Android Geek
O maior site de Android em Português

Especificações de um Smartphone. O que significam?

Não há um smartphone perfeito, e o smartphone mais vendido em Portugal pode não ser o melhor para todos, pois todos temos necessidades diferentes. Quanto mais características técnicas souberem interpretar, mais ferramentas terão para fazer a escolha correta.

Normalmente, escolher um Smartphone é uma tarefa que, dependendo dos critérios, pode ser simples, mas também pode ser extremamente complexa. Hoje não há um smartphone perfeito para todos, e o smartphone mais vendido Portugal pode não ser o melhor para todos. Quanto mais características técnicas souberem interpretar, mais ferramentas terão para fazer a escolha correta.

Já se perguntaram o que significam esses números que inundam as fichas técnicas e o que estes significam?

Hoje vamos detalhar as características técnicas mais comuns dos smartphones Android, e explicar os aspectos mais básicos para que, quando forem escolher um smartphone, tenham a mais completa perspectiva possível.

Características técnicas explicadas:

SoC / Processador

Especificações de um Smartphone. O que significam? 1

O processador é o núcleo de qualquer sistema inteligente e uma das características técnicas mais importantes. É o Chipset o encarregado de processar todas as informações do sistema e das aplicações. Os processadores móveis são um pouco mais complexos do que um computador e são conhecidos como SoC (Sistema num Chipset). O SoC é o processador principal, mas também há outros elementos, e são estes os mais importantes:

  • Processador gráfico (GPU): principal responsável pelas tarefas com exigência gráfica, é a principal ferramenta para executar jogos pesados.
  • Unidade Neural (NPU): responsável por processar tarefas de inteligência artificial mais rapidamente.
  • Processador de imagem (ISP): responsável pelo processamento das informações da câmara.
  • Modem: Responsável pela conectividade sem fio. Normalmente, está incorporado no SoC, mas às vezes é posicionado fora dele.

 

Todas essas características são parte do mesmo conjunto, que geralmente é representado por um nome. Por exemplo, um Snapdragon 865 possui um conjunto exclusivo de todos esses recursos, enquanto um Chipset de gama baixa pode ter, por exemplo, o mesmo processador, mas GPU, modem ou ISP piores.

Por que isso importa?

Ter o melhor SoC possível melhorará a experiência geral de uso do seu smartphone, pois é uma das características técnicas mais importantes. Não só será mais rápido, mas também garantirá maior durabilidade ao longo do tempo.

Todos os smartphones com o mesmo processador são iguais?

Na maioria das aplicações, a experiência deve ser semelhante, mas o facto de dois telefones terem o mesmo processador não significa que estes equipamentos sejam igualmente competentes. Os recursos podem ser melhor explorados por um fabricante que cria aplicações específicas para aproveitar ao máximo o Chipset.

Memória RAM

A memória RAM é responsável por armazenar as informações do sistema, aplicações e jogos em execução. Essas aplicações podem estar em primeiro plano quando as estão a usar ou em segundo plano, quando saem do jogo para mandar uma mensagem por exemplo. 

Memória RAM Android

O uso da memória em segundo plano também ajuda na multitarefa, permitindo o uso de várias aplicações simultaneamente, além de permitir quando uma aplicação que esteja aberta em segundo plano abra imediatamente sem precisar recarregar.

A memória RAM desempenha um papel fundamental no uso do smartphone e, geralmente, quanto mais RAM, melhor. No entanto, ter toneladas de RAM por si só não chega. Por exemplo, quanto mais aplicações executadas em segundo plano, maior o consumo da bateria.

Conscientes disso, os fabricantes têm técnicas de gestão de energia, que procuram o equilíbrio ideal entre desempenho e autonomia. Essas técnicas limitam o uso de memória do dispositivo, o que significa que nunca aproveitamos a memória RAM ao máximo.

Qual a quantidade de RAM que o meu próximo smartphone deve ter?

Para uma boa experiência de uso, 4 GB seria o mínimo a recomendar e 6 GB o ideal. Hoje, mais que 8 GB apresenta apenas melhorias marginais ou nulas.

Armazenamento interno

Armazenamento

Armazenamento de dados do nosso dispositivo. Aplicações, jogos, conteúdo multimedia, como música, fotos, vídeo, documentos, e-mails, conversas. Tudo o que está fisicamente convosco e não na internet estará no armazenamento.

É importante considerar que o software pré-instalado pelo fabricante (aplicações e sistema operativo) geralmente ocupa entre 10 e 15 GB; portanto, quando compram um smartphone com 32 GB, saibam que terão cerca de 17 GB livres para vocês.

Se puderem, não comprem em 2020, smartphones com 32 GB de armazenamento.

Quanto armazenamento o meu próximo smartphone deve ter?

64 GB é o mínimo para que que possam ter uma experiência sem muita preocupação. Com 128 GB, terão uma ótima experiência de utilizador. Mais do que isso pode ser bom se têm por hábito gravar muitos vídeos em 4K que não guardam em nenhuma cloud. 

Ecrã

Especificações de um Smartphone. O que significam? 2

O ecrã é uma das características técnicas mais importantes na experiência do uso móvel, uma vez que, em última análise, é a janela que nos mostra aplicações, jogos e conteúdo multimedia. Cada um tem o seu próprio tamanho (existem maiores e menores), com resolução, tecnologia de painel e outras características que os podem diferenciar.

