos hoje em dia.

Curiosamente, na redessocial chinesa Weibo fala-se muito do lançamento de telefones com essas câmaras selfie ocultas, e dizem que muitos telefones Snapdragon 875 (leia-se: os que chegarão em 2021) terão um destes painéis.

 

 

Mas há um problema, parece que de momento esta tecnologia está limitada a 1080p, mas então onde fica o 1440p QHD + é exibido nas principais linhas S e Note?

Samsung Galaxy S21 (S30) e câmaras selfie debaixo do ecrã

O novo Samsung Galaxy S terá provavelmente uma solução semelhante à da Visionox, mas executada em ecrãs de alta resolução.

Se alguém pode fazê-lo, é a Samsung, a marca tem o quase monopólio dos displays OLED, onde se incluem os transparentes e outros. De facto, a Samsung possui uma patente de um telefone com câmara debaixo do ecrã desde abril passado.

Além disso, a imprensa coreana já relatou como a Samsung pretende resolver o problema da passagem de luz encomendando os chamados painéis de ecrã HIAA2 (para áreas ativas). Não deixem que a parte do "buraco" vos engane, pois a tecnologia de ecrã que trouxe os projetos de perfuração S10 e Note 10 é chamada HIAA1, enquanto HIAA2 é o upgrade lógico.

A Samsung usou a técnica de corte a laser, com exclusividade para os painéis OLED, e que torna os furos da câmara frontal nas ecrãs da carismática série S20 tão reduzidos. No HIAA2, no entanto, supostamente cobriu o "buraco" com uma camada de ecrã transparente que pode ser ativada e ainda assim permitir que mais luz entre no sensor quando necessário.

Mal podemos esperar para ver isso na prática e não podemos deixar de pensar em que telefone Samsung será testado primeiro.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!