  • Tamanho: Geralmente é representado por polegadas e os números indicam o comprimento da diagonal do ecrã. Quanto mais polegadas, maior o ecrã.
  • Proporção do ecrã: Esse recurso indica a relação entre altura e largura do ecrã. Uma proporção clássica é geralmente 16: 9, indicando que para cada 16 centímetros de altura haverá 9 de largura.
    • A proporção é responsável pelo facto de os ecrãs hoje terem tantas polegadas, mas não parecerem tão grandes. Em proporções muito longas, a diagonal cresce mais facilmente. Um ecrã de 6 polegadas como o Nexus 6 tem uma área de superfície muito maior do que um smartphone de 6 polegadas numa proporção mais estreita.
  • Resolução: A resolução indica o número de pixels que o ecrã possui. Quanto maior a quantidade, melhor a nitidez que experimentaremos no conteúdo. Por padrão, é comum que cada um tenha um nome como HD, FullHD, QuadHD ou 4K. Em ecrãs alongados, o símbolo + é adicionado para identificar o mesmo tipo de resolução no lado mais curto, mas um extra no mais longo, como HD +, FullHD + ou QuadHD +.
  • Tecnologia: Cada tecnologia tem as suas virtudes e qualidades.
  • Hoje, dispomos de painéis convencionais, como LCDs ou TFTs, ecrãs IPS de alta qualidade e tecnologias OLED e AMOLED com a melhor qualidade possível. Existem mais tecnologias, mas estas são as mais importantes.
  • Taxa de atualização: É a capacidade do ecrã de exibir um certo número de imagens por segundo. Uma taxa de atualização mais alta traduz-se em maior fluidez  na experiência de uso, mas vai consumir mais energia.
  • HDR: Acrônimo de alta faixa dinâmica.Um ecrã HDR consegue reproduzir melhor cenas em que parte da imagem possui muita luz e a outra parte possui muita sombra.

Câmaras fotográficas

A fotografia é outro dos aspectos principais da experiência de um smartphone e, ao mesmo tempo, é uma das áreas em que podemos ver mais confusão. Os fabricantes geralmente insistem em adicionar mais e mais câmaras, assim como incríveis quantidades de megapixels. Embora seja possível que um smartphone com muitos megapixels e várias câmaras tire boas fotos, não há relação direta entre qualidade e esses números.

Especificações de um Smartphone. O que significam? 3

É importante entender que o principal responsável pela experiência fotográfica é geralmente software. O Google demonstrou há anos que, com um simples sensor de 12 megapixels, era capaz de ter melhor qualidade do que telefones com sensores de 48 megapixels e várias câmaras.

Megapixels são uma medida de resolução. Quanto maior o número de megapixels, a imagem terá mais informações, mas, como é limitada ao tamanho físico do sensor, estas informações serão de qualidade inferior. É comum que câmaras de 48 megapixels  produzam 12 fotos, unindo 4 pixels de qualidade inferior num com informações mais precisas.

Em relação ao número de câmaras, a soma das câmaras não supõe um aumento na qualidade final, mas uma maior versatilidade ao tirar diferentes tipos de fotografias. Além da câmara principal, as mais comuns são:

  • Câmara ultra grande angular: Fotos distorcidas para capturar cenas maiores.
  • Telefoto: Um sensor com ótica melhor para capturar imagens mais distantes.
  • Profundidade: Sensor que simplesmente fornece informações extra para o modo retrato.
  • Sensor macro: Projetado para tirar fotos de muito mais perto.
  • ToF: Um sensor 3D de profundidade mais avançado para o modo retrato e aplicações de realidade aumentada.

Bateria

A bateria é a que define a capacidade que o smartphone terá para funcionar sem a necessidade de estar ligado a uma tomada. A bateria geralmente tem uma capacidade, medida em miliamperes / hora ou mAh. Aqui existe uma relação direta entre a duração da autonomia e o carregamento, e, quanto maior a capacidade, mais poderemos usar o smartphone.

Especificações de um Smartphone. O que significam? 4Atividades como videojogos consomem mais bateria.

É importante considerar que, embora os mAhs sejam a melhor maneira de estimar a vida útil da bateria de um smartphone, dois telefones com a mesma capacidade podem ter autonomias diferentes, dependendo do consumo de energia dos componentes e da gestão do sistema operativo das aplicações em segundo plano. Mesmo duas pessoas com exatamente o mesmo Smartphone normalmente não têm a mesma autonomia, pois aplicações mais intensas (jogos, GPS ou videochamadas) consomem mais energia do que as mais básicos.

Outro aspecto de vital importância é a tecnologia de carregamento rápido, cuja velocidade de carregamento geralmente é medida em Watts ou W. Quanto maior o número de W, menos tempo será necessário para carregar uma bateria. Da mesma forma, uma bateria com mais mAh exigirá um tempo de carregamento mais longo.

Penso que conseguimos resumir aqui algumas das características que devem ter em conta na compra de um novo smartphone, caso nos tenhamos esquecido de algo importante, deixem nos comentários.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!